sexta-feira, 17 de junho de 2022

Ainda as Quelhas Amarantinas

 

Quelha das Garridas - São Gonçalo - Amarante

Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Ainda as Quelhas Amarantinas

Recuperação de texto com barbas.

SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2013

Turismo - Sugestão ao Poder Político Local - Trilhos Pitorescos

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Quelhas Amarantinas - Amarante - Portugal
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães 
 
Turismo - Sugestão ao Poder Político Local - Trilhos Pitorescos

No seguimento deste post, em que sugeri a criação de um roteiro do Percurso das Invasões Francesas em Amarante, hoje deixo outra sugestão, associada a percursos pitorescos que a esmagadora maioria dos turistas não faz por mero desconhecimento da sua existência.

Comecemos pelas quelhas. Escrevi eu em 25 de Julho de 2012:

Quem acompanha este blogue desde o seu primeiro ano de vida sabe que eu amo as quelhas, as vielas, os pátios que se abrem nestes capilares urbanos tão ao meu gosto pelo prazer da descoberta que me proporcionam quotidianamente, pelo inesperado de um recanto, de uma porta mais castiça, de um raio de luz que, de súbito e inesperadamente, penetra até às suas entranhas, amiúde decadentes, pobres, velhas, abandonadas, maltratadas, desrespeitadas. Eu não as abandono. Recuso-me. E continuo a gostar mais delas do que das avenidas mesmo se xpto.
A beleza das nossas quelhas amarantinas é um filão turístico ainda por explorar e que, se estivessem limpas e asseadas, fariam as delícias fotográficas de qualquer turista que se preze em busca de instantâneos pitorescos e especificamente portugueses. Estas quelhas, com estas características de cores, de rasgamentos, de janelas de guilhotina, de soluções de desenrasque, de recantos deliciosos, são nossas e de mais ninguém porque diferentes das marroquinas, das espanholas, das francesas... do que seja.
Deus dá as pérolas a quem não tem dentes, já diz o povo, e constato que, passados 5 anos sobre as minhas postagens sobre as quelhas amarantinas elas permanecem quase iguais, salvo um ou outro toque de cor que lhes dá vida e encanto enquanto disfarça os pivetes emanados de casas insalubres, uma transformada em canil aqui mesmo no centro da cidade sem que haja delegado de saúde que lá meta o nariz... pois podia até desmaiar com o fedor que de lá se solta. Enfim! No comments.
Penso que a Câmara Municipal de Amarante já podia ter feito alguma coisa por estes espaços. Por exemplo manter estes espaços limpos e asseados era da mais elementar justiça, e depois um retoque aqui e ali, umas flores e umas trepadeiras estrategicamente colocadas, uma caiadela aqui e ali... et voilá, sem grande dinheiro despendido podiam até abrir o Roteiro das Quelhas Amarantinas ao turismo.
Tenho a certeza que os turistas agradeciam. Os amarantinos que as habitam, que são gente, também. E talvez até os próprios amarantinos que as não habitam se aventurassem por estes espaços que se mantêm, ainda hoje, tão à margem da vida da cidade.
A fotografia que ilustra este post foi tirada na Quelha dos Eirados, agora transformada em Rua do Bairro Padre Américo num ímpeto talvez de novo riquismo que tudo apaga até as memórias. Que raio de lembrança foi esta de chamar rua a uma quelha que sempre o foi e vai continuar a ser?
Quelha dos Eirados, pois então! Ou, quando muito, Quelha da Generosa Faria!
Aqui com uma belíssima Trombeta da China, ou, ainda mais chique, uma campsis grandiflora trepadora... que trepou, trepou, trepou... até nos poder brindar com esta mancha vibrante e quente de cor para disfarçar o pivete de uma quelha que podia Ser... mas ainda não é.
Tal como todas as outras quelhas amarantinas. E é pena!

Sobre esta temática pode ainda ler outros posts que eu venho escrevendo sobre as quelhas desde 2007, ano de abertura deste blogue. Para isso basta clicar aqui.

Acrescento a cereja em cima do bolo dos Trilhos Pitorescos - o percurso pedonal pelas belas margens do Tâmega, a margem direita está impecavelmente tratada e a caminhada podia iniciar-se nos Poços, ou no Mercado, estender-se até os turistas apanharem um cheirinho do Lugar da Torre, meia volta e Morleiros, com a travessia da açude do mesmo nome... se permitido pelo Senhor Tâmega!, Ilha dos Amores, margem esquerda do Tâmega, a precisar de um arranjo em parte do pavimento, até à escadaria que, encostadinha à Ponte Velha, levaria a turistada aos doces regionais...

Nota - Habito numa das quelhas de Amarante. Desloco-me pela cidade a pé. Farto-me de ver turistas a passar... nas ruas principais, pois então! que é raro algum aventurar-se quelhas adentro.
Já de roteiro na mão... por certo que entrariam. Mas é claro que o poder local teria de as acarinhar... o que não é muito difícil de fazer... fundamentalmente teria de as manter limpas, de plantar uma ou outra trepadeira num ou noutro local estratégico... et voilá! Uma Outra Amarante renasceria!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.