domingo, 5 de julho de 2009

Profs


Dunas - Erg Chebbi - Merzouga - Sahara - Marrocos
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Profs

Sábado, 16 horas, Aquacool, secção de cabeleireiro.
Duas professoras encontram-se, por acaso, e perante o meu ar atónito, conversam.
E qual é o tema da conversa?
Fichas de avaliação de professores, registos diversos para aqui e para ali, grelhas, grelhinhas e grelhados, observações de aulas, bons, muito bons e excelentes... e tirem-me deste filme que os profs portugueses estão praticamente pirados!

Sorry, Srª Ministra, a vida não se resume a esta porcaria.
É que continua a existir sol lá fora, exposições para ver, montes para calcorrear, ondas para furar, conchas para apanhar, mesas de café para ocupar, conversas despreocupadas para alimentar, mato para cortar, giestas para podar, países para descobrir, livros para ler, músicas para arrepiar, paixões para viver, sorrisos cúmplices para dar, oásis frescos para desfrutar, dunas para transpor, silêncios para escutar...
Um raio a parta, Srª Ministra, pelo estado em que deixa a Educação do meu país, pelo estado de exaustão em que deixa os professores em resultado de trabalho árido e estéril, completamente improdutivo e desnecessário, cada vez mais afastado da nossa principal preocupação - os alunos.
Evidentemente, o raio é aqui usado em sentido figurado só para exprimir a minha fúria através de uma expressão muito usada cá na terra. De resto, desejo-lhe, sinceramente, muitos anos de vida consumida pelo remorso por tudo aquilo que deixa atrás de si, agora que se aproxima a passos largos a hora de fechar a porta.
Quanto a nós, zecos no terreno, apanharemos os cacos por si feitos e tentaremos colá-los esperando que jamais, mas jamais, esse posto seja ocupado por outro alguém da sua estirpe.

3 comentários:

maria almeida disse...

Não haverá cola que chegue!
Beijocas

maria eduarda disse...

Nem cola, e há cacos tão partidinhos, que será difícil recolocá-los no seu verdadeiro lugar.

Anabela Magalhães disse...

Temo por isso também, Maria e Dudú.
De qualquer forma sei que as sequelas serão duradouras e profundas.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.