domingo, 26 de julho de 2009

Hélio Matias



Hélio Matias

Não sei muito sobre este professor reformado, leitor deste blogue. Sei que tive um desentendimento/equívoco, felizmente muito temporário, algures lá atrás nos comentários, desentendimento este que me deixou deveras preocupada. Desfeito o equívoco, trocámos e-mails e hoje publico um texto do Hélio Matias e um recorte de um jornal, que nos remete para um tempo um pouco distante, pós-revolucionário, do ano de 1977, por acaso um ano importante e marcante na minha vida pessoal, por esta altura ainda a frequentar o Liceu, disperso por vários edifícios, qual deles o mais velho!, aqui por Amarante.
Passados todos estes anos, a discussão, em torno da Educação, mantém-se. Os problemas também. Sublinho uma afirmação de Paulo Freire, contida nesta primeira página de "O Jornal da Educação", com a qual concordo em absoluto: "Não há educação neutra." Para o bem e para o mal, acrescento eu.
E agora dou a palavra ao Hélio, agradecendo-lhe desde já esta colaboração, que me despertou a vontade de ressuscitar dos meus arquivos quase mortos, de aluna do tempo da outra senhora, um testemunho que ficará para amanhã.

"Já percebi que para além dum apelido – Matias – partilhámos também a profissão – Professor.
Rebuscando nos meus papéis, encontrei o Nº 1 do Jornal da Educação, de que anexo um fragmento da 1ª página, devido a dificuldades de digitalização.
Na época foi um projecto interessante, que permitia finalmente aos Professores, sempre tão pouco respeitados, conseguissem finalmente dispor dum veículo de comunicação.
E o 25 de Abril – ali tão perto.
E num dos artigos perguntava-se, pleno de ingenuidade, porque terá comprado o jornal?
O sentir de que a Escola vai mal e é preciso fazer qualquer coisa por ela?
A convicção de que só há uma maneira de modificar a Escola e a Educação em geral: Actuar sobre elas!?
E sempre, sempre… tal como hoje, a problemática da Formação dos Professores.
Muitos temas… ou problemas, abordados neste Jornal, continuam actuais, num tempo que mudou… mas em que a mentalidade de quem pela Educação é responsável… nem por isso."

Hélio Matias

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.