quarta-feira, 1 de julho de 2009

Estaremos Todos Errados?

Estaremos Todos Errados?

Não me parece, e é até altamente improvável, que mais de uma centena de milhar de pessoas estejam erradas e meia dúzia de cabeças pensantes estejam certas, sendo que as vozes críticas também se erguem e juntam às nossas, vindas do exterior.
Faço só uma correcção à última frase da transcrição. Neste momento será mais correcto afirmar que o sonho dos professores é aposentarem-se antes, mas bem antes, do tempo.
O que é triste.

Nota - Este post foi integralmente roubado aos Lírios que se alojam em http://olhaiosliriosdacampos.blogspot.com/2009/07/progressos-e-carencias.html
No caso ao Lírio Bugs, a quem agradeço.

"Progressos e Carências"

Ampliação quase integral de uma entrada do outrÓÒlhar. Vale mesmo a pena a ver e ouvir.

“Dois Anos do XVII Governo no Desenvolvimento da Sociedade da Informação”
Ordem dos Engenheiros

“Os minutos 14 a 21 deste vídeo com António Figueiredo, APDSI, sobre o Plano Tecnológico da Educação, são de antologia”
(in: Twitter)

E são mesmo!


Adenda:
Minuto 14 – “O Ministério da Educação tem um modelo de gestão profundamente ultrapassado e tacanho. É um modelo de comando e controlo. Para o ME, os professores são uma cambada de preguiçosos, sem iniciativa. E isso é um erro completo.(…) Nós temos professores espantosos, com uma paixão pela sua missão comovente.”

Minuto 15 – “Há da parte do ministério uma inadequação completa quanto à mobilização dos professores para um projecto de mudança. Enquanto o ministério não conseguir apaixonar de novo os professores para um projecto de mudança pode meter quantos magalhães ou quadros interactivos quiser que não vai mudar o sistema [reforma pedagógica]. Os eventuais resultados positivos não se deverão ao ministério mas apesar dele.”

Minuto 17 – “O Plano Tecnológico da Educação tem uma visão tecnocrática primária, muito semelhante a alguns projectos do início dos anos 80.”

Minuto 36 – “A educação tem que ser profundamente remodelada. Há que recuperar, reconquistar e vai ser difícil reconquistar os professores, recuperar a paixão que os professores tinham pela sua missão. Eu tenho feito o exercício desde que fizemos este relatório, tenho feito o exercício de tentar ver qual é o sonho na cabeça dos professores, em várias partes do país. O sonho que neste momento está na cabeça dos professores é reformarem-se antecipadamente. É absolutamente deprimente, quando havia tantos sonhos, pelo menos em grupos muito representativos das escolas, havia paixões, havia pessoas que de manhã iam para a escola apaixonados por aquilo que faziam, apesar de saberem que aquilo era desgastante. Agora, o sonho dos professores é aposentarem-se antes do tempo”.

Vídeo datado de 24 de Setembro de 2008

16 comentários:

Unknown disse...

Permita-me uma pergunta

Porque põe textos tão extensos ?

Em@ disse...

É, mesmo, triste e deprimente.Levaram-nos a isso, agora resta-nos lutar, com unhas e dentes, para tentarmos recuperar os nossos sonhos.
Conseguiremos?
Eu sou positiva, mas reconheço que o cansaço e a desilusão minam tudo.

Anabela Magalhães disse...

Seja bem vindo a esta minha casa, Pedro.
Por acaso este post não é meu e foi tirado de um outro blogue. A minha parte é até bastante pequena... mas também confesso-lhe que se o cortasse perder-se-ia informação importante para o assunto em questão.
Para os posts que são integralmente da minha autoria reconheço que por vezes, mas apenas por vezes, me empolgo com as palavras e embrenho-me nelas sem conseguir ser mais sintética.
É um pecadilho meu, que de quando em vez cometo, relativamente às regras da realização de um blogue, que eu conheço bem, mas que por vezes me apetece infringir. Por acaso até já deixei um comentário neste sentido no blogue do Ramiro Marques. Uma regra não é uma lei e considero que as regras são bem mais interessantes quando conscientemente infringidas pela criatividade, o apetite, ou seja lá o que for por parte de quem as infringe. Desde que essa infracção não tenha consequências negativas relativamente a terceiros, evidentemente. Ora, quanto a mim, é este o caso e considero que se
ganha até em criatividade e diversidade. :)
Mas pode contrapor, que eu estou aberta a outras visões. :)

Unknown disse...

Não eu é que estou a pensar em criar um blogue e ando a pensar se optarei por textos grandes ou pequenos. Mas no seu caso a classe docente deve achar graça a tudo o que diz, pois tudo o que se diz deste governo nunca é pouco.
Parabéns a si e ao seu blogue

Anabela Magalhães disse...

Não se diz que a esperança é a última coisa a morrer?
Então?!
E em Setembro será tempo de nova equipa na 5 de Outubro! E não me acredito que consigam, mesmo que queiram, fazer pior do que isto!
Beijocas

Anabela Magalhães disse...

Ah! Obrigada! Kakakakaka
Não estava mesmo à espera dessa resposta! Gostei dessa da classe docente gostar de tudo o que eu digo! Mas não acredito. Sei que nem todos gostam. Olhe, os adesivados não gostam. O que é uma pena, diga-se de passagem, porque talvez fosse bom exercitarem um pouco os seus neurónios e o seu espírito crítico!
Enfim!
Passe à acção e crie o dito. A blogosfera pode ser um mundo muito prazenteiro e acredito que também vá gostar. Ou mesmo amar, como é o meu caso. :)
Relativamente ao tamanho do texto é claro que deve ser curto, que o tempo urge na blogosfera, mas se de quando em vez se marimbar nesta regra daí não vem mal ao mundo desde que o faça com sentido.

Unknown disse...

Mas é bom relembrar que quando Manuela Ferreira Leite foi demitida de Ministra Da Educação só pelas manifestações dos estudantes.

Anabela Magalhães disse...

Dos programas apresentados pelos vários partidos, especialmente em matéria de Educação, dependerá o voto dos professores nas próximas Legislativas.
Não tenho a menor dúvida de que assim será.
Jamais um partido político em Portugal foi capaz de unir tanto uma classe tão pouco coesa.
Foi obra! Estamos agradecidos ao ps. Agora, rua!

Unknown disse...

pois mas foi pena estarem todos unidos e a ministra continou la, o que não aconteceu com manuela ferreira leite, saiu logo

Anabela Magalhães disse...

E sabe porquê, Pedro?
Porque há quem tenha vergonha na cara e há quem a não tenha em lado nenhum.
Ora, este último caso, é o caso deste ps.
Sem tirar nem pôr.

Unknown disse...

e além disso este governo tem maioria absoluta, estamos numa ditadura, é quero , posso e mando.

Unknown disse...

além disso nos sabemos bem as peças que são o socrates, manuela ferreira leite, e paulo portas ambos os três fizeram um péssimo trabalho.
Eu continuo a confiar nos partidos pequenos.

Unknown disse...

Não acha ?

Anabela Magalhães disse...

Ora bem, quanto ao primeiro comentário, acho.
Não posso é concordar com a segunda parte do segundo.
A minha já longa vida ensinou-me a não confiar em nenhum, seja ele grande ou pequeno. Porque os pequenos querem ser grandes e rapidamente apanham os seus tiques.
Sou pois uma descrente. :)

bugsnaEDucação disse...

Quanto à ampliação, disponha.:)
Quanto à "grandeza" dos textos, o tamanho não é o mais importante.;)
Quanto à política e ética partidária, pois...:(
Beijocas

Anabela Magalhães disse...

Pois... e está tudo dito!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.