domingo, 9 de maio de 2010

Gotan Project - Coliseu do Porto

Gotan Project - Coliseu do Porto
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Gotan Project - Coliseu do Porto

O concerto dos Gotan Project foi ontem, num Coliseu do Porto a abarrotar. Os senhores do tango reinventado e travestido de música electrónica, de rap, de hip-hop e de sei lá eu mais o quê, encantaram uma plateia que os seguiu com devoção. A música dos Gotan ora passa por momentos de quase acalmia ora explode, literalmente, em êxtases consecutivos e avassaladores. Avassaladores para quem se deixa ir... ao sabor daqueles sons arrepiantes que nos transformam a pele, macia, e a deixam tipo pele de galinha. O cenário ajuda e passa imagens fortíssimas, carregadas de movimento e sensualidade. Quanto às cores... escusado será dizer que aquelas explosões musicais só podiam, em grande medida, estar associadas ao negro, ao vermelho, ao branco...
Estes foram os senhores que me levaram a amar este género musical, que já teve o seu período áureo algures no século passado e que, em pleno século XXI, o colocaram de novo na crista da onda onde ainda hoje permanece
Ontem surfámos ao som do Tango, ao som dos Gotan Project... no Coliseu.
E foi lindo! Foi lindo de se ver. E soube a muiiito pouco.
Sem que a qualidade das imagens e do som seja digna de nota, aqui fica uma pálida amostra da emoção de ontem.



12 comentários:

Rui Valente disse...

Já reparei que vens de alma cheia ...
Ainda bem.

E também já reparei que sabes ler entrelinhas ... Respondi-te no Xi.
Deve ter sido um excelente espectáculo.

Gostava de ver a Luz em Pontevedra, mas a hora é de uma inconveniência! "Alma mia" ... Também fico com pele de galinha ...

Não sei, se tenho alguma coisa agendada para esse dia ... Como dizem nuestros ... "de p... madre!"

Ultimamente, ando muito "down". Deve-se notar ...

Boa semana!

Um Xi!

Anabela Magalhães disse...

De alma cheia é uma boa expressão.
Quanto ao andares down isso é sinal que só tens um caminho... up!

Rui Valente disse...

Quando era menos este que te escreve e mais outro que já não pode regressar no tempo, tive algumas alcunhas.

Uma delas era: "Alma Grande!"
Sabes porquê? Porque era maior que os meus colegas e acho, que devia ser uma boa alma ...
Só tu, para me fazer recordar estas coisas ...

Também fiquei com o "Tibi".
Essa, ainda perdura.
Já conheces.

Um Xi!

Anabela Magalhães disse...

"Alma Grande" é uma excelente alcunha, Rui.
E foi mais ou menos assim que a Isabel te descreveu...
Por isso... conserva-a e aprofunda-a.

Rui Valente disse...

A Isabel é uma "querida"!
Meiga e compreensiva.
Se pudesse voltar atrás no tempo, não teria optado por sair de Airães.

Um dia, fizemos uma visita de estudo a Santiago de Compostela e durante o dia conversei muito com a mãe da Isabel.
Ficou a promessa de voltar e continuar a conversa, mas esta vida ...
Lembro-me bem e adorei.

Amarante está cheia de gente muito boa. É muito parecida com Fafe.
Quantas vezes por aí passei, com o meu velhote (Fafe-Felgueiras-Lixa-Amarante-Padronelo-Mesão Frio-Régua-Lamego).
Ia muitas vezes à Régua e a Lamego. Naqueles tempos, não havia "autopistas".

Um Xi!

Anabela Magalhães disse...

Ah! Também conheces a dona Salomé!
Excelente conversadora! Um amor de pessoa. Em tempos conversávamos longamente as duas...
E eu também fazia a viagem para a Régua. Pelo menos uma vez por semana, pela estrada pombalina até à casa dos meus avós.
Que beleza de estrada... mas osso duro de roer...

Rui Valente disse...

Meu Deus, Anabela!
Não me lembrava do nome e não queria dizer ...
Era! A Dona Salomé! Que excelente pessoa! Falou-me dos livros, das histórias de Amarante, das personalidades. Que querida!
Acho que tenho ali guardado um livro que me ofereceu. Foi a Isabel que mo trouxe.

Sabes o que dizia o meu "velhote" quando chegávamos à Régua?
- Agora, vais passar pelos 12 quilómetros com mais curvas de Portugal! (Régua a Lamego ou vice-versa).

O meu pai era Engenheiro da Câmara em Fafe e tinha de tratar muitos assuntos na Régua e em Lamego.
O "Tibi" era o servente ...
Também passava muitas vezes por lá para a caça. Vila Nova de Foz Côa, São João da Pesqueira, etc, etc ...

Saudades. Muitas ...

Anabela Magalhães disse...

Não a tenho visto ultimamente. Costumava encontrá-la no café... vou ver se sei alguma coisa dela.
Ah! E como este mundo é pequeno!

Em@ disse...

Não sei se te acontece... mas a mim basta-me fechar os olhos para a pele engalinhar...

Anabela Magalhães disse...

kakakakaka... a minha engalinha mesmo de olhos bem abertos... kakakakaka...
Foi lindo, Em@!

Em@ disse...

mas com eles bem abertos, a mensagem é mais poderosa. logo + fácil a pele engalinhar-se. agora comelese fechados tens que pôr a imaginação a trabalhar ehehehe

Anabela Magalhães disse...

Tanto dá... porque no caso da música a minha pele engalinha à custa do som, vai daí engalinha com eles abertos ou fechados... kakakakaka
Mas é que até me dói... a pele...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.