sábado, 9 de junho de 2012

Sempre a Aprender

"Cópula" Estrelada - Parlamento Neo-Gótico - Budapeste
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Sempre a Aprender

O que uma pessoa minimamente atenta aprende ao longo de uma vida é qualquer coisa de extraordinário e é capaz de deixar qualquer patego de cara ao lado de espanto.
E este é o meu caso. Minimamente  patega, que não haja dúvida, e minimamente atenta também, não posso deixar de partilhar aqui neste blogue, para memória futura, uma das minhas últimas aprendizagens tão ricas em criatividade que até a mim me deixam perplexa, lá está porque ninguém me manda andar minimamente atenta e ser minimamente patega. Pois não é que o que para mim era coisa completamente diferente, cópula e cúpula, atente-se nas definições retiradas num dicionário on-line que transcrevo no final deste post, passaram a ser coisa igual?! Aprendi eu aos 50 anos a propósito das características da arquitectura renascentista?!  Nunca é tarde para aprender, digo eu aos meus alunos, amiúde, e por aqui se comprova o cheia de razão que eu estou! E eu que sempre tive a mania de fotografar cópulas! Aliás é ver-me nas igrejas e catedrais e o mais que me calha em tipologias de edifícios deste mundo, de máquina apontada para o ar, fotografando as cópulas mais inacreditáveis que os homens foram capazes de realizar ao longo dos séculos! E há-as para todos os gostos... desde cópulas simples, depuradas e contidas, a cópulas inacreditáveis resultantes de prodigiosas mentes, de uma criatividade a toda a prova e que me deixam de boca aberta de espanto, de máquina em riste, tentando captar o momento divino através da lente da minha máquina, sabendo que posso nunca mais assistir a uma cópula daquelas, cópulas que não podem deixar de me fazer soltar uma exclamação de muita admiração "Que cópula!" quando antes exclamava "Que cúpula!"
E é assim que estamos sempre a aprender, todos os dias a aprender...

E será que esta postagem tem alguma coisa a ver com os Testes Intermédios de História?! Náaaaaaaaaaaaaaa... eu é que estou a ficar ligeiramente senil... e anda a dar-me uma doideira...

Significado de Cópula

s.f. Ligação, união.
O ato sexual; coito, copulação.
Linguística Palavra que une dois termos de uma oração ou duas orações.
Música Registro que une um teclado do órgão ao outro.

Definição de Cópula
Classe gramatical de cópula: Substantivo feminino
Separação das sílabas de cópula: có-pu-la
Plural de cópula: cópulas
Daqui

Significado de Cúpula

s.f. Arquitetura. Tipo de teto em forma de semi-esfera. Os antigos assírios, persas e romanos usavam cúpulas em suas construções. Até o séc. XVI, entretanto, os construtores colocavam a maioria das cúpulas em edificações redondas. A igreja de Hagia Sophia em Constantinopla (atual Istambul) foi o primeiro grande edifício retangular a ser coberto com uma cúpula, que tem 33m de diâmetro. As posteriores igrejas bizantinas e russas em geral tinham cúpulas.

Definição de Cúpula

Classe gramatical de cúpula: Substantivo feminino
Separação das sílabas de cúpula: cú-pu-la
Plural de cúpula: cúpulas
Daqui

10 comentários:

Hélio Matias disse...

Parece-me que anda aí um enferrujamentozinho dos neurónios!
Foi pena ...quando estive agora em Budapeste uma das visitas previstas era o Parlamento e...só não foi porque a bicha estava com 4 horas de espera!
E lá se foi a cúpula!...
E sabe que também ando sempre atrás das cúpulas(!?)...obrigando os meus pobres rinzes(como se diz no Valado) a contorções inesperadas?!
Agora pese as suas investigações linguísticas...continuo a não atinar com essa conclusão relacional (esta agora saiu bem, hem!) com cópula...nunca me passou pela cabeça entrar numa catedral e fotografá-la!

Anabela Magalhães disse...

Mas enferrujados que eles estão, Hélio Matias!
Pena que não tenha podido penetrar neste edifício fabuloso, de estilo neo-gótico, que é o Parlamento da Hungria! Pena que não tenha podido fotografar esta cúpula, perdão! esta cópula!
E a mim também nunca me passou pela cabeça fotografar cópulas dentro das igrejas e catedrais... eheheh... mas tal como digo no post nunca é tarde para aprender, não é assim? Aliás estou mortinha por entrar em férias para poder fotografar mais umas quantas cópulas... eheheh... já me estou a imaginar a virar-me para o A. Matias... dentro duma qualquer igreja... Ó A., espera aí por mim que eu ainda tenho de fotograr uma cópula... hihihih...
Aos 50 anos tem dias que me sinto perdida... eheheh...

Hélio Matias disse...

Nah...os meus neurónios estão mais enferrujados que os seus D. Anabela Magalhães...Amarantina de gema e...clara.
Fui ao Dicionário da Porto Editora de 1977 e diz:
Cópula - acto ou efeito de copular; união sexual; coito; verbo de ligação.
Cúpula - parte côncava dum zimbório; zimbório; abóboda; orgão calciforme que envolve parcialmente certos frutos, como a bolota, e que é o mesmo que carapulo; céu.
Das duas uma...ou o online deu para a asneira...ou é a versão segundo o acordo ortográfico(ehehehehe) ou...temos aqui tramóia...e se assim for...IP!

Anabela Magalhães disse...

Ora leia a etiqueta, sff... hihihi...

Hélio Matias disse...

ahahahhahahahahhah!
Como quando compro nunca olho para as etiquetas...se é de polyeser...algodão...
Acontecem-me destas!
Que gozo!
Estamos sempre a aprender!
Ip.

pompeia disse...

Fantástico texto. Parabéns.

Percebi lindamente: Sou tão inteligente!

Anabela Magalhães disse...

Às vezes convém ver as etiquetas... e mesmo assim... às vezes compramos gato por lebre... eheheh... sempre a aprender... aprender até morrer... eu estou disposta... eheheh...

Anabela Magalhães disse...

Mas eu sei que és PC! E fico tão contente por teres achado o meu texto fantástico. Espero que tenhas conseguido rebolar a rir... a mim agora já só me dá para esse estado... hihihi... e se não podes com eles... foge deles e a sete pés! Eheheh!

Domingos Costa disse...

E eu que pensava que passava a vida a fotografar cúpulas... Ah! Ah! Ah!

Anabela Magalhães disse...

Tal e qual como eu, Domingos! Mas não, vai-se a ver e andávamos a fotografar cópulas de todos os tamanhos e feitios... eheheh...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.