quinta-feira, 28 de junho de 2012

A Palavra a João Narciso

A Palavra a João Narciso

Hoje dou a palavra ao João Narciso em forma de comentário agora transformado em post pela pertinência do seu testemunho e das questões nele colocadas.
Entretanto há escolas onde já caiu o Carmo e a Trindade com o número de professores contratados dispensados e de professores dos quadros obrigado a concorrer fruto dos horários zero já calculados, outras há onde tudo parece anestesiado e onde ainda se joga o farmville num alheamento que impressiona.
O acordar da letargia será dolorosíssimo para muitos...

Comentário 8 a este post do Paulo Guinote:

João Narciso Diz:

Paulo,
como já aqui escrevi uma das questões mais importantes se estão a colocar aos diretores é o que fazer aos inumeros horários zero que estão a surgir nestas primeiras projeções de horários.tentativas de destribuição do serviço letivo. Na minha escola (básica2, 3) só se ouvem comentários sobre o movimento interno (entre ciclos, entre disciplinas, …) que os professores vão ter que se sujeitar para terem o seu horário completado.
Aliás esta permeabilidade entre ciclos e entre disciplinas que é concedida aos professores (com critérios subjetivos e que servem tudo e todos) é, na minha opinião, a pior consequência que cairá sobre a qualidade do ensino. A massificação de docentes a leccionar uma outra qualquer disciplina, de ciclos ou níveis diferentes do seu, independentemente do grupo de recrutamento, formação ou experiência vai contribuir ainda mais para o empobrecimento da escola pública a que estamos, com este governo, destinados.
Sim, porque se isto está acontecer na minha escola, julgo que é o que vai acontecer por todas as escolas: Professores de educação tecnológica a dar matemática (por terem um curso de engenharia tirado há 30 anos atrás), professores de português a dar história e vice-versa, professores de ciências do 2º ciclo a dar Matemática no 3º, e.t.c.
O mais triste é que, enquanto isto vai acontecendo, nos venham vender provas e ingresso para professores contratados (e que tal uma prova de aptidão aos tais professores que mudam de grupo disciplinar apenas pq dá jeito?) como garantia prévia da qualidade dos docentes.
Estão ou não a brincar connosco?

8 comentários:

gabrielvboas disse...

Se este cenário se confirmar, vai ser o bom e o bonito. E depois querem exames a 4 disciplinas do
2º e 3º ciclo...
Qualquer dia ainda propõem que os alunos melhor classificados no período passado façam a recuperação dos colegas!

touaki disse...

Ora biba!
Novidades CAP:
Confirmado o que disse de um dos novos agrupamentos. Tá bem entregue. É só por 1 ano e depois reforma-se...
No meu. Foi proposto um nome "democraticamente" chumbado por "motivos políticos" (em off record) pela DREC e vereador da Câmara (supõe-se que esta esteja solidária). Solução: ficou (a contragosto e salvação da pátria) a actual e ainda directora da Sec mais a ajuda da actual directora da EB23.
Resolveu-se e estamos um pouquinho mais tranquilos.
Quanto aos horários a menos no próximo ano, vai ser uma desbunda. Acho impressionante como ainda pode haver gente que se está nas tintas e acha que tá tudo bem.... mesmo estando em sério risco (alguns). Cambada!!!

Anabela Magalhães disse...

Este cenário vai acontecer... porque neste país só contam as aparências. Parece que tudo vai bem? Então é porque vai... eheheh... que cambada!

Anabela Magalhães disse...

Então também já há novidades por aí!!!
Por aqui só aceitou um de uma equipa vencida, chamemos-lhe assim.
No meu agrupamento fica a equipa que já está sem tirara nem pôr nada.
Veremos as jogadas daqui até às eleições... eheheh... será bonito de se ver!
Quanto aos horários zero vão ser horrores deles... mas pouca gente parece incomodada. O engraçado é que mesmo os contratados, que não terão lugar a maioria deles em lado nenhum, estão na paz do senho... pelo menos aparentemente... não se houve um protesto... nada.
Estou de cara à banda, sem conseguir explicar o fenómeno...
Beijocas, Touaki!

Anónimo disse...

O João Narciso está a cometer o erro de dizer que na escola dele haverá professores de evt e de ciências a dar matemática, o que é falso.

Anabela Magalhães disse...

Aqui fica o seu testemunho, Anónimo. Só não o junto ao corpo do post porque me chegou a coberto do anónimato. Tem a certeza do que afirma? Não quer assinar que eu coloco-o no fim do depoimento do João?

Anónimo disse...

Anabela,vou esclarecer o seguinte,porque as pessoas podem ficar com uma ideia errada do que se passa nessa escola:

Um professor do grupo 230 vai leccionar matemática e/ou ciências ao 2º ciclo. E conforme as suas habilitações científicas, pode ter habilitação própria para leccionar ciências no 3ºciclo/sec ou para leccionar matemática no 3ºciclo/sec.
No grupo 230 pode haver professores formados em biologia,geologia,engenharia,economia,física,química,matemática...e ainda das mais recentes ESEs.
É importante,creio eu, conhecer-se isto para não se fazerem juízos errados de certas situações e sobre as escolhas das direcções das escolas.

Anabela Magalhães disse...

Agradeço-lhe os seus esclarecimentos pertinentes. Agradeço-lhe a disponibilidade para ajudar ao esclarecimento cabal do que se está a passar.
Aqui ficam registados.
Cumprimentos

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.