domingo, 5 de agosto de 2012

Enxoval - Cabaz

Enxoval - Cabaz - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Enxoval - Cabaz

Passados vinte e oito anos sobre o uso destas peças de vestuário eis que elas viram de novo a luz do dia e, depois de lavadas duas vezes para perderem o insuportável, mas precioso porque protector, cheiro a naftalina, recuperaram todo o brilho e esplendor que outrora conheceram.
A roupa de bebé é delicada mas acaba por resistir bem por ter um uso muito reduzido pois as crianças crescem rápido rápido e, num abrir e fechar de olhos, estão elas já casadas e à espera de filhos numa renovação da espécie que se repete geração após geração.
O enxoval/cabaz de bebé está já pronto e organizado aproveitando os meus dias de férias passados agora entre a delicadeza desta tarefa e a rudeza do trabalho no campo.
O enxoval conta com peças deveras interessantes como os chambrinhos do meu pai, o branco, à esquerda, delicadamente bordado, foi o primeiro que o meu pai vestiu logo a seguir ao seu nascimento e tem a bonita idade de setenta e cinco anos, os mesmo anos que contam a touca integralmente bordada e o chambrinho azul pintalgado com pequeníssimas flores, tudo pertença do enxoval do meu pai e usados posteriormente pela minha filha. Este enxoval, o que eu guardei por estar ainda muito bem, conta ainda com as primeiras luvas usadas pela minha filha para que esta pudesse enfrentar o frio de Amarante, que é de rachar, e as primeiras sapatilhas Nike vindas expressamente da Alemanha e que a rapariga se encarregou de lhes fazer um manguito, roçando os calcanhares um no outro e tirando-as dos pés mais rapidamente do que eu lhas conseguia calçar... a danadinha...
Passados vinte e oito anos sobre o uso destas peças constato que tudo se mantém actual para minha sorte e dela, os carapins, os casaquinhos, camisolas e calcinhas de lã, tudo feito pela minha mãe, as camisolas interiores, os fatinhos completos, as babetes, os cueiros... estando agora tudo arejado, limpo e cheiroso, guardadinho em caixas próprias para arrumação... que eu tenho a mania dela... eu sei...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.