terça-feira, 22 de abril de 2014

Enriquecimento do Centro de Recursos de História

Maqueta de Templo Grego - Centro de Recursos de História
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Enriquecimento do Centro de Recursos de História

Lembram-se deste meu post?

A Partir da Maqueta de Um Vulcão...

"A partir da maqueta de um vulcão, espectacular, diga-se de passagem!, e que hoje quase passou debaixo do meu nariz deixando-me a babar de tão linda que estava!, elaborada por alunos do meu 7ºA, estes, vendo-me tão entusismada com a dita cuja, ainda por cima eu adoooooro vulcões!, ofereceram-se de imediato para a construção de maquetas para enriquecer o espólio do Centro de Recursos da Sala de História.
- A sério?! Fazem isso?! - perguntei eu, sabendo eles, e eu!, que tal trabalho não poderá ser feito durante as aulas, todas contadinhas para o cumprimento do programa em vigor que não nos deixa margem de manobra para estes trabalhos extra, que os agarram pela afectividade e pelo prazer de estarem a contribuir para o bem comum, para a felicidade, também!, de outros meninos e meninas que chegarão, todos os anos depois deste, infalivelmente, ao 7º ano de escolaridade.
Os temas ficaram à escolha deles e foram sendo lançados pela sala de aulas fora: uma maqueta dos monumentos megalíticos, em conjunto ou em separado, de Çatal-Hüyük, de Hacilar, das pirâmides de Gizé... enfim, a temática disponível é vasta, variada, infindável.
As maquetas serão feitas em grupo ou individualmente, durante as férias da Páscoa ou até ao final do ano que em trabalho voluntário não há regras a espartilhar a vontade e a criatividade dos meninos e e meninas, cinco estrelinhas! que eu tenho dentro da sala de aulas.
Bonito quando professores e alunos conseguem dar as mãos num projecto que tem de ser comum e que deve ser percorrido de forma harmoniosa e sem conflitos! Assim é o caso.
Darei novas deste trabalho que será só deles."

Pois o trabalho, deles, já começou a dar frutos e a Sala de História da EB2/3 de Amarante está, a partir de hoje, enriquecida com uma maqueta de um templo grego quase mais belo do que qualquer um original.
É certo, a M avisou-me "Professora, posso chegar um minutinho atrasada para ir ao portão buscar a maqueta que fiz durante as férias da Páscoa? É que não podia trazê-la logo de manhã porque podia estragá-la e a minha tia vem-ma trazer." mas nada, mesmo nada de nada!, me preparou para o que se seguiria.
A M chegou com a maqueta nos braços como quem ampara um filho muito amado e a minha boca abriu-se literalmente de espanto perante a alva perfeição de uma maqueta feita com amor, carinho, determinação, afinco, dedicação, brio, gosto pelo trabalho, sentido de partilha e generosidade sem igual. Aliás, a minha boca abriu-se de espanto e continua espantada, provocando um sorriso rasgado de orelha a orelha na cara da minha M.
E a turma toda rompeu num aplauso de aprovação e orgulho genuíno pelo resultado espectacular de um trabalho realizado durante as férias da Páscoa... e eu acompanhei-o, agradecida e emocionada.
A M podia ter aproveitado as suas férias para fazer mil e uma outras coisas... mas optou por se dedicar a um trabalho que agradará, por certo!, a todos os colegas que lhe seguirão as pegadas pela Sala de História adentro... e eu, não deixarei de a relembrar, enquanto ajudar a povoar e a enriquecer aquela sala que é de muitos, hoje, que será de ainda mais amanhã.

Obrigada, M!

Nota - Entretanto, soube-o hoje, já estão mais maquetas na forja...

4 comentários:

Helder Barros disse...

E também assim se Faz Educação nas Escolas Portuguesas! Parabéns, Anabela, eu sei o quanto mereces surpresas positivas como estas!

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada, meu querido amigo! Se não fossem eles... a Escola seria um autêntico pesadelo, não achas?

Anónimo disse...

Sou testemunha do empenho da minha sobrinha M, a princesa mais velha.
Orgulhosa e babada sim claro que estou , mas estas palavras são tão pequenas, para a descrever ....
Claro Sra. Prof. que a si o dom e mérito de incutir nos alunos estes desafios, e fazer com que os executem....
Bjs. N.

Anabela Magalhães disse...

Eu não sou testemunha deste trabalho excepcional, realizado nas férias escolares da M, mas é como se fosse. Sei que lhe deu muiiiiiito trabalho. Sei que ela o fez com prazer. Se eu desempenhei algum papel nisto tudo foi mesmo o de espantada perante a perícia deles - quando vi o vulcão fiquei mesmo a babar... e a babar fiquei, estupefacta, com esta maqueta. A fotografia nem lhe presta justiça. Ao vivo, é incomparavelmente mais bela!
Ai a sorriso dela, rasgadíssimo, a olhar para a minha cara de espantada!!! Jamais o esquecerei.
Beijinhos... e obrigada, tia!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.