terça-feira, 13 de junho de 2017

School Canteen - Ver para Querer


O Antes e o Depois - School Canteen - E. B. 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

School Canteen - Ver para Querer

Porque acreditamos que a qualidade e beleza do espaço em que nos movemos influencia o nosso bem-estar, a nossa boa disposição e mesmo a nossa receptividade relativamente às mensagens de apelo à prática de uma alimentação saudável junto dos nossos alunos, era nossa ambição, desde o primeiro momento de desenho do projecto Ver para Querer, intervir no espaço cantina da E. B. 2/3 de Amarante.
Ambicionávamos fazer mais, confesso, mas tal não foi possível pois faltaram-nos patrocínios indispensáveis para a renovação de tabuleiros, alguns a acusarem bastante o desgaste de anos consecutivos de uso diário, para a renovação de pratos, copos, talheres, as facas encontram-se já de lâminas algo gastas... mas a verdade é que nem tudo foi feito de "inconseguimentos" e muito trabalho foi já desenvolvido em menos de dois terços de um ano lectivo.
O espaço cantina, agora chamado School Canteen, alegrou-se, rejuvenesceu e está agora mais apelativo, mais bonito, mais cuidado, mais moderno, mais jovial, enfim, mais cool!
O espaço é exactamente o mesmo, mas a grande e escura parede de tijolo burro foi agora substituída por um enorme e belíssimo mural concebido pelo designer Carlos Gallo, um ex-aluno da nossa escola, intervenção que faz toda a diferença neste espaço.
As mesas continuam as mesmas, a maioria das cadeiras também se mantém, mas, de onde em onde, foram colocadas umas cadeiras coloridas, e para isso usamos prata da casa que andava espalhada pela escola, que introduzem aqui e ali uma nota de cor, um apontamento colorido que ajuda a quebrar a monotonia de um espaço que antes era soturno, triste, cinzentão e que agora está já uma explosão de alegria.
Se desistimos de fazer mais e melhor? Não, é claro! Para o próximo ano lectivo voltaremos por certo ao trabalho árduo com uma energia renovada.
As fotografias mostram-nos o antes e o depois de um espaço importante da E. B. 2/3 de Amarante - a nossa agora chamada School Canteen. Antes do "Ver para Querer" passar por lá e depois do "Ver para Querer" intervir lá.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.