quinta-feira, 26 de julho de 2018

A Sala 4.6 do Pavilhão 4 da E. B 2/3 de Amarante

Trabalhos na E.B. 2/3 de Amarante - Amarante
Fotografias de Autorias variadas e minhas

A Sala 4.6 do Pavilhão 4 da E. B 2/3 de Amarante

Este post já teve um texto longo e explicativo... que apaguei.
Não devo qualquer justificação a quem quer que seja. A sala 4.6 da E.B. 2/3 de Amarante, outrora transformada em Sala de História, com um verdadeiro Centro de Recursos Pedagógicos, foi a minha menina dos olhos até segunda-feira passada.
Verdadeiramente já andava a encher... e o meu copo transbordou. As palavras indignas ecoavam e ecoam na minha cabeça... e o copo transbordou mesmo numa escola que para mim morreu sob as botas da hipocrisia, do faz de conta, do diz que disse e do diz que foi.

A história desta sala está aqui e foi por mim sendo escrita desde 2009. E, por muito que digam, saltem, pinchem e cochichem, esta história confunde-se totalmente com a minha própria história e confunde-se totalmente com a história dos meus alunos.

Hoje a Sala de História não existe mais. Depois de aproveitar cada minuto entre greves a reuniões de avaliação e de por lá ter permanecido horas a fio pintando-a, refrescando-a, cuidando do Centro de Recursos que lhe dava o Ser, matei-a.
E digamos que a matei, empacotando-a, e que, aquilo que foi um dia o Centro de Recursos da Sala de História do 3.º Ciclo da E. B. 2/3 de Amarante, jaz agora ensacada nesta casa que é minha. Era praticamente tudo meu. Ficaram por lá ainda trabalhos feitos por alunos no Clube de História que durante anos a fio dinamizei e as maravilhosas maquetas que os meus alunos me foram oferecendo, tão felizes, ao longo dos anos, para um Centro de Recursos que muitos também viam um pouco como deles e que, na volta à escola lá para Setembro terei de resolver, perguntando-lhes, o que quererão eles fazer com tanto trabalho por eles feito e que não mais ficará sob a minha asa... ou muiiiiiita coisa teria de mudar.
Agora ponto final. Escusado será dizer que ficará sempre salvaguardada a minha relação com os meus alunos e os recursos de História voltarão a aparecer na sala 4.6 do pavilhão 4 da E.B.2/3 de Amarante, ou numa outra catacumba qualquer, saídos das minhas múltiplas cartolas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não sei onde está o stress. Questionou-se a direcção se os arranjos nesta sala em específico estavam a ser financiados pela direcção e,se sim, porquê apenas esta sala. Sendo tu a responsável pelo projeto em causa devê-lo-ias defender e ponto final.

Anabela Magalhães disse...

Também não sei onde está o stress. E sim, defenderei o projecto e ponto final. E que pena estar a responder não sei a quem quando tu sabes perfeitamente com quem estás a falar.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.