quinta-feira, 7 de maio de 2020

Pôr-do-Sol em Tempos de Pandemia - Serra da Aboboreira

Pôr-do-Sol em Tempos de Pandemia - Serra da Aboboreira
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Pôr-do-Sol em Tempos de Pandemia - Serra da Aboboreira

E a magia da Serra da Aboboreira mantém-se intacta, quarenta anos depois de a ter conhecido pela mão do meu irmão.
Um dia destes recordei as primeiras subidas à serra, pela estrada de terra batida, a beleza das gentes e dos povoados simples, a chegada ao incrível planalto dos Chãos... era tão surreal de lindo e bucólico!!!... as visitas às aldeias do Castelo e de Carvalho de Rei e de Travanca... as tascas do tio Ramiro (Castelo) e do Sr. Fernandinho (Carvalho de Rei) com as suas maravilhosas sandes de presunto e de queijo, a casa abandonada e mágica dos Pascoaes (Travanca), as gravações da Chula de Carvalho de Rei numa eira que ainda permanece no mesmo lugar, as subidas ao campo arqueológico, a primeira vez que vi o Professor Vítor Oliveira Jorge que viria a ser meu professor na faculdade e mais tarde, já como docente, as subidas serra acima, à noite,... "olha ali uma raposa!"... "Olha ali um coelho!"... "Olha ali uma coruja!"... para povoar a escolinha primária de miúdos e miúdas, alguns que ainda hoje me acompanham os dias...
É verdade, as inúmeras visitas à serra viriam a dar-me este chão que eu acarinho, muito, enquanto por aqui andar...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.