quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Comunicado da Plataforma

Só a suspensão do actual modelo de avaliação pode desbloquear situação de profundo conflito do ME com os professores

A Plataforma Sindical dos Professores reunida hoje, dia 27, em Lisboa, saúda todos os Professores e Educadores que, ao longo da semana, se têm manifestado nas capitais de distrito, destacando o facto de, apenas com a realização das acções previstas para o norte e centro do país, já terem participado cerca de 55.000 docentes. Confirma-se, assim, o elevado grau de mobilização dos professores portugueses que reivindicam um outro rumo para a política educativa, a revisão do estatuto da carreira docente e a suspensão do actual modelo de avaliação.
Entretanto, de norte a sul do país, o Ministério da Educação, através das respectivas DRE's, tem vindo a promover reuniões com órgãos de gestão das escolas e professores avaliadores dando orientações para a aplicação de um diploma legal que ainda não existe e cuja "negociação" apenas se inicia amanhã, sexta-feira, dia 28. É lamentável, embora reincidente, esta postura antinegocial e antidemocrática do ME!

Pressões sobre os órgãos de gestão

Nestas reuniões, estão a ser exercidas pressões sobre os órgãos de gestão para que estabeleçam prazos para a entrega dos objectivos de avaliação pelos professores, estando implícito um clima de ameaça que decorre de, sobre a mesa, estar um projecto que prevê a avaliação dos presidentes dos conselhos executivos pelos directores regionais de educação.
Mas os professores, nas escolas, independentemente dos cargos que exercem e das funções que assumem, não se deixam intimidar e mantêm a exigência de suspensão do actual modelo de avaliação!
Os professores sabem que a simplificação proposta pelo Governo, para este ano, tem um objectivo principal: aplicar um modelo de avaliação, ainda que muito distorcido, que assenta na divisão da carreira em categorias e na medição do mérito por quotas. E, por essa razão, não se deixam enganar e rejeitam a simplificação.
E sabem, também por isso, que mesmo que todos se candidatassem às menções de "Excelente" e "Muito Bom", 75% dos candidatos, por força da aplicação das quotas, ficariam de fora.
Os professores estão unidos, coesos, fortes, esclarecidos e conhecem as consequências que o modelo de avaliação tem na qualidade do ensino, sabem como afecta o seu desempenho e como se reflecte negativamente nas aprendizagens dos alunos.
É esta exigência de suspensão que as organizações que compõem a Plataforma Sindical defenderão, amanhã, no ME. Caso este continue insensível aos apelos dos professores, à realidade das escolas e às posições sindicais, a luta continuará já no próximo dia 3 de Dezembro com a realização da que se prevê seja uma das maiores greves de sempre realizada pelos professores e educadores portugueses!

A Plataforma Sindical dos Professores 27/11/2008

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.