segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Novas de Espanha

 

Escultura - Oviedo - Espanha
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Novas de Espanha

A Espanha virou à direita. Nada de extraordinário se pensarmos que esta crise medonha tirará do poder quem está no poder e ponto final. Assim foi na Grécia que virou à esquerda para penalizar o partido de direita que governava quando tudo começou a dar para o torto e depois virou sabe-se lá para onde, para um tal de Governo de Salvação Nacional, não eleito, formado por homens agradáveis aos mercados, esses malandros dos mercados que parece terem ganho vida própria e existirem só para nos lixar.
Por cá virámos igualmente à direita, já que tínhamos um (des)governo de esquerda que esticou a corda da desbunda e do descontrolo até não poder mais e foi, por isso, penalizado nas urnas.
E assim será nos países contagiados crise das dívidas soberanas, com viragens em sentido contrário, para a esquerda ou para a direita, consoante seja a direita ou a esquerda que se encontre instalada no poder.
Já vi este filme. A partir de hoje a Espanha, acossada pelos mercados, começará a apertar o cinto forte e feio e os espanhóis começarão a sentir na pele, ainda mais do que até aqui, o peso duma pobreza crescente que alastra pela Europa como um vírus para o qual parece não haver tratamento possível.
Mas quem diz a Espanha também diz a Itália... ou até uma França... porque a crise quando nasce parece que é como o sol...
Haverá reacção concertada europeia, só faltando saber quando e quantos terão antes de ajoelhar, sob pena de a Europa se desmoronar por completo.

4 comentários:

gabrielvboas disse...

O problema de Espanha é de modelo económico e algumas leis! Mas obviamente que tb eles estão cercados, pois o seu mercado natural, além Europa, não tem dinheiro para comprar nem investir. No entanto, eles são um mercado fortíssimo. Não têm uma dívida pública insuportável... Veremos o que Mariano Rajoy conseguirá fazer. Terá de se superar... de ser um herói dos tempos modernos. Apesar de tudo, acho Espanha em melhor situação (dentro do mau) que a Itália!

Anabela Magalhães disse...

A situação italiana também me parece mais grave... mas... certo é que se o fio estica mais um pouquinho vai provocar danos até ao centrinho da Europa. O que, para nós, periféricos, nem é nada mau...

Elenáro disse...

Impressionante é como se esquece tão rapidamente as mentiras do senhor Rajoy aquando dos atentados em Madrid.

Há um erro no teu texto, Anabela. Dizer que o PS de Sócrates foi de Esquerda, quando o de Direita do PSD de Coelho não só não faz igual, como prossegue com uma política ainda mais dura (e despesista) que o anterior (de Esquerda).

Anabela Magalhães disse...

Este esquerda e direita é um fait-divers, Elenáro. Estamos nas mãos dos mercados e ponto final. Emaranhados nas teias e nos tentáculos da corrupção... viva o capital!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.