sexta-feira, 13 de julho de 2012

Manif - Lisboa

Manif - 12 de Julho de 2012 - Lisboa
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Manif - Lisboa

O meu dia de ontem foi longo e duro. E ainda se tornou mais duro quando a meio da viagem descobri que tinha deixado a porcaria do meu telemóvel em casa... rsrsrsrsr... e agora David-Levy?! Rsrsrsrs... pois! Sorry! Uma cena triste que por certo é fruto da idade...
Ainda no caminho, uma enorme surpresa... pois não é que a Maria Bibónorte, leitora e comentadora deste e de outros blogues, entrou precisamente na "minha" camioneta entre tantas que se dirigiram para Lisboa?!... Anabela Magalhães? Pois sou eu... sim senhora... abraços apertadinhos para cá e para lá entre duas mulheres do Norte que se querem bem e... espantoso!... a vida é mesmo feita de coincidências... de aproximações... eu sei lá... e não é que me aparece lá no meio da manif a Maria P... Mulher, que surpresa! Deixa-me apertar-te bem esses ossos... beijinhos e abraços fortes trocados entre duas mulheres/professoras de História que, falando a mesma linguagem, mantendo uma imensa curiosidade e capacidade de trabalho... apesar da idade... eheheh... e mesmo sem se conhecerem fisicamente, já tantas estratégias e pensamentos trocaram via chat do gmail... e sim, quem me dera ter-te na minha Escola, ao meu lado, Maria!
Confesso que a manifestação correu melhor do que eu previa atendendo a que, de todo o concelho de Amarante, deslocaram-se a Lisboa sete valentes professores, mais o França oito, um dos quais perdeu a virgindade neste tipo de acção de luta... e confessa que já não quer outra coisa... é caso para dizer que mais vale tarde que nunca... eheheheh...
Só tive a noção correcta da dimensão da manifestação quando me coloquei em ponto alto e deixei a manifestação fluir... e passar... e passar... tanta gente do Centro, tanta gente do Norte e do Sul... e os contratados fizeram-se notar assim como os de EVT, muitos destacando-se de amarelinhos vestidos.
As nossas reivindicações são simples - Não queremos assistir ao desmantelamento da Escola Pública e ponto final, não queremos ser figurantes deste filme triste que vai incendiar a generalidade das escolas já a partir de amanhã.
Se eu penso que a gravidade da situação deveria ter levado muito mais do que 25 mil professores a Lisboa? Pois penso. Mas a verdade é que também penso que, atendendo à sobrecarga de trabalho nos dias de hoje em tantas e tantas escolas do país, a manif até não esteve nada mal e saímos de Lisboa de cabeça erguida e com a certeza que não muito distante no tempo voltaremos à luta... eu disponível para uma greve por tempo indeterminado e o mais que se lembrarem de radical porque uma coisa é certa, só com manifestações não vamos lá.
Teremos pois de inventar uma outra coreografia que seja mais espectacular... seremos capazes disso?
E sim, estes são os dias do aquecimento para uma luta que, não tenho dúvidas, vai endurecer.

14 comentários:

DL disse...

E agora fica para a próxima...
Antes o telemóvel que a cabeça. Ah ah ah ;)

Anabela Magalhães disse...

Tu desculpa-me... e sim, terá de ficar... :)))))
E sim, antes!!!! eheheheh

PaulaCD disse...

Não pude ir mas tenho pena. Estou de acordo contigo. devem-se arranjar outras formas de luta.Estou disponível para tudo.

Maria disse...

Pois é Anabela...A Manif vale sempre a pena, mesmo entre lamentações de sermos poucos… Um dia "Seremos muitos, seremos alguém" como dizia o Zeca.
Greves?! Só mesmo a doer, na altura dos exames...Já deixámos passar... Ou então, teremos que ser mais criativos ...
Mas a Manif valeu mais ainda porque te pude conhecer fisicamente e dar-te um abraço que foi forte, como é forte a ideia que tenho de ti. Para além disso conheci o Gabriel que é muito , mas mesmo muito mais novo do que imaginava...Em gíria diria que é um "chavaleco", mas um "chavaleco" maduro nas ideias e na simpatia. Em suma, adorei conhecer-vos.

Paulo Santos Silva disse...

Põe VALENTES nisso!!! ehehehe
Foi realmente um dia duro, mas muito bem passado em excelente companhia! Pena é, que com tantos motivos bem melhores para nos encontrarmos, tenham de ser estes a juntar-nos... Mas vamos as vezes que forem necessárias!!!

Anabela Magalhães disse...

Também tenho pena que não te tenhas juntado a nós, Paula! Mas ficará para uma próxima vez. Não tenhas dúvidas que de hoje para a frente nada será como dantes e quem anda adormecido acordará.
Beijinhos e fica bem. Desejo-te toda a sorte do mundo... e vai dando novas...

Anabela Magalhães disse...

O nosso abraço foi muito forte... eheheh... aliás, só o poderia ser.
Gosto-te... eheheh e sei que o Gabriel também faz o mesmo relativamente a ti... eheheh
Sabia que gostarias de nós, sabia que gostaríamos de ti. Assim foi, só com a surpresa de te encontrar por lá... rsrsrsrsrs... pensei que não conseguisses ir...
Xi-coração, linda! E até breve... fisicamente, é claro, porque via chat... sim , Maria, já lá vou... eheheh...

Anabela Magalhães disse...

Ó Leão, ontem fomos todos leões e leoas! Eheheheh... dia grande, longo e duro, sem dúvida! Estou aqui que nem posso! Mas valeu e tenho a consciência de fazer aquilo que posso para alertar e informar, no blogue e na rua, na rua sempre que mo permitem e me dão essa possibilidade.

gabrielvboas disse...

Lutar é mais do que um direito, é uma obrigação cívica.
Quando lutas por alguém e algo em que acreditas, isso é muito mais que um ato de sobrevivência, é um ato de nobreza.
Os professores dos quadros não podem ficar tolhidos pelo medo, cómodos na sua posição profissional que pensam inatacável ou cobardemente acharem que não vale a pena.
Se a Escola em que acreditámos não vale pena, se os nossos colegas de trabalho não valem a pena, se a Educação dos jovens para quem trabalhamos não vale a pena,então o que vale a pena? Um dia, seremos nós que não valeremos a pena... e será tarde!

Anabela Magalhães disse...

Certíssimo! Vai para o corpo do blogue.

aurora disse...

Também lamento não ter podido ir. Também sinto que os professores se vão unir novamente e vão lutar. Também acho que só com manifestações, vigílias, greves de um dia..não vamos lá.Estou com forças para lutar e chamar outros colegas...precisamos de o fazer.

bibónorte disse...

Abraço Anabela! Também penso que valeu a pena! Além da luta, os afetos também foram importantes:)

Anabela Magalhães disse...

Vais para a próxima, Aurora! :))))
Beijocas

Anabela Magalhães disse...

Os afectos foram, são e serão sempre importantíssimos.
Forte abracinho que trocámos, Maria Bibónorte!!!!
beijinhos e fica bem!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.