domingo, 23 de setembro de 2012

Miniconcursos

Sabonetes das Caldas de Canavezes - Marco de Canavezes
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Miniconcursos

Fui contratada até aos trinta e tal anos de idade. Nesse tempo, anos oitenta e noventa, concorríamos anualmente a um lugar de quadro e, caso não o obtivéssemos, já então era difícil, restavam-nos os Miniconcursos, no início de Setembro. Concorrer em Setembro ocupava-nos dois dias. Comprávamos o impresso e alinhavávamos o concurso na véspera, com muito cuidado preenchendo as vagas que nos interessavam. Primeiro isto exigia uma deslocação prévia ao Porto, depois passou a poder ser feito aqui mesmo em Amarante. No dia do concurso lá íamos em grupo/excursão até à Invicta, inicialmente tudo era tratado no Liceu D. Manuel, algures no tempo este concurso deslocou-se para uma outra escola na Praça da Galiza. De qualquer modo, este era o dia em que tínhamos de enfrentar filas monumentais, e nós achávamos tudo aquilo uma sem vergonhice porque era demorado e chato, mas a gente lá se organizava e íamos em bando solidário, muitas/muitos a concorrerem para os mesmos lugares, amigas e amigos de infância que nunca se olharam como rivais. Mas acabava ali e com uma segurança - o  impresso era fiscalizado ali mesmo, no acto da entrega.
O concurso era limpo, tanto quanto sei. É certo que não asseguro que não houvesse uma trapaça aqui e outra ali porque entre este people sempre houve e haverá uns artistas, mas a verdade é que desconheço atropelos.
Nos miniconcursos éramos ordenados segundo a graduação, se houvesse erros detectados éramos reposicionados na lista com o número correcto e uma alínea à frente com b ou c, ou o que fosse e existiam regras claras para a ordenação que todos entendíamos e aceitávamos.
Os miniconcursos eram pacíficos.
Agora, passados todos estes anos em que devíamos ter evoluído e não regredido, a coisa está pior do que nunca, com atropelos atrás de atropelos, conscientes ou não, com regras por vezes pouco mais que obscuras e elas próprias atropeladas e a coisa está a fazer da vida dos contratados, por estes dias, um inferno quotidiano.
Lamento por eles. E farta de pensar na coisa... formulo uma questão - Não seria melhor ressuscitarem os Mini? Será impossível, nos dias que correm, organizarem um concurso transparente e asseado?

Entretanto, e como sinto que está muita gente a precisar de se lavar, de lavar o corpo e a alma, partilho com o mundo uns magníficos sabonetes, sempre gostarei deles, os preferidos da minha mãe, das Caldas de Canavezes, também eles ressuscitados, um dia destes... e em muito boa hora...

9 comentários:

Anónimo disse...

É verdade.Bem me lembro dessas andanças e até sinto saudades das dificuldades de então. Hoje tudo muito mais simplificado, tecnologicamente falando,nada se assemelha ao entusiasmo e esperança de outrora.Concorriamos comesperança e de alma aberta pqra as dificuldades, mesmo as da distancia. Hoje tudo mudou e nem a distancia nem outros obstáculos constituem oportunidade para os que não querem arriscar uns quilómetros a mais, como foi o meu caso!Graças a a esses quilómetros e à vontade de trabalhar, mesmo grávida em final de tempo, garantiram-me o lugar de"efetiva", como assim era chamado.Tudo era diferente e mais humanizado.
Hoje só contam as estatísticas e o economicismo!!

Anabela Magalhães disse...

Toda esta palhaçada só pode ser propositada por quem legisla. O fim é fomentar o oscurantismo, a confusão... os trapaceiros dão-se bem neste caldinho.
Bons tempos os dos mini, Anónima! A esperança era um vislumbre possível...

Anónimo disse...

Volta mini's please...

Anabela Magalhães disse...

Sim, seria melhor...

António Pereira disse...

Bom dia, Anabela!
Só um pormenor: miniconcurso sem hífen. As regras da Norma de 45 são pouco claras em relação a este prefixo, mas já não previam hífenes quando o segundo era iniciado pela letra c.
O hífen sempre foi um bico de obra! E continua, em parte, a sê-lo...
Bj
António Pereira
P.s. Quanto ao conteúdo da mensagem, a esperança em dias melhora é mesmo mini, uma miragem...

Anabela Magalhães disse...

A sério? Será que não era assim? Cum catano... quase jurava...
Obrigada, António... sempre atento ao português... eheheh...
Beijinho!

Anabela Magalhães disse...

E sim... melhores dias virão... por certo... sei lá eu quando...

António Pereira disse...

Miniconcurso já era mesmo sem hífen. Pelas mesmas razões, miniteste não o leva nem nunca levou. Mas é um hífen entranhado! O problema é que (como em coisas na vida) quando um hífen se entranha, já não se entranha...
Embora não comente com frequência, acompanho os seus "posts" e partilho as emoções e indignações que vai partilhando.
Bj
AP

António Pereira disse...

Anabela:
A propósito da língua portuguesa, criei um novo blogue com várias ferramentas e desafios relacionados sobretudo com a ortografia, deixando as questões específicas do Acordo para o blogue com o mesmo nome. Se achar interessante para juntar ao "blogroll", aqui fica o endereço:
http://portuguesemforma.blogspot.pt
Bj
AP

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.