terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sericaia

Sericaia do Manuel Gonçalves - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Sericaia

Tarimbar, durante a actividade docente, em terras do Alentejo, tem as suas vantagens e uma é, sem dúvida, o contacto com a maravilhosa gastronomia alentejana. Só de pensar em açorda à alentejana, sopa de cação, migas e ensopados vários... e claro a infalível sericaia... huuummm... huumm... sim, é de deixar um qualquer cristão de baba a escorrer de tão maravilhosas são as recordações de degustações várias por terras do Sul.
Fico contente por teres tarimbado por lá, Manuel Gonçalves, porque agora estás em condições de nos presenteares com maravilhosas sericaias por ti feitas... esta comidinha no final da reunião da qual és DT... eheheh... os mimos nunca nos fizeram mal... e esta, que aparece na fotografia acima postada, fez a vez de um qualquer aperitivo destinado a abrir o apetite para o almocinho de hoje.
E abriu. Forrou-nos os papinhos e deixou-os preparado para o resto...
Obrigada, Manuel Gonçalves! Um dia, vais ver, ainda tento fazer uma sericaia... surpreendente...

E por agora, partilho com os meus leitores uma receita da iguaria tirada daqui:

Ingredientes

  • Leite: 1 lt
  • Limão: q.b.
  • Canela: 1 pau
  • Ovo: 12
  • Açúcar: 450 g
  • Farinha: 125 g
  • Canela em pó: q.b.
  • Sal: q.b.

Preparação

Ligar o forno e regulá-lo para os 225° C. Levar ao lume, a ferver, o leite juntamente com a casca de limão, o pau de canela e uma pitada de sal. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco. Entretanto, bater muito bem as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. Em seguida, dissolva a farinha no leite fervido, junte o creme de gemas e açúcar e, mexendo sempre, engrossar sobre lume brando. Retirar do lume, tirar a casca de limão e o pau de canela, e deixar arrefecer. Bater as claras em castelo bem firme e incorporar, cuidadosamente, no preparado anterior, que deverá estar frio ou ligeiramente morno. Deitar o creme num prato de barro fundo e bem largo; polvilhar abundantemente com canela e levar a cozer no forno.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.