domingo, 30 de dezembro de 2012

Preceitos Morais

Preceitos Morais

O título deste post foi retirado do livro da 4ª e 5ª classe da minha avó Luzia e serve de título a um texto incluído no capítulo A - Moral e instrução cívica e que reza assim:
"Ama a humanidade. Escuta a voz da Natureza que te brada: todos os homens são iguais; todos constituem uma única família.
Tem sempre presente que não só és responsável pelo mal que fizeres, mas pelo bem que deixares de fazer. Faze o bem pelo amor do próprio bem. O verdadeiro culto consiste nos bons costumes e na prática da virtude.
Escuta sempre a voz da consciência; é o teu juíz. Trata de te conhecer, corrige os teus defeitos e vence as tuas paixões. Nos teus actos mais secretos supões que tens todo o mundo por testemunha.
Ama os bons, anima os fracos, foge dos maus, mas não odeies ninguém.
fala sòbriamente com os superiores, prudentemente com os iguais, abertamente com os amigos, benèvolamente com os inferiores, leal e sinceramente com todos. Dize a verdade, pratica a justiça, procede com rectidão.
Não lisonjeies; a lisonja é uma traição; se alguém te lisonjear, toma cuidado não te corrompa.
Não julgues ao de leve as acções dos outros; louva pouco e censura ainda menos; lembra-te de que para bem julgar os homens é preciso sondar as intenções.
Se alguém tiver necessidade de socorro, socorre-o; se se desviar da virtude, chama-o a ela; se vacilar, ampara-o; se cair, levanta-o.
Respeita o viajante, auxilia-o, a sua pessoa é sagrada para ti.
Foge de contendas, evita os insultos, obedece sempre à razão esclarecida pela sciência.
Lê e aproveita, vê e imita o que é bom, reflecte e trabalha; faze quanto possas para o aperfeiçoamento da organização social, e assim contribuirás para o bem colectivo.
Não te envergonhes de confessar os teus erros; provarás assim que és hoje mais sensato do que eras ontem e que desejas aperfeiçoar-te.
Moraliza pelo exemplo, sê obsequioso; tolera tôdas as crenças e todos os cultos mas tem por dever lutar contra a superstição, o fanatismo e a reacção, como os mais insistentes obstáculos ao progresso humano.
Regosija-te com a justiça, insurge-te contra a iniquidade; sofre os azares da sorte, mas luta contra êles no intuito de os venceres.
Ama a Pátria e a Liberdade; sê bom cidadão."

Alguém quer comentar?

1 comentário:

JC disse...

Hummmmm......é melhor não.
Kakakaka

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.