Fotografia de Eduardo Teixeira Pinto
Este é um post de agradecimentos públicos. Em primeiro lugar ao enormíssimo fotógrafo Sr. Eduardo Teixeira Pinto que, infelizmente, já não se encontra entre nós e que me fotografou inúmeras vezes ao longo da minha vida, que fotografou o meu casamento, que fotografou grande parte dos meus familiares, tal como fez, de resto, com a maioria dos amarantinos que povoaram e ainda povoam a nossa cidade, antigamente vila. Um dia, moradores na mesmíssima rua, autorizou-me a usar quatro fotografias da sua autoria que retratam a vinda do Almirante Américo Tomás a Amarante, aquando da inauguração da Ponte Nova, no dia 14 de Outubro de 1967. Solicitei-lhe a sua autorização para o uso das fotografias em contexto de sala de aula e assim as tenho usado ao longo dos anos.
Entretanto, esta semana, estive a reformular a apresentação em PowerPoint sobre o Estado Novo e solicitei, ontem pela noitinha, autorização aos seus herdeiros para as incluir na apresentação a publicar na Internet, na minha página de recursos. A autorização chegou logo de seguida e assim este post serve ainda para agradecer à Verónica Pinto, ao Filipe Augusto Silva e demais familiares pela generosidade do seu gesto.
O site de fotografia de Eduardo Teixeira Pinto, maravilhoso, pode ser visto aqui e deve ser percorrido com cuidado e atenção, absorvendo toda a poesia constante em tão belas imagens que também constituem um legado patrimonial, sem preço, para Amarante e para os seus habitantes.
O seu blogue pode ser visionado aqui... façam-se seguidores!
Nota - A apresentação em PowerPoint intitulada H - O fascismo italiano e português pode ser visionada aqui, na minha página de recursos pedagógicos que abrange todos os conteúdos do 3º Ciclo de História. E sim, continuo a achar importante a introdução de umas pitadinhas de história local num currículo que não a prevê.
Sem comentários:
Enviar um comentário