domingo, 11 de maio de 2014

Reencontro com a História (Pequenino) - Porto

Turistada - Ribeira - Porto
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Reencontro com a História (Pequenino) - Porto

Ontem, a pretexto da apresentação dos livros de História do 8º e do 11º ano, da ASA - LEYA, realizada no museu privado interativo e parque temático World of Discoveries, acabado de inaugurar no Porto, mais concretamente em Miragaia, e onde não naufragou o "nosso querido líder"!, lá fomos para o Porto para um dia leve leve, feito de trabalho na sua parte da manhã e de lazer a partir da hora de almoço.
A Ribeira está irreconhecível de há uns anos a esta parte. Inundada de sol ou de chuva, a Ribeira apresenta-se agora sempre repleta de turistas de todas as nacionalidades desde que o Porto entrou, definitivamente, no mapa das cidades imperdíveis, no mapa das cidades a visitar, coisa que não aconteceu durante anos a fio e para o qual contribuiram as companhias aéreas low cost a operar no Porto e a empresa Douro Azul.
E o Porto, pressionado pelos visitantes e alimentado por estes fluxos de dinheiro vindos de múltiplas paragens, alinda-se e renova-se sem que para isso tenha de perder a sua identidade, o seu ar pitoresco de cidade burguesa e de povo muito que bota uns caragos a torto e a direito e que diz Puerto.... carago!
Que assim permaneça. Que os portuenses saibam preservar a sua galinha dos ovos de ouro feita a muitas mãos, única no mundo, especifica, original.

Nota - Um de nós foi apanhado disfarçado de Camões que, como todos se lembram, perdeu um olho por dois tostões...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.