sábado, 15 de agosto de 2015

Amarantinos - Quem Espera Sempre Alcança

Fotografia de 1955 - Foto-Arte

Amarantinos - Quem espera Sempre Alcança

O post que agora partilho foi escrito e publicado pela primeira vez neste blogue no dia 8 de Agosto de 2013.

Hoje, passados dois anos sobre a sua publicação, recebi esta mensagem:

Querida Amarantina,
Acabo de ver no seu blog a fotografia da Missa Nova do Padre Coutinho onde figuram meus Avos Olegário Guedes Mendes Rosa e sua esposa que se chama Maria Alice Pato Rosa que são meus Avos Maternos. O número atribuído a minha Avo é o 27.
Minha Mãe lembra se de muitos desses nomes que ai estão pois viveu na nossa Amarante no tempo de estudante no Colégio. Ainda hoje quando vamos Amarante ao cemitério onde está sepultado meu Avô e um Tio meu visitamos sempre o jazigo do Sr. Padre Coutinho que é uma Família das nossas relações.
Saudações de um Portuense eternamente Amarantino.
Os meus mais sinceros Cumprimentos
Paulo Nuno Pato Rosa.

Ao que respondi:


Querido Amarantino,

Nem imagina como me deixou feliz o seu comentário! É caso para dizer que quem espera sempre alcança...
E não deixarei de mostrar ao meu pai, que por certo o identificará/situará de imediato, o seu comentário. Às tantas o meu pai foi contemporâneo da sua mãe aqui no colégio...

Saudações Amarantinas,



Anabela Magalhães

E aqui fica o post original, já alterado e melhorado com a identificação que, à data da publicação, faltava à senhora a quem foi atribuído o número 27.

Gratíssima, Paulo Nuno Pato Rosa!

Hoje partilho uma fotografia que foi pela primeira vez publicada pelo senhor coronel Artur Freitas, a quem agradeço desde já a generosidade do acto sem o qual esta postagem não estaria a ser feita neste preciso momento em que escrevo estas palavras.
E acrescento-lhe a identificação de todos os amarantinos... e não só!, nela presentes, tirada no preciso dia da celebração da Missa Nova do padre Luís Morais Coutinho, na Igreja de S. Gonçalo, em Amarante.
De referir que todo o trabalho de escavação arqueológica que agora dá os seus frutos se deve ao meu precioso pai, José Ismael Coimbra Pinto de Queirós, que andou de fotografia em punho contactando gente da sua geração... de neurónios ainda frescos... obrigada a todos pela colaboração! Obrigada  pelas últimas dicas, Alberto Martins!

Agora entro eu em acção somente para aprimorar ainda mais o trabalho já de si primoroso do meu pai. E para isso nem preciso de me levantar desta cadeira em que me encontro sentada pois é só publicar este post, partilhá-lo com meia dúzia de pessoas com facebook descendentes destes amarantinos de outrora, partilhá-lo em páginas amarantinas e esperar a confirmação/acrescento dos nomes, possivelmente bastante incompletos nalguns casos, com uma ou outra incorrecção num ou noutro caso...

Agradeço desde já a vossa colaboração aí desse lado.

1 - Afonso Guedes Magalhães
2 - Artur Silva Costa
3 - Joaquim Pinheiro Duarte
4 - Benjamim Sanhudo (Marco de Canaveses)
5 - Carlos Ferraz (Marco de Canaveses)
6 - Rolando Torgo Rodrigues da Silva
7 - José Luís Morais Coutinho
8 - João Deus Monteiro
9 - Alexandrino Melo Matias de Magalhães
10 - António Sardoeira Pereira Silva
11 - Teófilo Mota Freitas
12 - Olegário Guedes Mendes Rosa
13 - Joaquim Marinho (Retretes)
14 - Primo de Laura Morais... falta o nome...
15 - Albino Costa
16 - José Ferraz (Marco de Canaveses)
17 - Maria Branca Mota Branco
18 - Maria Glória Fonseca Mota Freitas
19 - Maria Isabel Mota Branco
20 - Malheiro (Marido da Crisanta - Paredes)
21 - Rui Alves Martins
22 - Laura Ilda Mota Branco
23 - Laura Morais Coutinho
24 - Maria Ilda Navega
25 - Álvaro Silva Pinto (Marido da Rosália Viana)
26 - Maria Luísa Lopes Pereira
27 - Maria Alice Pato Rosa (Esposa do Olegário Rosa)
28 - Maria Alice Correia Almeida
29 - Vítor Sardoeira
30 - Morais (Primo do padre Luís Coutinho)
31 - Morais (Primo da Luísa Coutinho)
32 - Rodrigo Pinto de Queiroz (Meu querido avô paterno)
33 - Coronel Francisco Monteiro Carvalho Lima
34 - Tenente Coronel Costa Santos
35 - Clorinda de Jesus Teixeira Garcia
36 - António Queirós
37 - Maria Helena Lopes Pereira
38 - Custódia Alves da Mota
39 - Aura Freitas (Prima do Teófilo Freitas)
40 - Rosália Viana
41 - Padre Luís Morais Coutinho
42 - Eng.º Manuel Vanzeler Macedo
43 - Maria Amália Macedo
44 - Maria Luísa Morais Coutinho
45 - Maria Lurdes Vanzeler Macedo
46 - Clotilde Rua Vanzeler Macedo
47 - Maria Isabel Branco Alves Martins
48 - Dr. Luís Vanzeler Macedo
49 - Eduardo Jorge da Rocha Leite da Rocha Leão
50 - Luzia Izilda Coimbra (Minha queridíssima avó paterna)
51 - Adelina da Costa Taveira

5 comentários:

dj duck disse...

Minha Cara Anabela Magalhães, agradeço desde já a sua resposta. A minha Mãe andou no Colégio nos anos 50, fez ai o 2º ano do Liceu, tendi vindo depois para o Porto estudar. Ainda se lembra de alguns Colegas como por exemplo, Arlindo Barros, José Alberto filho do dono da Casa Primor, o Arlindo que tirou o curso de Professor como minha Mãe e tinha um quiosque/ papelaria no edifício Navarras no Arquinho que segundo disseram à minha Mãe já faleceu, Noé Cerqueira Teresa Matias, Amélia Matias, Fernanda Brandão, Nair Costa a Guiomar cujo o Pai tinha uma loja na Rua Cândido dos Reis, Isabel Mota e Costa do Salvador do Monte e Irmão. agora mais velhos Colegas de meu Tio Zé Pato, Chandita Matias, Zé Coutinho, Arturinho Costa e os dois Irmãos da Farmácia Silva. Minha Mão foi aluna da Dra. Clotilde, Dra. Margarida Silva, do Padre Ramalho, do Padre Foz e do Padre Cerqueira. O último trabalho de meu Avô foi na Tabopan. Era Amigo do Pai do Dr. Celso Freitas, do Sr. Iredio Carvalho e seu sócio Sr. Ribeiro, do Dr. Carvalho advogado, do Dr. Correia Mendes, veterinário, do Sr. Branco, José Moura Bastos. Meu Avô foi também director do Amarante Futebol Clube,era sócio e frequentador do Clube Amarantino de onde algumas vezes das suas varandas assisti as festas do Junho e frequentava o Nosso Café o Café São Gonçalo onde com saudade recordo animadas tertúlias entre Amigos. Minha Mãe e minhas Tias são proprietárias dos bens do meu Avô na Rua Dr. Mário Monterroso.
Os meus mais Sinceros Cumprimentos
Saudações Amarantinas
Paulo Nuno Pato Rosa

dj duck disse...

Minha Cara Anabela Magalhães,
Peço desculpa de ainda não me ter identificado, mas sou filho de Maria de Fátima Pato Rosa, Sobrinho de Maria do Ceu Pato Rosa e Zé Pato Rosa e Neto como disse neto de os infelizmente já falecidos Olegário Mendes Rosa e Maria Alice Pato Rosa.
Segundo minha Mãe e minha Tia Maria do Ceu, a amiga será neta do Sr. Rodrigo empresário de táxis, seu Pai, que elas tratam por Zeca era empregado bancário e que tinha um irmão chamado Rodrigo que vivia no Porto. Agradecia que confirmasse estas informações para que minha Mãe e minha Tia fiquem contentes por terem encontrado familiares do Zeca Rodrigues, Colega delas no Colégio.

Cumprimentos
Paulo Nuno Pato Rosa

Anabela Magalhães disse...

Relatei ao meu pai, Zéca Queirós, a sua feliz missiva e ele retorquiu-me logo "Deve ser filho da Fátima!" Eheheh... eles conheciam-se todos! ;)
Logo que possa ele passará por aqui. Agora, se a sua mãe gostou deste post, há outros, na etiqueta Amarante ontem e hoje, de que ela deve também gostar especialmente pois foram escritos seguindo/segundo as memórias do meu pai.
Cumprimentos Amarantinos!

Anabela Magalhães disse...

Boa tarde, Paulo!

O meu pai está aqui comigo e a ditar-me esta missiva. As informações que aqui deixou estão correctas e a sua mãe e tia lembram-se com exactidão das pessoas aqui do burgo, algumas já falecidas. É o caso da Teresa e Amélia Matias, minhas tias por afinidade pois casei com um sobrinho delas; o irmão do meu pai, Rodrigo Queirós, também já faleceu.
A Fernanda Brandão organiza todos os anos um almoço de confraternização aqui em Amarante, na Quinta do Outeiro, de antigos alunos do Colégio, da geração da sua mãe e tia. Este almoço irá realizar-se durante o mês de Setembro e esta seria uma excelente oportunidade para todos se reencontrarem.
Logo que saiba a data entro em contacto consigo ou se a sua mãe ou tia tiverem o contacto da Fernanda Brandão é favor comunicarem, caso isso seja possível!
Cumprimentos à mãe, tia e tio!

Zéca e Anabela

dj duck disse...

Boa Tarde Minha Cara Anabela!
A minha Mãe e Tia gostaram muito de saber que o Zéca está bem. Mal a Anabela saiba desse Almoço Convívio agradecem que nos envie a data e o contacto onde para elas se poderem inscrever. Já tivemos o contacto da Fernanda Brandão mas por algum motivo perderam no.
Minha Mãe e Tia ficaram chocadas ao saber que a sua Tia Teresa já tinha falecido porque da Amélia souberam já passado algum tempo pelo Amigo Dr. Celso Freitas. Minha Tia também já sabia que seu Tio Rodrigo tinha falecido pois tinha contacto com ele.
A data e o contacto poderá ser enviado através do blog ou para os meu mails
nuno_pato@hotmail.com
pato.paulo@gmail.com
Ou através de mensagem privada no facebook.
Minha Mãe e Tia enviam Beijos para seu Pai.
Saudações Amarantinas
Cumprimentos
Paulo Nuno Pato Rosa

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.