quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Aylan Kurdi Caravan

Generosidade Voluntária - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias sei lá eu de quem...

Aylan Kurdi Caravan

A campanha amarantina de angariação de contribuições que irão integrar a Aylan Kurdi Caravan, que teve o seu início apenas na segunda-feira de manhã, saldou-se por um enorme êxito a muitos níveis.
De referir que, para além da informação passada boca a boca, as redes sociais desempenharam, sem dúvida!, o papel principal na divulgação desta iniciativa que se saldou na loucura que podem verificar por algumas fotografias avulsas que foram sendo tiradas durante os trabalhos de separação e de embalagem dos produtos doados.
Durante os dois dias de duração desta campanha solidária com os refugiados, apareceu muita gente com caixotes e sacos cheios de roupa de criança, mulher e homem, de calçado, brinquedos, artigos de higiene diversos, alimentos variados...
Durante estes dois dias apareceu igualmente muita gente para ajudar a separar os artigos por idades e por géneros e ainda para ajudar no embalamento de todos os itens seleccionados e na sua etiquetagem para posterior orientação/identificação.

E foi assim que, após dois dias de portas abertas das 10 às 20... ontem até as 24 horas!, e após trabalhos muitos que envolveram muitas pessoas, chegamos à última fotografia... que talvez não dê a verdadeira noção do volume envolvido já que as embalagens, na sua maioria caixotes, estão em várias filas até à parede e serão em número muito perto de cem. E isto em apenas dois dias de porta aberta.

Agradecemos a todas e a todos a generosa e rápida resposta. A situação é muito grave lá mais para o leste desta Europa mais unida do ponto de vista formal do que prático. A situação é muito grave na fronteira da Sérvia com a Hungria... aquele país da UE governado pela extrema direita no poder e que faz questão de o demonstrar/relembrar todos os dias com atitudes não compagináveis com os Direitos Humanos mais básicos.
A resolução deste gravíssimo problema não será fácil. E pela amostra de hoje... muito vamos ainda ter de sofrer ao vermos aquelas crianças nos braços de suas mães, nos braços de seus pais, aqueles olhares de pânico... de horror...
Estaremos atentos. E tentaremos ajudar no que for possível...

E, parafraseando a Susana Dias: "Quando num dos próximos dias os nossos donativos chegarem ás mãos dos refugiados, algures na Hungria, não serão apenas peças de vestuário, calçado, produtos de higiene, brinquedos ou alimentos. Serão vestígios simbólicos do nosso humanismo."

Nota - Queria aqui deixar um último registo - Portugal tem todo o futuro do mundo quando uma campanha desta natureza consegue juntar Professores e Alunos... tantos!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.