quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Perdas


Perdas

Por aqui, acumulamos perdas familiares. Em Agosto. Em Setembro. Parece que nos últimos anos pouco mais fazemos do que cuidar dos vivos para depois cuidar dos mortos.
E hoje, ao abrir o facebook, deparei-me com uma perda gigantesca para uma Amiga que, estando distante fisicamente, está muito próxima de mim em pensamento.
Hoje, quero-lhe sussurrar ao ouvido este provérbio aborígene que apela à aceitação pacífica do momento em que dobraremos a esquina e deixaremos este mundo, definitivamente, para trás. Mais ou menos contrariados, mais ou menos preparados, de forma súbita ou bem interiorizada, todos dobraremos esta esquina, todos estamos aqui de passagem.
Curiosamente, a última pessoa que da minha família partiu sabia bem isto e aceitava este facto com uma naturalidade desconcertante, falando da sua morte de forma desassombrada, preparando-se para o virar da esquina de forma tranquila, pensada, interiorizada, ajudando até os mais próximos a apaziguarem os sentimentos de perda irreparável, de saudade, de dor, perante a sua partida, neste caso aos 84 anos, depois de uma vida cheia e plena.
Hoje, depois de me deparar com a perda, gigante e inesperada, de Francisco Rosado, desejo que todos os que o rodeavam encontrem alento e conforto neste provérbio aborígene e na sabedoria que ele encerra. Hoje, o meu coração voou para o Sul. Hoje o meu pensamento está com a Em@ e com o seu adorado filho...




2 comentários:

Em@ disse...

E eu estou-te eternamete grata, minha colega,amiga e companheira de lutas.
Um beijo no teu 💛

Anabela Magalhães disse...

Beijinho grande, minha linda! Deste Norte para esse Sul.
E chi-coração apertadinho.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.