sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Anos 70

Anos 70. Cepelos/S. Gonçalo - Amarante
Fotografias sei lá eu de quem...

Anos 70

Anos 70. Sempre Verão. O cabelo usava-se solto, liso ou encaracolado. Os rapazes, não presentes nas fotografias, estreavam as suas fartas cabeleiras compridas e muitos adultos muito machos usavam bigodes. Usavam-se t-shirts mais ou menos decotadas, coletes, estampados, camisas mais ou menos desabotoadas com muito xadrez. Os rapazes estendiam os decotes quase até aos umbigos mostrando invariavelmente os fios de ouro onde bailava uma cruz ou um outro qualquer penduricalho. Ambos os sexos usavam amadas calças de ganga, à época sempre à boca de sino. Recordo as minhas primeiras calças de ganga, umas Lewis, compradas na Novélia, a única loja que as vendia cá em Amarante e de ter ficado em lista de espera com as calças encomendadas semanas a fio tal era a loucura da ganga que todos queríamos e que desde esses dias longínquos não mais largou o meu corpinho, as minhas perninhas. Continuo a adorá-las, continuam a cobrir-me a pele. Usavam-se saias. Minis justinhas ou máxis com muito pano que os tempos eram de excessos e contradições. E padrões floridos, muito floridos, psicadélicos, muito hippies!
Usavam-se botas, sandálias, sapatos, de salto raso ou compensados, enormescos em altura e muitas socas... sim... as socas estavam na moda para as meninas... e as meninas e os meninos descobriam o sabor da Liberdade alcançada apenas dois anos antes da fotografia em que eu me apresento sentada no muro da minha casa.
Estes foram os dias da Esperança Sem Fim... estes foram os dias da tão almejada Liberdade e Igualdade que haveria de ser conquistada por muitas de nós à conta de muito suor e lágrima e dissabor e muitas reputações estragadas. Estes foram os dias em que a estrangeirada do Centro e do Norte da Europa descia por aí abaixo e fazia estragos mentais aqui pela vila...
Pois foi assim... muitas de nós gritaram alto e bom som um Que se lixe a reputação! e exigiram ser encaradas com os mesmos direitos dos rapazes.

E não é que conseguimos? Tal e qual mesmo, Avó Luzia?!
heart emoticon
Nota - A fotografia do meio é para ti, Meu Querido Miguel Rubim!
Estas são as alemãs de que falamos, certo?

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.