domingo, 19 de novembro de 2017

Orgulho Amarantino - Fernando Santos

Orgulho Amarantino - Fernando Santos
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Orgulho Amarantino - Fernando Santos

É um dos Amarantinos mais influentes do momento e a sua influência faz-se sentir no Porto, no Norte e nos seus arredores. A sua galeria fez, um dia destes, 25 anos. E este Amarantino, ao abrir a Galeria Fernando Santos, na rua Miguel Bombarda, no Porto, alterou radicalmente o rumo dessa rua, alterou radicalmente o rumo da própria cidade que nunca mais foi a mesma em termos de dinâmica ligada às artes e à cultura... tendo alterado, com isso, até a dinâmica mental da cidade.
No entanto, as raízes dele estão aqui mesmo nesta cidade bela em que habito, nas suas ruas e vielas, nos seus largos e praças, nos seus espaços públicos e privados... se estão!... ligado que está umbilicalmente ao seu querido pai e ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso... e à Galeria S. Pedro, a primeira galeria de arte que abriu no centro histórico de Amarante, estávamos nós nos longínquos anos oitenta do século passado.
Gostaria de o ver, hoje, mais envolvido na dinâmica desta cidade que é o nosso berço comum, ajudando a projectá-la no País e no Mundo.
E, apoiando-me numa afirmação que o Fernando faz nesta entrevista à revista Visão, deixo aqui uma sugestão ao poder local... que seria, parece-me, uma grande obra.

E construirmos aqui mesmo em Amarante um museu recheado com uma colecção que seja, como sugere o Fernando, uma referência da arte portuguesa a partir do início do século?
Afinal o embrião... bem mais do que o embrião, para ser mais exacta!... já existe dentro das paredes do Museu Amadeo de Souza-Cardoso... certo Fernando?

Fernando Santos: A primeira galeria de Miguel Bombarda, no Porto, faz 25 anos

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.