quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Iluminação de Natal - Discriminação - Rua da Cadeia - Amarante

Iluminação de Natal - Rua da Cadeia - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Iluminação de Natal - Discriminação - Rua da Cadeia - Amarante

A Rua da Cadeia continua a ser discriminada negativamente pela Câmara Municipal no que a iluminação de Natal diz respeito. Bem sei que do ano passado para este ano a primeira parte desta rua, chamada Teixeira de Vasconcelos, ganhou já adornos coloridos e luminosos, daqueles mais ou menos pirosos, mas a restante Rua da Cadeia, em Amarante, continua escura como breu.  
Assim sendo, o Município dá-nos, mais uma vez, a oportunidade de nos interrogarmos do porquê desta discriminação negativa sem que consigamos vislumbrar uma explicação plausível. Esta é uma das ruas mais importantes e antigas do velho burgo, para mim a mais bela, aqui vive gente dinâmica, há uma escola onde estudam centenas de crianças, a Associação de Comerciantes tem aqui a sua sede, há comerciantes corajosos que arriscam renovar e dinamizar esta rua que, vão ver!, não tarda nada vai deixar de ter este cariz meio desprezado e abandonado que durante anos a caracterizou cumprindo, assim, um dos objectivos maiores, um dos fundamentos da Festa Amarantina, a Festa que durante um sábado de Julho traveste a rua e a deixa completamente irreconhecível com exposições, concertos, teatro de rua, poesia aos molhos, casas abertas de par em par... mesmo as devolutas, mesmo as ruínas que por aqui ainda existem... mas por pouco tempo porque esta rua tornou-se um local bem apetecível para viver.
Mas, voltemos à iluminação de Natal e à oportunidade que a Câmara Municipal nos dá, por aqui, de tratarmos dos nossos próprios enfeites e iluminações de Natal que não serão estapafúrdios e que serão, asseguro-vos, discretos, breves apontamentos de luz quente rasgando as noites gélidas que por aqui já se fazem sentir.

Entretanto a iluminação particular da rua foi oficialmente inaugurada hoje, o que quer dizer que por aqui também já há luzinhas a apagar e a acender. Entretanto, outras luzinhas se juntarão. Porque nesta rua que é minha, mas que também é tua e que é de quem a conseguir apanhar, bem no coração desta cidade de Amarante, também habita Gente que é Gente Boa.
Senhores condóminos da rua... mãos à obra?

2 comentários:

Costa Carvalho disse...

MAS ESSA RUA JÁ FOI O FAROL DE AMARANTE, O CENTRO DAS LUZES DO ESPÍRITO, QUE OUTRA COISA NÃO É A ESCOLA PRIMÁRIA. ANDA POR AÍ, LAMENTAVELMENTE, UMA AMBLIOPIA MENTAL AS MELHORAS!

Anabela Magalhães disse...

Já foi o farol e não desiste de o voltar a ser! Não baixamos os braços! E... melhoraremos!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.