sábado, 24 de março de 2018

Portefólios Digitais - História


Portefólios Digitais - História

O Portefólio de História sempre foi, e continua a ser, uma construção pessoal e personalizada de cada um dos meus alunos... pelo menos de todos os que cumprem com as minhas directrizes transmitidas logo no início do ano lectivo.
Antigamente eram físicos, de realização manual, manuscritos e assim tiveram existência até ao ano passado. Este ano, impulsionada pelo facto dos alunos carregarem demasiado peso nas mochilas e pelo facto de estar lesionada da minha mão direita com umas tenossinovites mais do que chatas e peçonhentas, metemos todos pés ao caminho, eu e eles, e inauguramos portefólios digitais que permitem incorporar coisas tão maravilhosas como prezis, vídeos, esquemas, árvores genealógicas, pequenas biografias, fotografias, todas elas com identificação da fonte, pesquisas sobre este ou aquele assunto considerados pelas autoras como mais interessantes ou pertinentes, páginas Wix, folhetos construídos na aplicação Canva... e o mais que se verá e que será realizado durante o 3.º período.
Claro que nem todos os portefólios digitais revelam o trabalho monumental dos dois que convosco hoje partilho... mas sempre foi assim, sempre existiu um número muito residual de alunos que teimou em não fazer nada de nada, ou quase nada de nada... sendo que a esmagadora maioria dos meus alunos sempre se preocupou em apresentar portefólios minimamente asseados e trabalhados.
Convém referir que estes portefólios digitais não teriam sido possíveis de realizar sem a preciosa colaboração da disciplina de TIC e da professora que a lecciona no meu agrupamento, a Professora Ana Osório, que foi orientando os nossos alunos para as produções de folhetos trabalhados no Canva e que versaram uma personalidade, à escolha, do Renascimento, de prezis, alguns fabulosos, que se subordinaram à temática da Expansão Portuguesa... resultando tudo isto de um trabalho colaborativo e interdisciplinar entre duas mulheres, professoras, que falam a mesma linguagem profissional, não remando uma para a frente e outra para trás... ou uma para a esquerda e outra para a direita.
Os portefólios que hoje vos apresento são brutais! Brutais em esforço, dedicação, alegria no trabalho, asseio, superação, interesse, criatividade, resiliência, organização. Revelam gente focada, madura, com uma capacidade de trabalho incrível, com muito gosto e empenho na vida escolar. Ainda precisarão de uma ou outra correcção, que será feita a seu tempo, mas nada de muito relevante atendendo a que estamos a falar de gente com 13 anos.
Deixo-vos com um primeiro exemplar, da L, que pode ser visto se clicarem aqui.
E, de seguida, dou a palavra à R., dona deste portefólio.
Ai se todos os nossos alunos assim valorizassem a Escola e tudo o que ela lhes pode dar!

"Sempre gostei de História pois fascina-me saber "coisas" sobre os nossos antepassados: como e onde viveram, como evoluíram... Para mim, a escola é uma segunda casa, pois é aqui que passo grande parte do meu tempo. A escola dá-me instrumentos que vão servir para me orientar no futuro, para poder tirar um curso, ser uma pessoa educada, culta e também para me ajudar a viver em sociedade, respeitando sempre os outros.
O meu grande desejo neste momento é passar de ano, quero fazer tudo o que tenho vindo a fazer, ser uma boa aluna para não desiludir os meus pais e professores, mas para isso tenho de me esforçar muito. Tenho dois sonhos que gostaria de realizar logo que possa: ser pediatra e viajar para a Ásia Oriental e China, admiro a sua cultura e os seus costumes, considero-os muito interessantes."

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.