sexta-feira, 25 de maio de 2018

História em Movimento

Centro de Recursos da Sala de História - E. B. 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

"História em Movimento"

Muito já escrevi neste blogue, e no blogue História em Movimento, sobre o Projecto História em Movimento, sobre a Sala de História do 3º Ciclo da E. B 2/3 de Amarante e sobre o seu Centro de Recursos nela contido, nascido a partir do ano lectivo de 2009/2010, aquando da minha colocação, finalmente efectiva!, nesta escola.
Na minha vida itinerante por várias escolas aqui da região, como contratada, nunca vi semelhante coisa, nem tão pouco enquanto aluna vi semelhante coisa, nunca li nada sobre Salas de História a conterem Centros de Recursos.
A ideia saiu dos meus irrequietos neurónios que, cansados de me verem arrastar caixas e caixinhas para as escolas, nos últimos anos antes de 2009, pensaram... e se a Sala de História fosse como uma Sala de Ciências, ou uma Sala de Música? E isto só para dar dois exemplos.
Meti pés, cabeça, tronco e membros à obra e arrastei, salvo seja!, quem quis ser arrastado. Confesso que os alunos são sempre os meus melhores aliados mas contei, como não podia deixar de ser com outro aliado de peso que foi a Direcção do meu agora Agrupamento de Escolas de Amarante, para além de professores amigos que, durante todos estes anos, alguns sem mesmo nunca terem pertencido a este agrupamento, me têm enviado e oferecido recursos com que vou enriquecendo este meu pequeno tesouro, que, em grande medida continua meu e só o deixarei, talvez!, na Escola se vir que há alguém com unhas para prosseguir esta obra.
Isto tudo para dizer que, depois de um ano lectivo deveras penoso para mim, a bem dizer uma professora maneta... raio! e logo da mão direita!, voltei ao activo e, se bem que não ainda em plena forma, a verdade é que já sacudi a letargia, os antibióticos e os anti-inflamatórios do lombo e... e...  acção, miúdos e miúdas! que eu estou de volta!
E é assim que estamos a revirar a sala de aula do avesso, centro de recursos incluído!
Revolução, precisa-se! Precisam eles, miúdos e miúdas fartos do sempre igual, do padronizado, do monótono e do expectável... e preciso eu. Apenas para ver se continuamos felizes dentro deste eespaço onde passamos uma grande parte da nossa vida e onde os sucessivos ministros não entram. Certo?
Confesso: Gosto disto! E voltarei a este tema proximamente.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.