quinta-feira, 24 de maio de 2018

Ver para Querer

Ver para Querer - E. B. 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Ver para Querer

Pela E. B. 2/3 de Amarante o trabalho faz-se em várias frentes. Uma delas passa pelo projecto Ver para Querer que, como está escrito no texto que acompanha a peça gravada pela TVI, a Ordem dos Nutricionistas vem desenvolvendo em estreita colaboração com esta escola que também é a minha.
O projecto Ver para Querer visa, em última análise e de forma resumida, que os alunos comam de forma mais saudável, que os alunos aumentem a sua literacia alimentar, que reduzam, se possível!, para o zero o desperdício alimentar. Iniciado no ano lectivo de 2016/2017, prossegue este ano lectivo, porque um projecto desta natureza não se esgota num só ano, mas, pelo contrário, terá de ter continuidade durante os próximos anos, com outros alunos que todos os anos se renovam na escola, saindo os do 9.º ano de escolaridade, entrando os do 5.º ano de escolaridade, num vai-vem constante, num movimento cadenciado que faz lembrar as ondas do mar constantemente em movimento de aproximação e de recuo.
Ontem foi dia de recebermos várias entidades interessadas em conhecer este projeto.
Assim, pela ARS Norte tivemos a honra de receber o seu Presidente, Dr. Pimenta Marinho, do gabinete de Relações Públicas, Antonino Leite e ainda a enfermeira Paula Duarte, vogal do Conselho Diretivo do mesmo organismo; pela Ordem dos Nutricionistas, a sua bastonária Professora Doutora Alexandra Bento, a Dra. Graça Ferro, vogal da direcção, a Dra. Tânia Cordeiro, a Dra. Ana Frias, assessora da Bastonária e ainda Gustavo Machado, da equipa multimédia da referida Ordem.

Dos trabalhos fez parte uma breve Visita à Escola, mais concretamente ao pavilhão 4 que está a ser intervencionado por diversos professores e pelos seus alunos, é absolutamente imprescindível que os alunos estejam implicados na melhoria de um espaço que é deles, e ainda ao pavilhão central, com especial enfoque na cantina e no bar da nossa escola e que igualmente estão a ser intervencionados, mas neste caso no âmbito deste projecto. Seguiu-se uma reunião com os Órgãos de Gestão da Escola e com a Equipa do Projecto Ver para Querer em que foram apresentados os resultados da intervenção já realizada. Encerramos, como não podia deixar de ser, com um almoço na nossa School Canteen. Ontem a ementa foi constituída por frango assado com batatas alouradas e feijão verde, várias saladas à escolha, sopa de legumes e fruta da época, enfim, o costume, ementa igual a todas as escolas aqui do Norte em que a empresa ganhadora da concessão opera.

Pais, acreditem, come-se bem, diria até muito bem, na cantina da E. B. 2/3 de Amarante.
Perguntem à senhora Bastonária da Ordem das Nutricionistas! Perguntem ao senhor Presidente da ARS Norte!

Nota - Sim, é verdade, para enorme alarido entre os mais pequenos, ontem foi dia de abrirmos as portas da nossa comunidade escolar aos órgãos de comunicação social.
Aqui vos deixo um exemplo:

TVI

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.