quarta-feira, 17 de julho de 2019

A Exaustão dos Professores


A Exaustão dos Professores 

Hoje volto a dar a palavra à professora Lurdes Simões, tal como o fiz em 2014. O seu testemunho é impressionante e, de então para cá, as condições de trabalho dos professores portugueses não melhoraram, muito pelo contrário, pioraram. De quando em vez, os casos estupidamente escandalosos de trabalho dos docentes rompem as barreiras do espesso silêncio que nos amarfanha e chegam à opinião pública.
Nos últimos meses, três docentes morreram em pleno exercício da sua profissão e a FENPROF exige, e muito bem, que o MP averigue as circunstâncias das suas mortes.
Quanto a mim, muito gostaria que cruzassem estas taxas de mortes em exercício com as taxas de suicídio entre os docentes. Alguém as conhece?! Ou estão envoltas no maior dos secretismos? O tema é muito inconveniente e incómodo para um ministério que se diz da Educação?

Parece-me que já estivemos mais longe de poder responsabilizar alguém por assédio laboral.

"Ontem entrei às 8 da manhã e saí às 8:30 da noite, sempre com reuniões contínuas, com um frio de rachar!
O que vi à noite, fez-me pensar se não estaria a ficar louca, potenciado por tanto stress e cansaço!
O meu coração vinha e está partido,!!! Estava muita cansada, tinha sido secretária da reunião da 4h, 11 Deixem-me denunciar e desabafar!
Chorei até casa, de pena, mas essencialmente de raiva, e nojo de quem nos desgoverna!...
Numa das reuniões que tinha, a das 17h 40m, estava uma colega que há muito estava de atestado médico, sabia-se que estava doente e que se queria reformar; em novembro, finalmente, tinha sido substituída por outra!
Pois é, a colega agora em Dezembro voltou a outra Junta Médica que a mandou trabalhar, afinal um cancro no pâncreas, os efeitos dos agressivos tratamentos a que tem sido sujeita, a depressão evidente, o aspeto ….mas certo é que a Junta Médica a deu como apta para todo o trabalho! Aquilo foi o caos, não por ela, coitada, afinal só esteve com a turma uma ou duas vezes, e sempre coadjuvada pela outra colega, a quem durante a semana o MEC calçou os patins! Então ontem lá foi ela desempenhar o fácil cargo de Diretora de Turma do 3º ciclo! A reunião não estava preparada, as notas lançadas, eram para aí uns 15 planos da treta! O resto dos professores do Conselho de Turma, estavam como eu, tudo cansado, e a raiar o desespero, para além da fome frio, cansaço e desalento. Mas uma colega, mais nova, mas que também já passou os 40, foi para o PC e fez um excelente trabalho, não obstante, cada um de nós ajudou e fez o que pode e todos juntos fizemos tudo, felizmente! Até todos nós despenhamos funções de diretores de turma, a custo 0, por solidariedade com a colega!
A colega está capaz de trabalhar, 2º o MEC, afinal ela só tem um Cancro no pâncreas, o mais mortal de todos e uma depressão evidente, aquela hora da noite, mal articulava as ideias ou mesmo palavras, só pedia silêncio... Até para o Carro teve de ir apoiada, em dois ou 3 colegas, pois já nem sequer de equilibrava, na rua estavam -3º, o marido aguardava - a no carro!
PARA MIM ISTO É INDIGNO DA CONDIÇÃO HUMANA, E FOI ESTA MULHER DADA COMO APTA PARA O TRABALHO. Isto, não se faz a ninguém, é cúmulo, haja uma réstia de vergonha nesses pulhas, deixem-nos sobreviver ou morrer com dignidade, não nos sujeitem a isto, somos gente, e não animais como os que a mandaram e deram como apta!
Desculpem o desabafo, mas ainda estou em choque!!!!"


Post retirado daqui.

Fenprof pede que Ministério Público averigue morte de três professores em trabalho

Entretanto, aqui ficam duas notícias de 2018.

Mais de 60% dos professores sofre de exaustão emocional

"É avassalador." 75% dos professores apresentam sinais de exaustão

1 comentário:

Ana Isabel Costa Martins disse...

https://www.facebook.com/groups/690914337777475/permalink/1033088400226732/
COMO DIZ A COLEGA, E MUITO BEM!
DEIXEM NOS SOBREVIVER OU MORRER COM DIGNIDADE!
CORJA DE PALHAÇOS!
EU JURO QUE SE FOSSE COMIGO OU COM ALGUÉM DA MINHA FAMÍLIA OS ESPETAVA NO TRIBUNAL EUROPEU. APRESENTAVA QUEIXA POR VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS! SÓ NÃO ENTENDO PORQUE AINDA NÃO O FIZERAM!
GRANDES CRÁPULAS!!! 😨😰

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.