quinta-feira, 30 de julho de 2020

Perda


Perda

Ontem, Amarante perdeu um dos seus melhores. Era, entre muitas outras coisas, um Médico que estava sempre lá, no seu consultório, de pedra e cal, atendendo os seus múltiplos doentes que sempre soube manter, muitos de uma vida inteira.
É o primeiro médico de que guardo memória, teria eu entre dois a três anos, morava eu na casa que me viu nascer, a dois passinhos do seu consultório - safou-me de uma espinha espetada na garganta que me atrapalhava a vida ao ponto de eu reter o episódio para sempre e de, durante muito tempo, recusar o maravilhoso peixe, qualquer que ele fosse.
Era directo, franco, desconcertante. Era um pilar nesta sociedade local que vamos, paulatinamente, construindo/desconstruindo/construindo. E estava sempre lá. De pedra e cal. Nunca houve muitos assim.
Amarante está incomparavelmente mais pobre. Porque perdeu um dos seus melhores.

E eu, hoje, agradeço-lhe o amparo que me deu sempre que dele necessitei e recordo, mais uma vez, as palavras sábias, de conforto, de Mia Couto - "Nenhuma pessoa é uma só vida".

2 comentários:

Anónimo disse...

Anabela, consegue descobrir a data de nascimento do doutor?

Anabela Magalhães disse...

Sei que tinha 96 anos, nascido que foi nos idos de 1923.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.