quinta-feira, 31 de maio de 2012

Só Boas Notícias

Só Boas Notícias

FMI prepara plano de ajuda a Espanha que pode ascender a 300 mil milhões
Moody’s corta "rating" de nove bancos dinamarqueses

42º Ao Sol - A Escaldar

Águas Refrescantes para Monas Necessitadas - Amarante
Fotografia sei lá eu de quem...

42º Ao Sol - A Escaldar

Era a temperatura que o meu carro marcava agora que saí da escolinha, depois de um dia abaixo de cão em salas impróprias para consumo.
Como a minha semana foi muitíssimo abaixo de cão e tenho a cabeça transformada já em mona... eheheh... vou recuperá-la mandando bugiar muitos, muitas, pessoas, situações, experiências... ainda hoje acordei com umas notícias supimpas que me chegaram via rádio... que país moncoso consegue ser o meu!... e vou mergulhar nesta água azul e transparente que é exactamente como a amo - transparente sem nunca abandonar o azul... ou, se preferirem, azul sem nunca abandonar o transparente.

Mas que raio quererá dizer este diacho de mulher?

E sim, quem tem amigos tem tudo...

Ao Meu Anónimo/ À Minha Anónima

Fotografia Dedicada a Todos os Anónimos Mundiais
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Ao Meu Anónimo/ À Minha Anónima

Parece que me desamparou as duas lojas. Esta e uma das outras. Fez bem. Talvez tenha resolvido seguir o meu exemplo de trabalho e tenha começado a produzir "coisas" úteis ocupando, assim, o seu vazio interior.

Se precisar de explicações simplificadas e básicas sobre como ocupar o seu tempo... disponha dos meus conhecimentos em páginas web, PowerPoint, blogues, planificação de aulas xpto, cumprimento de critérios de avaliação segundo a vontade de quem decide em cada escolinha e com os quais eu nem concordo mas cumpro, interpretação de critérios de correcção dos testes intermédios vindos do GAVE, organização de portefólios, correcção de portefólios, e atenção!, de fio a pavio!, cumprimento integral das aulas, excepto por motivo de força muito maior e ainda assim tentando repor a falta, partilha integral de recursos com quem os quiser e a quem eles não provocarem urticária, elaboração de projectos e, ainda mais importante, operacionalização dos mesmos... até se estiver interessado em aprender a pintar paredes, a cortar mato, a jardinar, a calcetar caminhos nos montes portugueses... disponha das minhas explicações, que lhe poderei dar à distância, apenas à distância de um clique e completamente à borlex.
Calçada portuguesa... que fique bem claro! Relativamente às outras calçadas terá de pedir explicações a gente mais habilitada nas especialidades.

A Palavra a Luís Costa

A Palavra a Luís Costa

Quarta-feira, 30 de Maio de 2012


Autonomia em Lingerie


"Nunca se falou tanto de autonomia. Não há nenhuma decisão ministerial, lavrada num simples despacho ou numa lei pomposa, que não traga este código postal, este salvo-conduto, ou melhor, esta lingerie tão sexy. Quem resiste a tanto charme?
Neste contexto, como em muitos outros, a palavra “autonomia” é perversamente polissémica. É que, de repente, podemos ser levados a pensar que “autonomia” é algo como irmos para um determinado lugar e podermos decidir que caminho seguir para lá chegar. Mas essa miragem é absolutamente frívola, nefanda e deveras perigosa. Isso é como estarmos quase a despir a lingerie à própria autonomia. É… uma espécie de adultério cometido contra o Estado. Quem pensou que “autonomia” seria algo deste género é melhor confessar-se, pois já pecou em pensamento. Voyeurs!
Para o poder político, “autonomia” é… tudo menos aquilo que foi minuciosamente expresso no parágrafo precedente. Toda e qualquer decisão que a escola possa tomar — desde poder comprar fósforos para acender lampiões de S. João até às históricas decisões sobre os toques de campainha, passando pela opção de gastar sabão líquido ou daquele que se escapa das mãos — é, para o MEC, uma extraordinária e mui canora concessão de autonomia. Nesse sentido, nunca, desde o tempo do Marquês de Pombal, escorreram para as escolas tantas enxurradas de autonomia. Ela é tanta que até nos afoga de fartura: os imprescindíveis projetos educativos; os originalíssimos regulamentos internos; os inconfundíveis projetos curriculares de turma e de ano; os planos de recuperação, de acompanhamento e de… coiso; a rara e incomensurável coleção de justificações docentes… O Ministério da Educação apenas decide a parte mais ínfima, quase molecular: a obrigatoriedade de tudo isto, mesmo que as escolas não percebem os seus fundamentos existenciais. Depois… depois… as instituições locais e autónomas de educação têm um oceano de liberdade emancipada para decidirem como operacionalizar tudo aquilo. E ai de alguém do Ministério, ou da Inspeção, que se atreva a meter o nariz em tal affair para espreitar o sedoso frufru da lingerie!
Pelo meio, há aqueles que gostavam de ser dispensados de terem casos com regulamentos internos, com projetos e planos para tudo e mais alguma coisa — que acabam por ser basicamente iguais e igualmente monótonos em todo o lado, mas com milhares de horas de onanismo frustrante — para ficarem com terreno livre para um compromisso honesto com uma proposta minimalista, daquelas que gostam de se sentir em mãos experimentadas, para construir uma relação séria e com fins matrimoniais vitalícios. Esses não se entusiasmam apenas com a lingerie, querem mesmo o seu conteúdo, ao vivo, a cores e a três dimensões.
É, pois, muito natural que haja por esse país fora muita gentinha farta desta autonomia em lingerie, que dança sensualmente diante de nós, mas não nos deixa ir além da Taprobana. Os preliminares têm piada, mas convém que não se façam muito prolongados. Então quando nunca se passa daí… a gente passa-se!"
Nota - Post inteiramente surripiado ao Luís Costa, autor do blogue Dardomeu onde o podem ler acompanhado de música sexy... eheheh... e ainda levam com um bónus fotográfico...

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Lesmas


Lesmas


"São viscosas, gosmentas, feias… repugnantes! Mas não têm culpa, coitadas! Estão ainda muito atrasadas na sua evolução. Talvez ainda precisem de, pelo menos, um milhão de anos para conseguirem ter umas patitas que as retirem do chão e da vida arrastada que levam. Creio que a Terra já não terá esperança de vida suficiente para elas se erguerem. Deus lhes dê conforto, paciência e coragem!

Por... tudo isto me custa imenso a entender como é que outros seres, tão adiante no processo evolutivo, no topo da “hierarquia” animal, rastejam com tanta facilidade e se tornam ainda mais acéfalos e repugnantes do que este pobres bichos. Serão reminiscências do estado larvar, ou essa gente já vai à frente, em marcha acelerada, a caminho do Paleozóico futuro?"
As lesmas também lixam este país...

Estatuto do Aluno

Estatuto do Aluno

Veremos as novidades que trará consigo quando o conhecermos, ao que parece, na próxima semana. Espero que cumpra o que já por diversas vezes foi anunciado, entre outras coisas, o reforço da autoridade dos professores.
Mas num sei...

A Aula da Professora Merkel

A Aula da Professora Merkel

Sem comentários.

Ecos do Flávio Monte na EB 2/3 de Amarante

Ecos do Flávio Monte na EB 2/3 de Amarante

No Blogue da Biblioteca da minha querida Maria Eulália Macedo, um dos meus Norte que sempre me orientará os passos.

Puro Nojo

Puro Nojo

Rússia vetará qualquer iniciativa para intervenção militar na Síria
Síria: Repressão matou mais de 70 pessoas durante visita de Annan

A Escola, o País e o Mundo

Foto enviada por e-mail de proveniência desconhecida
Se alguém me puder dar a informação, agradeço...

A Escola, o País e o Mundo

Tudo está assim. E às claras. No problem! Salve-se quem puder...
Tudo é subjectivo, é tudo uma questão de interpretação.

A Palavra a Nuno Crato

A Palavra a Nuno Crato

Entre outras coisas, sobre a sangria.

Sabeis de quem?



Vídeo surripiado ao Donatien, com os meus agradecimentos...

terça-feira, 29 de maio de 2012

Novidades do MEC - Más

Novidades do MEC - Más

Deixo aqui só uma amostra para os mais distraídos tomarem consciência do que acontecerá no próximo ano lectivo. Sim, as turmas mingarão a olhos vistos... e sim, muitos professores também levarão sumiço...

O documento é da DREN e aconselho a sua leitura atenta a todos os meus leitores.


1 - Cursos de Educação e Formação de Jovens de Nível Básico
1 - A autorização de abertura de novas turmas CEF será limitada e só serão considerados para a sua
frequência os alunos que, entretanto, tenham 15 anos de idade e duas ou mais retenções no seu percurso
escolar.

2 - As turmas deverão ser constituídas por 20 a 25 alunos, desdobrando-se, quando necessário, nas
disciplinas da componente técnica.

Do Professores Lusos

Nojo

Nojo

Esta gente, que fala do alto da sua cátedra não cumprindo aquilo que exige aos outros, só me provoca asco. Ah! E vómitos.

"Christine Lagarde causou polémica ao dizer que os gregos deviam pagar os seus impostos, mas a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI) tem um salário de 372.300 mil euros por ano, a que se juntam outros 66.640 mil de despesas de representação, totalmente livres de impostos, diz o jornal inglês "The Guardian".

Ler mais aqui.

O Rato de Esgoto Volta a Atacar

O Rato de Esgoto Volta a Atacar

O rato de esgoto voltou a atacar, agora no blogue "História 7º Ano" onde eu jamais publicaria um comentário deste teor dado que o blogue em causa se destina unicamente aos meus alunos de 7º ano e eles não têm de se preocupar com semelhante... como lhe chamar... opinião fundamentada?
No Anabela Magalhães sim, cá vem ele para o corpo do blogue
Quanto ao História 7º Ano... temos penas... lá foi ele para SPAM... apenas porque é mesmo de lixo que se trata.
E aqui está ele!

História é uma grande MERDA!!! em 14ª Aula - Grécia - Território, Economia e Sociedade














Anónimo













às 12:31

Inacreditável

Inacreditável

"Dois homens completamente nus, um a comer a cara do outro, não será o tipo de coisa que se espera encontrar na rua, em pleno dia. Mas foi o que viram as pessoas que passavam num dos cruzamentos mais movimentados de Miami. A polícia chegou, ordenou ao canibal que parasse. Como ele continuou a refeição, dispararam. O homem ainda deu mais umas dentadas antes de parar. Com cinco ou seis balas no corpo, não teve outro remédio. Ele morreu, o outro está em estado crítico no hospital, com o rosto desfigurado. A história, que se passou no sábado, ainda não está explicada, mas terá a ver com uma "psicose da cocaína" que fará as pessoas ficarem muito quentes. E pelos vistos, esfomeadas."

Daqui.

Jamé!

Desenho de Rómulo de Carvalho para os Filhos Ainda Crianças

Jamé!

Apreciadora da sabedoria popular, que cito amiúde até na sala de aula, reconheço que há um ditado muito vulgarizado entre nós que eu abomino e que explica muito da situação em que agora nos encontramos.
Se não podes com eles... junta-te a eles?!!!!
Mas é que nem morta!
O meu Norte é o meu Norte.
E esta simplicidade de conceitos não precisa de esquema... ou precisará?
Para além do desenho de Rómulo de Carvalho?! Será?!!!

Livro de Honra - Partilha

Livro de Honra - Projecto História em Movimento - EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Livro de Honra - Partilha

Farta de os ver nos museus e nos hoteis por onde passei durante toda a minha vida, e de deixar o meu rasto em alguns deles, eis que este ano me lembrei de abrir um livro de honra que nos acompanhará o Projecto História em Movimento nas actividades que dele decorram.
Se melhor o pensei, melhor o fiz, que eu sou uma mulher de acção, e eu até tenho destes livros por aqui por casa, usados como álbuns de fotografias em tempos que já lá vão... que agora não as imprimo, e zás, traz, paz, livro de honra aberto... que nos acompanhará os dias na EB 2/3 de Amarante, enquanto eu por lá andar. Ficará como registo, como memória da participação e entusiasmo de uns quantos pelas actividades que por lá se vão realizando no âmbito deste projecto que guarda dentro de si, inteirinho, um Clube de História, o primeiro dedicado a esta área do ensino,, penso eu de que, a funcionar na EB 2/3 de Amarante.
Continuaremos com garra. A menos que nos quebrem as pernas.
E ainda assim manteremos os braços... a terminar em dedos que teclam...

segunda-feira, 28 de maio de 2012

À Atenção da Maria de Lourdes Valbom

À Atenção de Maria de Lourdes Valbom

Maria de Lourdes, não sei como foi que aconteceu... perdi o teu comentário sobre o rato ou rata de esgoto...
Não te importas de o repetir?
Sorry... não foi intencional.

A Palavra a Victoria Grant

A Palavra a Victoria Grant

Sobre desgovernos e bancos. Se até ela percebeu...

Ser Anónimo

Imagem surripiada ao Luís Costa que por sua vez... eheheh...

Ser Anónimo

(Às melgas, com carinho e... desprezo natural!)

Ser anónimo é ser mais baixo, menor
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e andar com inveja
Dos Reis e do Reino de Além Dor!

É ter de mil percevejos ardor
E não saber sequer o que ardeja!
É ter lá dentro um lastro que dardeja,
É ter garras e asas de estupor!

É ter fome, é ter sede de manguito!
Por elmo, as manhãs de couro e serrim...
É o pensar imundo num só grito!

E é odiar, assim, perdidamente...
É ser alma exangue e vida ruim
E dizê-lo, insultando toda a gente!

Luís Costa

Agradeço-te o poema, Luís Costa, genial e inteiramente apropriado ao momento...

Adoro Esses Ratos de Esgoto...

Adoro Esses Ratos de Esgoto...

Há muitos... por aí à solta... ratos e ratas.
Esta música tem dedicatória. É para o meu/minha de estimação... com beijinhos... fofinhos... meus.

Adoro as pulgas dos cães... cagados de pernas para o ar... adoro as pegas e os pederastas que passam... e finjo nem reparar... na atitude tão clara e tão óbvia... de quem anda a enganar... adoro esses ratos de esgoto... como se fossem mafiosos convictos... habituados a controlar...



Nota - Os cagados estão propositadamente sem acento.
Que fique bem claro que eu não gosto de desinformação.

Anónimos - Ratos de esgoto

Anónimos - Ratos de Esgoto

Andam por aí também nos blogues, destilando fel. Incapazes de se erguerem para emitirem opiniões fundamentadas, incapazes até de formularem opiniões quanto mais de as sustentarem olhos nos olhos, entram-nos pelos blogues adentro a coberto do anonimato e tentam fazer de nós a imagem deles reflectida nos seus espelhos. Não conseguirão.

Este é o texto de um rato de esgoto, ou, se preferirem, de uma minhoca que me chegou agorinha mesmo aqui. Venham mais. Todos terão lugar de destaque aqui no Anabela Magalhães. Até pode ser que se descubra o IP... do PC... eheheh... ihihih... ohohoh... ahahah... uhuhuh... e pum!

"E que diferença faz a uma pseudolutadora como a professora Anabela Magalhães, que haja esta diferença? Movimenta-se de forma contorcionista nestes meios, a pensar na sua vidinha. No tempo em que estamos há muito quem faça essa opção mas quem tem telhados de vidro não atira pedras. Com esta postura, Nuno Crato representa muito bem os professores."

Nota - Este comentário não é nada que eu não estivesse à espera... só espero que não venha... pois, ainda não sei...

Refúgio - Estratégia de Sobrevivência


Página Digitalizada de Portefólio de Aluno Muito Criativo

Refúgio - Estratégia de Sobrevivência

Uma das minhas estratégias de sobrevivência neste mundo cão, que não vai chegar apenas porque já chegou, é o refúgio no meu dever sagrado de trabalho para com os meus alunos.
Por eles procuro fazer o melhor que posso e sei, procuro dar o litro, trabalho que nem uma doida e, espanto dos espantos!, amo o que faço.
Estou na fase de correcção dos seus portefólios, para além dos testes, claro está!, que a avaliação dos alunos é complexa e exige muito trabalho. Um dos maiores, em tempo exigido para o seu cumprimento, é, sem dúvida esta da correcção dos portefólios, de fio a pavio, que eu não sei fazer de outra forma. Os portefólios valem 10% das avaliações de todos os alunos de História do 3º Ciclo da EB 2/3, os critérios de avaliação são públicos e podem ser consultados por quem o entender fazer e por mim são cumpridos escrupulosamente não conseguindo eu olhar para eles, para os portefólios, e atribuir uma nota assim a olhómetro... muito embora o meu olhómetro até funcione bem.
Pois ando na correcção dos portefólios e de novo deliciada com o que os meus alunos escrevem e, espanto dos espantos! muitos fazem questão de cumprir!
Neste mundo cão em que nos movemos, entre adultos baralhados, confusos, maldosos, desonestos, nojentos mesmo... basta escutar um noticiário qualquer, num qualquer dia da semana, em notícias que nos chegam daqui e do Mundo, para nos apercebermos que a palavra dita não tem qualquer valor e que já é considerado normal, por muitos, o desfasamentos entre o Verbo e a Acção, para estar consciente que trabalhar com os meus alunos, nas idades em que eles estão, é para mim uma bênção.
Pegar num portefólio e ter a oportunidade de ler isto e isto e isto é para mim tão mas tão gratificante no contexto em que hoje me movo que gostaria de aqui lhes deixar o meu agradecimento.
E é certo que, sem eles, eu não existiria profissionalmente falando...
Agradeço-vos a autorização para publicar os vossos textos no nosso blogue de trabalho, no História 7º Ano.
Obrigada, alunos meus! Estamos a crescer juntos. E daremos o máximo. Porque o mínimo é para os cobardes.

domingo, 27 de maio de 2012

O Que resta?

O Que Resta?

"(...) O que resta?
A coerência e capacidade individual para não ceder aos abusos e à conveniências da vidinha.
Resta pouquíssimo, portanto.
Mas pode ser que, do fundo do buraco (que ainda nem chegou) se consiga reerguer algo."


Espantalhos

Espantalhos

Espantalho polémico foi mandado retirar por espantalho triste.
E aqui estamos nós, saltando de espantalho em espantalho... de espantalho em espantalho...



Vídeo surripiado ao Guinote.

Trabalho

Menina Que É o Que É - Espanha
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Trabalho

Se a minha manhã se cumpriu de café curto tardio... eheheh... que eu ao Domingo gosto de dormir até acordar..., conversa produtiva e fervilhante de ideias e acções a propósito da Igreja de S. Domingos e do seu funcionamento com o espaço museológico adjacente, cuja abertura está quase a efectivar-se, a tarde do meu 7º dia, o tal do descanso... eheheh... que tédio!... já foi e continuará a ser dedicada ao trabalho que se iniciou a meio da tarde. Primeiro postei aqui. Depois fui a correr postar ali... apenas porque não posso abandonar os meus filhotes à sua sorte e sim... ainda me falta o do meio... aquele que nasceu para ser dinamizado a quatro mãos e foi dinamizado aqui unicamente com as minhas duas, bem sei que elegantes, fortes e decididas, apesar de tudo mamã! e que produzem como o raio que as parta de tão irrequietas que são.
Cada um sabe de si. Eu sei de mim. Mas também sei que não estou só. Muito embora cada vez me sinta cada vez mais isolada, profissionalmente falando... sim... bloggers... andamos por aqui e por ali...

Rómulo de Carvalho e a História... Com Um Cheirinho a Geografia

 
Páginas Digitalizadas do Livro "As origens de Portugal"

Rómulo de Carvalho e a História... Com Um Cheirinho a Geografia

Tenho pena de não o ter conhecido pessoalmente. Tenho pena de não ter sido sua aluna pois por certo tal facto teria sido extraordinariamente enriquecedor da minha vida pessoal e profissional, que uma não existe sem a outra nem em perspectiva próxima.
Cheguei ao livro "As origens de Portugal - História contada a uma criança" pelas mãos da directora da minha escola que me entregou o livro para colher a minha opinião sobre ele, uma vez que eu sou de História e ela tinha ficado encantada com o conteúdo. Eu só lhe tenho a agradecer o gesto.
Rómulo de Carvalho, autor deste livro, escrito e ilustrado algures pelos anos quarenta, não com o intuito de ser publicado mas apenas e tão só para contar a história das nossas origens aos seus filhos, é uma obra deliciosa na simplicidade das explicações dos conceitos, muitas vezes ilustrados com belíssimos desenhos e até um castelo para montar, peça a peça depois de recortado.
A edição é da Fundação Calouste Gulbenkian, data de Março de 2006, a tiragem foi de 3 mil exemplares... ainda restará algum? e aconselho-o vivamente aos meus leitores, professores, pais, alunos, mais novos ou mais velhos... é que este livro pode ser ponto de partida para outros trabalhos, para outros voos... seja em que disciplina for... basta querer.

sábado, 26 de maio de 2012

Matriz Curricular - Grelhado 3º Ciclo

Matriz Curricular - Grelhado 3º Ciclo

Porque grelhados estamos nós todos, e eu estou sem pachorra, aqui fica o grelhado analítico do Professores Lusos apenas com o comentário que me ocorre - raios partam os políticos!

Eco-Marcha

Eco-Marcha - Margem Esquerda do Tâmega - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Eco-Marcha

Excelente! Apesar da chuva que teimou em aparecer e que por vezes foi caudalosa.
A organização ficou a cargo, como sempre, da Associação de Pais da EB 2/3 de Amarante e foi impecável. Pena que tenha aparecido tão pouca gente para cumprir um percurso belíssimo, tendo por companhia quase permanente o belíssimo Tâmega.
Parabéns a todos quantos colocaram a iniciativa de pé e nos colocaram a andar a pé, um dos desportos radicais que eu pratico com gosto. Foram 9/10 quilómetros?
Venha a próxima!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Última Hora

Última Hora

Tribunal considera inconstitucional regra que impediu progressão de professores

Nem sei se não serei uma das afectadas...

Última Hora - Matrizes Curriculares

Última Hora - Matrizes Curriculares

Ver aqui.
Diferente do que estava inicialmente previsto.
A barracada vai ser grande...

"No 2º ciclo nas Línguas e Estudos Sociais (Português, Inglês e História e Geografia de Portugal) de 12 tempos, em cada ano, dados como definitivos por este MEC em Março passa-se para 10! Na Matemática e Ciências de 9 passa-se para 7, em cada ano! Ou seja, menos 8 tempos, no 2º ciclo, com esta habilidade!

No 3º ciclo no Português de 5 tempos, em cada ano, dados como definitivos por este MEC em Março passa-se para 4! Nas Ciências Humanas e Sociais (História e Geografia) perde-se um tempo por ano, assim como na Matemática e nas Expressões e Tecnologias (Educação Visual, TIC, Oferta de Escola e Educação Física)! Ou seja, menos 12 tempos, no 3º ciclo, com esta habilidade!

No total esta habilidade reduz 8+12+11=31 tempos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Isto tudo sob a capa da autonomia. Haja seriedade!

Actualização (às 16 horas): Não deixa de também ser engraçado verificar que o MEC não mexeu no tempo máximo a cumprir, em relação às matrizes pseudo-finais de Março!"

O Que É isto?

Depois - Incompreensível
Antes - Cartaz Fabuloso
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

O Que É Isto?

Não sei o que é isto. Não o entendo. Sei que hoje entrei na Escola e fiquei chocada. O meu primeiro pensamento foi para o Antero, o segundo para o Gabriel. À entrada deparei-me com um cartaz que foi muito belo à nascença e que está agora feito num oito. Decididamente sem o dedo incontornável, prodigioso e perfeitamente identificável do Antero.
A obra do Antero de Alda, realizada a pedido do Gabriel Vilas-Boas, e por ele também paga com dinheiro do seu bolso, tal como já me aconteceu a mim com os cartazes das actividades do História em Movimento... a escola não tem dinheiro e patati e patatá... a Obra... foi-se. E com isto lá se foi um cartaz, propriedade intelectual do seu autor que eu já tinha dito ao Gabriel que guardaria religiosamente aqui em casa com a finalidade última de, um dia, acumulados uns quantos, organizarmos uma exposição dedicada a este Artista que, por acaso ou talvez não, também é Professor. E é que tudo poderia ter sido feito de forma amovível... mas não foi...

E veio-me à memória o abuso de pegarem nas minhas fichas formativas de 7º ano, partilhadas aqui, propriedade intelectual minha, feitas com o meu suor, e apagarem a autoria que as timbra em nota de rodapé com papel porcamente cortado à tesourada e colado por cima do meu extenso nome e entregarem-nas assim aos seus alunos, com a autoria apagada, anulada. Porque é importante anular o trabalho dos outros, apagá-lo, fazê-lo desaparecer, dar-lhe sumiço. E não que eu negue esse auxílio a quem dele precisa, a quem não as pode ou não sabe, ou mesmo não quer fazer... mas, primeiro, pede-se. E eu, à época, jamais diria que não...
É apenas uma questão de respeito pelo próximo porque isto não pode ser uma selva onde vale tudo até arrancar olhos. Não pode. Muito menos a Escola.
E a Escola está um lugar estranho... não me revejo neste não saber fazer, nesta falta de cortesia, neste passar por cima do outro...

A Palavra ao Padre Mário Oliveira

A Palavra ao Padre Mário Oliveira

Este é apenas o Padre de quem eu ouço falar desde a minha infância, já antes do 25 de Abril, muito à socapa e em segredo. Preso duas vezes pela PIDE, escutando as suas sábias palavras percebereis rapidamente o enquadramento e a dimensão maior do Homem.
Admiro-o. Escutem-no aqui, a propósito do lançamento do seu livro "Evangelho de Jesus". A entrevista é imperdível. É a primeira peça, à direita no site. Esperem só uns segundinhos para carregar...

Novas da ESA



Novas da ESA

Não se esqueçam - Amanhã a Ciência estará na rua, mais concretamente no Largo de S. Gonçalo, em pleno umbigo amarantino.

A imagem não faz justiça à beleza do cartaz... mas foi o que se pôde arranjar, como o outro, o do teatro... impresso, digitalizado... estarei a ser trenga, Júlio Cunha?

E eis que me veio à lembrança... estará o tipo na página da ESA?
Estava. Eheheh...

Testes Intermédios

Testes Intermédios

"A derradeira medida de um homem não é onde ele se coloca em momentos de conforto e conveniência, mas onde ele se posiciona em momentos de desafio e controvérsia."

 MLK

Thanks, Miguel Rubim!

A Via Láctea e o Teide

A Via Láctea e o Teide

Conheço os dois mas confesso que nunca os tinha visto neste esplendor de beleza de areias que chegam através de um céu surreal... o bailado improvável das núvens...
Deliciem-se.



Nota - Agradeço o envio desta prenda preciosa à Zé Rua... de Geografia... claro!

O Fingidor

O Fingidor

Fui ver a peça de teatro "O Fingidor", encenada pelo professor António Costa, ao Colégio de S. Gonçalo, colégio onde dei os primeiros passos de escola, cinco anos da pré à 4ª classe, isto no tempo da outra senhora, tempos que me marcaram, pela positiva, pelo rigor e disciplina exigidos. Não vou lá muitas vezes, é certo, mas normalmente quando regresso é agora para viver acontecimentos felizes.

Que posso eu dizer mais para além de que venho deveras impressionada com a qualidade do trabalho gigantesco que foi desenvolvido por toda a equipa que hoje subiu ao palco?
Que posso eu dizer mais para além de expressar a minha enorme admiração por todos os actores e actrizes que hoje tive a feliz oportunidade de observar?
Que posso eu dizer mais para além de expressar o meu espanto pela força que irradia da locomotiva chamada António Costa, Professor na verdadeira acepção da palavra?
Sim, posso ainda referir-me ao discurso lúcido, honesto, marcante, feito de Valores, reconhecido e incentivador do Padre Clemente, que não poupou elogios a alunos, pais... e que dirigiu palavras de reconhecimento, mais do que merecido, ao António!
Parabéns a todos. Ao António, resta-me agradecer o convite... pois sem ele não teria ido hoje ao Teatro e sem ir a minha vida ficaria mais pobre.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Novas da Educação

Novas da Educação

Muitas novidades... parece... no final veremos se não é muita parra e pouca uva...
Como estou estoirada depois de um dia a dar teste, a corrigir portefólios e a fazer o mais que é necessário na escolinha, e estou que nem posso, deixo aqui o link para quem for curioso.

O Fingidor


O Fingidor

Recebi o amável convite do encenador António Costa, estimado colega professor de Português do Colégio de S. Gonçalo e não faltarei apesar de ter de fazer uns ajustamentos na minha vida particular para conseguir estar presente. Vou imbuída de curiosidade e expectante. Sei que não vou sair defraudada.
Resta-me apenas pedir desculpa pela qualidade do cartaz, belíssimo, mas é que o dito estava em formato não admitido pelo blogue e, como tal, restou-me contornar a situação imprimindo e digitalizando a imagem... enfim... foi o que se conseguiu por aqui...
Agradeço-te o convite, António! Muito.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dulce Pontes Com Dedicatória

Dulce Pontes Com Dedicatória

A prenda chegou-me directamente de França, através de um link vindo via facebook e enviado por um querido aluno que tive dentro de uma sala de aulas, há uns bons anos, integrado numa turma de CEF que me deu bastante que fazer no meu último ano de ESA. À época, dediquei-lhe um post aqui no Anabela Magalhães, impressionada que fiquei por uma atitude sua, muito digna e plena de honestidade. Passados todos estes anos, e emigrado em França, estão tantos lá fora!, mantemos um contacto estreito, via chat do face, bendito que serves para coisas úteis!, e a cada passo dou por mim a aconselhar este miúdo, agora já quase homem feito, como se de um filho se tratasse. Há relacionamentos assim, estreitos estreitos que, a cada passo, se estabelecem entre professores e alunos, neste caso entre esta professora e este aluno e que, vá lá saber-se o porquê, extravazantes dela perduram para a vida.
Hoje, talvez munido de antenas parabólicas, enviou-me uma música belíssima da Dulce Pontes e, depois de uma troca rápida de palavras com ehehehs pelo meio, despediu-se de mim com um "beijinhos professora adorada" e eu, confesso, enrosquei-me nas suas palavras carinhosas... parece que adivinhou lá longe, a milhares de quilómetros de distância, que eu estava a precisar tanto delas...
É que quando os pares falham, Anabela Maria, não te esqueças nunca que terás sempre os ímpares... e que são eles a única razão da tua existência profissional.

Beijinhos, aluno adorado... e obrigada! Nem consegues imaginar o quanto te estou agradecida por fazeres o meu dia terminar assim.



Antero de Alda

Cartaz - Encontro com o Escritor Flávio Monte - EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Antero de Alda

Não são todas as escolas que se podem dar ao luxo de possuir, entre o seu corpo docente, um Antero Pereira e um Antero de Alda!
Pois a EB 2/3 tem a sorte de possuir os dois.
Em três tempos, o Antero realizou o pedido do Gabriel... Anterinho... outro... eheheh... preciso mesmo de um cartaz para terça-feira... ai meus deuses que me dás tão pouco tempo e isto não é assim... é preciso tempo para pensar, para errar, para corrigir... ai meus deuses que isto não pode ser assim... não pode... mas foi.
E o cartaz, belíiiiiiiissimo, lá estava a horas, a receber alunos, funcionários, professores, abrilhantando a entrada da nossa escola, abraçando o Luís Costa e o Flávio Monte que, tal como o Antero, não cabe em um... eheheh...

Sou de opinião que os docentes que se destacam pelo seu trabalho criativo e de qualidade, dentro de uma escola, deviam ser acarinhados e estimulados pela positiva... para que não se corra nunca o risco, muito real, de estes, fruto de decisões ponderadas e amadurecidas, se retraírem para os seus "casulos", cansados de levar porrada dos "outros".
Hoje em dia estamos melhor. Os "outros", hoje vou-lhes chamar assim... eheheh... que está sol e eu hoje sinto-me particularmente aliviada e feliz, até podem dar porrada tentando calar a voz que sai franca e com nada a esconder, amarfanhar a criatividade tentando parar os que arriscam e avançam mesmo correndo o risco de errar, abastardar até... mas, uma coisa é certa, não terão êxito. Porque os "casulos" desta gente feliz passaram a ser o Mundo por inteiro e escapam definitivamente à pequenez de um mundo medíocre de tricas e dicas que queimam pestanas e tempo, esse bem precioso que, bem gerido, rende milagres.
Hoje a criatividade e o trabalho das pessoas que são locomotiva em qualquer lado do planeta, sim disse bem, em qualquer lado do planeta!, docentes incluídos!, está bem patente em trabalhos partilhados, generosamente, na Internet. O seu trabalho está à solta... para quem o quiser agarrar e a generosidade desta gente não tem limites, não conhece barreiras, não tem amarras.
Avançaremos. Apesar da mediocridade.

Nota - Outro sítio do Antero de Alda... sublime... espreite aqui... os dias todos iguais... esses assassinos...

Recrutamento de Engenheiros para a Bélgica

Recrutamento de Engenheiros para a Bélgica

Necessidades - 5 mil
Aproveitem se forem capazes!

A Palavra a Santana Castilho

A Palavra a Santana Castilho

A dislexia das crianças e a dislexia dos que mandam


1. O júri nacional de exames (JNE) recusou que a uma aluna de 14 anos fosse lido o enunciado do exame a que se submetia, obrigatoriamente. A aluna é disléxica. A leitura era prática seguida há anos. Aparentemente, a questão resume-se a saber se a um aluno disléxico devem ou não ser lidos os enunciados dos exames. O JNE diz que não. Os especialistas dizem que sim, pelo menos em casos determinados, dependendo da dificuldade do aluno. No caso em apreço, a escola da aluna recomendou a leitura. A terapeuta que a assiste também, aliás secundada pela respectiva direcção regional. Alega o JNE que os alunos disléxicos têm uma tolerância de 30 minutos relativamente ao tempo de duração das provas e são classificados segundo regras concebidas para que as suas limitações não se reflictam no resultado final. O JNE invoca uma generalização de abusos quanto a condições especiais, que se tornaram regra para alunos disléxicos. Da literatura disponível sobre a matéria inferem-se factos, a saber: a dislexia é uma limitação do foro neurológico, com diferentes graus de gravidade; uma dislexia moderada pode dispensar a leitura do enunciado dos exames, mas uma dislexia severa não; assim, alguns disléxicos podem cognitivamente dominar um saber e prová-lo se interrogados oralmente, embora não consigam entender ou sequer ler a pergunta, se esta for formulada por escrito. Num exame de Matemática, por exemplo, mede-se um conhecimento específico que um aluno pode deter em grau máximo, apesar da sua dislexia severa. Mas não o conseguirá provar se as questões estiverem escritas. Num exame de Português, o mesmo aluno pode ter uma fina capacidade de interpretar um texto complexo que lhe seja lido. Mas não entenderá coisa alguma se for obrigado a lê-lo. Pode o Estado certificar proficiência em leitura a um aluno com uma dislexia severa? Não. Mas não pode deixar que a limitação do aluno se reflicta noutras áreas do conhecimento, somando à respeitável penalização da natureza humana com que aquele aluno nasceu, outra penalização, desta feita nada respeitável. Porque entre o tempo em que se fechavam em galinheiros crianças deficientes e hoje houve um percurso, embora a tónica esteja agora posta em retrocessos a que chamam progressos. Não é redundante, por isso, recordar a alguns disléxicos que mandam que estão para breve mais exames a que se submeterão mais alunos disléxicos, com níveis de conhecimento que nunca poderão demonstrar se os econometristas da moda persistirem em confundir velocidade com toucinho, uma recorrente dislexia política dos tempos que correm.
2. Passos Coelho e Miguel Relvas, que se saiba, não são disléxicos, por via neurológica. Mas dão sinais preocupantes de dislexia política. As afirmações do primeiro sobre a ventura feliz que o desemprego constitui, demonstraram uma profunda incapacidade de leitura do drama social dos portugueses desempregados. E a censura cínica que lhes dirigiu por preferirem ser assalariados a “empreendedores” (ele que, no curto tempo em que desempenhou alguma actividade produtiva se acolheu prudentemente ao Estado e a Ângelo Correia) mostra que não sabe, também, ler dados estatísticos. É que, se por um lado Portugal é o quarto país da OCDE que mais empresários tem, por outro, três quartos das empresas criadas ficam insolventes nos primeiros anos de actividade. Se esta dislexia for recuperável, perceberá um dia, tarde, que as causas do desastre, a que ele chama sorte, são outras. Começando por ele e pelo seu pensamento fundamentalista, socialmente darwinista.
Quanto ao homem do avental, ele que ousa dissertar sobre “jornalismo interpretativo”, acometido que parece de dislexia político/comunicacional (que generoso estou, não falando de pulsões chantagistas), avanço propostas terapêuticas para a interpretação do “texto”, que qualquer assessor lhe pode ler:
- Diga, em adenda à carta que dirigiu à Entidade Reguladora para a Comunicação Social, se sim ou não ameaçou a jornalista Maria José Oliveira com a publicação de dados sobre a sua (dela) vida privada.
- Diga, do mesmo passo, como saneia uma aparente contradição, quando depois de garantir que conheceu o ex-espião Jorge Silva Carvalho depois de Março de 2010, referiu na Assembleia da República ter dele recebido um “clipping” reportando uma visita de Bush ocorrida … em 2007. Esclareça se era habitual Silva Carvalho fazer “remakes” do “Canal História”, via SMS.
Claro está que isto é retórica de escriba. De escriba que expôs ao ministro Relvas, acabado de empossar, uma estranha “dislexia”, que continua por tratar ou explicar. Ainda os casos Nuno Simas e Pedro Rosa Mendes vinham longe.
Post inteiramente surripiado ao Luís Costa, do Dardomeu.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Novas da Parque Escolar

Novas da Parque Escolar

ESA com as obras paradas por falta de pagamento. Baião igual.
Confesso, sempre me pareceu milhão a mais...

Testes Intermédios

Testes Intermédios


Para quem anda, se alguém anda, a fazer habilidades na correcção dos testes intermédios de História, habilidades conscientes ou inconscientes, aconselho a consulta da documentação do GAVE para o ano de 2011/2012, para a referida disciplina, que aliás está na posse de todos nós, na minha está e em papel!, no site que transcrevo.
E que fique aqui muito claro que eu não tenho nada a ver com correcções de testes intermédios, este ano.
Para quem não leu o que devia ter lido e que está algures no site linkado aqui fica o que me interessa destacar neste post:
Carago! Que isto é complicado de interpretar de carago! É que é de uma interpretação tão complexa que até dói!
Será que é preciso fazer um esquema deste labirinto complexo que é a exigência de análise dos documentos?
Página 3/4 do GAVE

Testes Intermédios

Testes Intermédios

"Os testes intermédios, realizados pela primeira vez no ano letivo de 2005/2006, são instrumentos de avaliação disponibilizados pelo GAVE e têm como principais finalidades permitir a cada professor aferir o desempenho dos seus alunos por referência a padrões de âmbito nacional, ajudar os alunos a uma melhor consciencialização da progressão da sua aprendizagem e, complementarmente, contribuir para a sua progressiva familiarização com instrumentos de avaliação externa."
Citação extraída do GAVE com sublinhados meus.
E agora os meus comentários:
Aferir?! Kakakakaka... sou eu a rebolar a rir... 
Por referência a padrões de âmbito nacional?! Kakakakaka... sou a rebolar a rir de novo...
Está comentado. E mais não digo.

Hoje Queria Ser Um Grito Vermelho...

Grito Vermelho Encriptado - Chefchaouen - Marrocos
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Hoje Queria Ser Um Grito Vermelho...

Hoje queria ser um grito vermelho... num mar azul...

E sim, esta é a minha mensagem encriptada de final de tarde.

Lisboa em Destaque

Lisboa em Destaque

Um orgulho. Na Time e USA Today.
Turistas, venham!

EDP pode desistir das barragens de Fridão e Alvito

EDP pode desistir das barragens de Fridão e Alvito

São excelentes noticias aquelas que hoje soube pelo Delfim Carvalho, da Amarante TV, em serviço na EB 2/3 de Amarante - A EDP pode desistir das barragens de Fridão e Alvito! Pois que desista e só lhe digo que já vai tarde.
Yupi! Estamos todos de parabéns! Todos quantos, mais ou menos, nos empenhamos para que estas famigeradas e obscenas construções não vissem nunca! a luz do dia.
Neste dia, quero deixar a minha admiração por um indivíduo, José Emanuel Queirós, de seu nome, por acaso meu irmão, que nunca deixou de lutar e de defender esta causa, com prejuízo do seu sossego... um sobrevivente da pequenez de muita gente que habita o meu burgo e que para mim funciona como um exemplo de cidadania responsável e interventiva a seguir.
Mas muitos outros há! Sem os conseguir nomear a todos não quero deixar de agradecer ao meu aluno... eheheh... na verdade ex- aluno... Ricardo Pinto, que, nesta hora de alegria, não deixou de a partilhar comigo e se lembrou desta sua velha professora.
Ah! E Aires... que alívio... o teu rio...à porta de casa... intocado...
Agradecida a todos. Aguardemos a efectivação da coisa!

Luís Costa e Flávio Monte

Luís Costa e Flávio Monte na EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Luís Costa e Flávio Monte

Vieram os dois e, tal como eu já tive oportunidade de dizer, a actividade, pensada ao detalhe pelo professor Gabriel Vilas Boas, obrigada Gabriel!, decorreu conforme o previsto.
Tivemos poesia do Flávio Monte e até do Luís Costa, lida por alunos, tivemos um número de imitação, um aluno da EB 2/3 imita o nosso Presidente da República e o Pedro Abrunhosa e foi o que fez, muito bem, diga-se de passagem!, os meus parabéns sinceros pelo número pleno de sentido de humor e ironia!, a Escola plena é a Escola que se vive em Liberdade Responsável, e tivemos, acima de tudo, a possibilidade de beber as palavras sentidas e profundas do prosador/poeta, transmontano de alma e coração, que nos deixaram a pensar sobre múltiplos assuntos da Vida, de uma Vida que se quer plena e não um simulacro sabe-se lá de quê, até sobre a importância dos blogues, ou não fosse ele, para além de tudo o resto, um blogger experimentado!
Como explicar que "A Aula" foi extraordinária? Que o diálogo estabelecido entre alunos e poeta foi profícuo, riquíssimo, feito de alunos atentos que beberem as suas palavras com avidez?
Obrigada, Luís Costa! Obrigada Flávio Monte! Pela vossa generosidade e partilha que nos tornou, hoje, pessoas mais ricas... daquela riqueza que não se pesa, não se mede, não se vê, não se apalpa... mas que se sente, olá se sente!!
Ai como eu amo gente assim que se entrega e que se dá de alma e coração...

Nota - Como esteve presente a Amarante TV, logo que possível partilharei a reportagem e a entrevista do Luís Costa/Flávio Monte com os meus leitores.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Testes Intermédios

Auto-Retrato - Eu no Meu Mundo - Itália
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Testes Intermédios

Ecos do meu post no Profblog.
Agradeço-te a atenção e a ampliação, Ramiro Marques! É que o tema está na ordem do dia e, nalguns casos, cheira mal.

ESA - A Ciência vai à rua

ESA - A Ciência vai à rua...

A Eugénia Timóteo pediu-me a divulgação desta actividade e eu assim a faço de imediato. Garanto-vos que não faltarei à "Ciência vai à rua" até porque só posso aplaudir esta saída de professores e alunos dos redutos da ESA. Gosto disto. Gostaria de ver a Escola mais vezes fora da Escola, mais próxima da comunidade onde se integra, ou deveria integrar, por inteiro.
A expectativa é grande, confesso... e até o Domingos Costa deu a sua ajuda, preciosa, à distância... mas o que é isso da distância se temos todos os contactos à distância de um clique?
Bom trabalho a todos, alunos e professores! No Sábado, lá estamos!

"O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais da Escola Secundária/3 de Amarante executará uma mostra lúdica, cultural e educativa, denominada “A Ciência vai à rua”, com o objetivo de divulgar à comunidade as atividades realizadas na escola a nível das ciências experimentais, levar a escola à comunidade, promover as ciências experimentais e a cidade de Amarante.
Esta atividade decorrerá no “Largo de S. Gonçalo”, no dia 26 de maio, sábado, entre as 10.00h e as 17.00h com o seguinte programa

10.00h – 17.00h – Atividades experimentais de Biologia, Energias Renováveis, Física, Geologia e Química
                            - Aplicações em Tecnologias de Informação e Comunicação
                             - Workshop de Gastronomia Molecular
                             - Workshop de queijo
11.00h e 15.00h – teatro – “Breve história da Química” da autoria da Dra. Regina Gouveia e música e poesia – breve homenagem ao cientista Rómulo de Carvalho e poeta António Gedeão

Neste âmbito, gostaríamos de contar com a vossa presença e contributo na divulgação da atividade.

A Coordenadora do Departamento - Eugénia Timóteo

Nota - Ainda não consegui postar o cartaz... mas não desistirei!

CEF - Novidades

CEF - Novidades

"As turmas de CEF deverão ser constituídas por 20 a 25 alunos, podendo-se desdobrar em dois grupos nas disciplinas das componentes técnicas."

Flávio Monte e Luís Costa

Fotografia sei lá eu de quem...

Flávio Monte e Luís Costa

Amanhã estarão por cá os dois... eheheh... por terras amarantinas, pelas 10 horas, na Biblioteca Maria Eulália Macedo, a Biblioteca da EB 2/3 de Amarante. A actividade está preparada ao pormenor, tanto quanto se pode preparar ao pormenor uma actividade desta natureza intercalada com as aulas, sempre prioritárias, off corse! O grande obreiro da "cilada carinhosa" foi, sem sombra de dúvida, o Gabriel Vilas Boas e, estou certa, os seus alunos apreciarão e beneficiarão desta experiência única que a Escola deve/tem de proporcionar aos seus habitantes/alunos, abrindo-lhes portas e janelas para o mundo, escancarando-as, deixando entrar a Natureza toda...
Estamos preparados para os receber carinhosamente e penso que eles não deixarão de o notar... o carinho... e já agora, também a admiração.
E vocês, Flávio Monte e Luís Costa, estarão já prontos para nós?

Oportunidade de Emprego - Noruega

Oportunidade de Emprego - Noruega

Informe-se aqui.

Exemplar

Exemplar

Tanto faz! Salve-se quem puder! A vergonha oficializada.
Vai-se a ver e foi a Margarida Moreira que escreveu... não foi?
Pois não...

Amarante - Novas do Doce Conventual

Amarante - Novas do Doce Conventual

A aposta é seguir o caminho do pastel de nata... internacionalização!
Eu acho bem!

domingo, 20 de maio de 2012

Testes Intermédios

Testes Intermédios

Considero-os uma aberração pela perturbação que criam aos alunos, meses a fio durante um ano lectivo sujeitos a eles, e pela perturbação que criam ao funcionamento das escolas, realizados que são em horário lectivo e lá vão mais não sei quantas aulas, às várias disciplinas, para o galheiro.
E depois temos o problema da correcção dos mesmos, interna, do meu ponto de vista profundamente errada. Porque, perante o facto de os resultados serem comunicados para o MEC, e serem conhecidos na comunidade escolar, haverá sempre quem queira fazer boa figura e adopte uma atitude muito maiiiis condescendente perante os critérios de correcção que nos chegam do GAVE. E depois também há aqueles que os seguem escrupulosamente, independentemente da figura que os seus alunos farão e isto, como está bom de ver, faz toda a diferença nos resultados finais.
Uma coisa é certa, eu não devo adoptar uma postura num ano para no ano seguinte fazer exactamente o seu contrário e a minha interpretação dos critérios deve ter exactamente o mesmo rigor.

É claro que tenho uma sugestão para acabar com este simulacro/embuste de aferição - façam-se exames finais, sem perturbar a vida escolar interna dos alunos, sem perturbar o funcionamento das escolas e distribuam-se aleatoriamente os testes para correcção que deverão ser corrigidos sempre, mas sempre, a coberto do anonimato.
Fiz-me entender?

sábado, 19 de maio de 2012

Doçaria e Trabalho

Doçaria Conventual Regional de Amarante - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Doçaria Conventual e Trabalho

Visitei a Feira da Doçaria Conventual de Amarante durante a manhã de hoje e testemunho, aqui e agora, que este ano a dita cuja está muito mais caprichada do que em anos anteriores. Não é que estejam muiiiiitos expositores... talvez até já tenham estado mais... mas a verdade é que quem expõe este ano apurou a imagem e nota-se, de facto, mais cuidado em agradar visualmente à clientela, muita, que circulava pelo espaço, belíssimo, dos Claustros da Igreja de S. Gonçalo. É que convém não esquecer que o pessoal encanta-se primeiro pelos olhos e só depois pelo paladar.
Gostei francamente da feira. E Amarante precisa desta e de muitas outras feiras, actividades, pólos de interesse... Amarante precisa, urgentemente, de captar visitantes...

Quanto ao trabalho, esse tem sido muito e tem-se acumulado, um dia destes postarei sobre essa idiotice dos testes intermédios mas hoje não será, e isso fez com que o meu trabalho se acumulasse e eu sem o conseguir escoar de entre dedos, de entre mãos... como gostaria...
A tarde de hoje foi reservada ao trabalho no História 7º Ano, à postagem da Aula 28... ena, pá! que tantas!... pois já tinha alguns alunos a baterem-me ao ferrolho no face.... professora, professora... e a aula...
Pois já lá está, com vídeos seleccionados e tudo! Ufa! Ufa!
O problema, ou talvez não, é que a seguir há mais.

O Coiso

O Coiso

A minha homenagem ao ministro coiso. E sim, temos de ultrapassar esse coiso.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Novas dos Megas

Novas dos Megas

Sairam e já são oficiais. Por aqui ficou tudo tal como previsto e já anunciado - dois megas agrupados que resultam de quatro agrupamentos anteriores e a ESA não agrupada.
Confirme aqui os megas da sua terra... ou os gigas... da 1ª fase... que é a fase que antecede imediatamente a 2ª...

Até o Diabo Se Ri

Auto-Retrato Incompleto - Segóvia - Espanha
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Até o Diabo Se Ri

Adoro trabalhar no café em torno de umas curtas chávenas dele sempre com a sensação que o que faço é só pastar. Mas a verdade é que o meu tempo de lazer se confunde, frequentemente, com o trabalho, e vice-versa, e vai daí a sensação.
O Gabriel Vilas-Boas marcou a reunião às 15 e as raparigas lá compareceram sendo que as raparigas sou eu e a Margarida. O Gabriel tem a actividade preparada na ponta da língua, é certo, e apenas havia que limar umas arestitas para que tudo corra pelo melhor na próxima terça-feira, dia em que o nosso querido Flávio Monte... sim, apronta os ossos!... nos honrará com a sua presença. Siiim... estou a pensar... eheheh... o que achas de... e se fizermos assim... seria simpático se... eheheh... pois, ficou tudo combinado pelas 17... e era já mais do que hora de levantar o traseiro da cadeira... e de sentir já as articulações dos joelhos enferrujadas... ai meus deuses que já me dói o esqueleto... ai meus deuses que tenho de ir atacar outro trabalho aos gritos em cima da minha secretária....
Pelo caminho a Marília?! Mesmo a Marília?! Mas há quantos anos eu não te via sem ser no estuporado do face! Bom reencontrar-te, Miga! E saber-te uma resistente! E alas que se faz tarde.
Chegada a casa foi apenas tempo de ligar o computador, agarrar um iogurte caseiro, feito por moi meme que eu não gosto dos de marca, comê-lo... e eis que... triiiiiiinnnn... a Angi... estou aqui no café à tua espera. Como é?! Não estás aqui?!... ai meus deuses que lá vou eu outra vez... ai outro café já não pode ser... um sumo de laranja natural, por favor... e blá, blá, blá... e blá, blá, blá... foi o que deu receber, na sua terra, uma "velha" amiga de infância que conheço desde os 3 ou 4 anos de idade... "velha"?! já vou levar...
Que tarde! Estou que nem posso! E foi assim que a minha planificação de trabalho para a tarde foi para o galheiro...
E ainda bem!
 
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