quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Quem Tem Medo Compra Um Cão


Quem Tem Medo Compra Um Cão

A notícia de hoje, vinda de um tribunal português, não me espanta, e confesso que era a notícia por mim esperada e que está em conformidade ou em linha com as outras deliberações anteriores. 

O que me continua a espantar é o medo instalado, o cheiro a medo que todos os dias aspiro e me causa repugnância e náuseas.

E volto a afirmar, alto e bom som, quem tem medo não devia ser professor/educador pois está a prestar um péssimo exemplo aos seus alunos e às suas comunidades. E está a contribuir para hipotecar o futuro deste país.

Depois espantam-se do estado a que isto chegou.

Volta, Salgueiro Maia! Volta por favor!

"O tribunal considerou ilegais os serviços mínimos decretados para as greves às avaliações finais dos alunos do 9.º, 11.º e 12.º anos, realizadas no passado ano letivo, revelou hoje a plataforma de sindicatos que convocou a paralisação. 

“Foi agora divulgado novo Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) que declara ilegais os serviços mínimos impostos à greve às avaliações sumativas finais dos anos com provas finais ou exames”, ou seja, do 9.º, 11.º e 12.º anos, avança em comunicado a plataforma de nove estruturas sindicais, da qual fazem parte a Fenprof e a Federação Nacional de Educação (FNE)."

Leia tudo clicando aqui.

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

A Luta Continua.


 A Luta Continua

Não estando presente fisicamente, a verdade é que estive de alma e coração em Lisboa misturada entre os professores que não desistem de lutar pelo futuro deste país que já está posto em causa.

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

domingo, 22 de outubro de 2023

Eu

 


Eu

Nunca serei uma desistente. Apenas serei uma eu diferente.

Profissão Professora


Profissão Professora

Ontem foi dia de receber uma das mais importantes medalhas da minha vida e confesso que já são incontáveis, agora que caminho a passos largos para a mais do que merecida reforma.
Evidentemente que a medalha recebida ontem, que não é material, só poderia ter vindo de um aluno, neste caso de uma aluna... vá, na verdade de uma ex-aluna.
Confesso que não a via desde o "nosso" 8.º ano de escolaridade, ano em que lhe leccionei História e a marquei para sempre, a acreditar nas suas palavras. Já foi professora, já andou de malas às costas pelo país do mais a norte ao mais a sul. Já mandou bugiar uma directora mandando com ela bugiar a tutela.
E fez bem. Deixou-me a sorrir por a ver feliz, senhora do seu nariz, indomável por um ministério que nos amarfanha directamente ou amarfanha através dos seus lacaios, directores ou directoras.
Algures no tempo reencontramo-nos através do facebook e ontem foi dia de tomarmos um café juntas, de conhecer as suas duas belas filhotas, de saber dela, da sua aventurosa vida... de lhe dizer que ela está impressionantemente igual, apenas mais crescida... eheheh... agora que caminha a passos largos para os 40 anos de idade. Encontrei-a preocupada comigo, com a minha situação inédita de alvo da instauração de um processo disciplinar colocado pela directora do agrupamento do qual faço parte, processo disciplinar acerca do qual não sei nadinha, apenas sabendo que por lá já andou uma inspectora a ouvir depoimentos de alguns dos meus colegas, mesmo se eu continuo sem saber do que sou acusada.
Pois é, a escola onde fui sua professora, em tempos de um director humano chamado Magalhães, não é mais a mesma e dá-se ao luxo de desbaratar o seu maior activo - a força de um corpo docente que, bem coordenado e dirigido poderia ser excepcional.
Aquela que já foi a minha Home não o é mais e jamais o voltará a ser.
Continuam a salvar-me os alunos... mas jamais esquecerei os berros, mal educados, recebidos com a idade de 61 anos: - Eu é que sou a directora! 

E? - pergunto eu.

Grata pelo teu exemplo, Vanessa! Grata por me dizeres que fiz a diferença na tua vida!

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Se Não Podes Com Eles... Não te Juntes a Eles


Se Não Podes Com Eles... Não te Juntes a Eles

Ok?

Vai daí, nada melhor do que te fingires de meia morta... sim?

A Minha Rua

 

Preparativos para a Amarantina - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia sei lá eu de quem!

A Minha Rua

Se eu caísse, sei que cairia em montes de braços fortes que me amparariam a queda.

Vai, Anabela Maria! Vai sem medos!

terça-feira, 26 de setembro de 2023

A Palavra a Ricardo Silva

 


A Palavra a Ricardo Silva

Assertiva. Depois disto só se fizermos um desenho.

Ai É?!

 


Ai É?!

E outra forma era obrigar os professores portugueses a trabalhar até à sua morte. Isso é que era! E se isso ocoresse em contexto de sala de aula seria mesmo o climax de toda uma carreira que, se fosse hoje, e sabendo o hoje sei, eu jamais escolheria!

Raios partam esta gente! Onde os vão desencantar?

E com estas e com outras ainda vamos ter uma corrida mais acentuada às aposentações antecipadas.

Raio de maluqueira! Será que a COVID lhes comeu os neurónios?

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Luta - Missão Escola Pública


Luta - Missão Escola Pública

Excelente trabalho o que está a ser realizado pelo Movimento Missão Escola Pública!

A luta continua!



domingo, 10 de setembro de 2023

Como Explicar a Falta de Professores em Portugal (Sem Contar Com as Previsíveis Aposentações)


Como Explicar a Falta de Professores em Portugal (Sem Contar Com as Previsíveis Aposentações)

E, políticos e portugueses em geral, não se preocupem com a qualidade da Escola Pública e com a crescente falta de Professores! A carreira está tão mas tão atractiva que anda tudo a contar os anos para a reforma e a saltar para fora dela. Preocupem-se, ao invés, muito, com as greves que já vão começar. Para o ano, garanto-vos, a falta de professores vai piorar como nunca antes se viu em décadas.

Portantos... porreiro, pás!

"Com 50 anos, professora vive num quarto para poder dar aulas Ana Rita já é avó e vive sozinha num quarto alugado na Buraca, na Amadora, a 300 quilómetros de casa. Elisabete Rodrigues desistiu este ano e abandonou a profissão."  

Para ler tudo, clique em Lusa 10 de Setembro de 2023, 8:34

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Luta - Missão Escola Pública


Luta - Missão Escola Pública

Para reflectir sobre as prioridades invertidas nas políticas educativas deste governo.

E parabéns aos criativos Professores que não desarmam e continuam na Luta. 

Uns assim, outros assado, idealmente reunindo as tropas todas sempre que se mostrar necessário até alcançarmos o que é nosso por direito - Uma Escola Pública de Qualidade que continuamos a exigir que se mantenha, parando esta degradação e sangria que a atola em problemas.

Ainda o Sigílio da Avaliação de Desempenho Docente - Bom... Bom, Neste Caso, Boa Mesmo!!!

 

Auto-Retrato - S. Gonçalo - Amarante

Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

O Sigílio da Avaliação de Desempenho Docente - Bom... Bom, Neste Caso, Boa Mesmo!!!

No dia 10 de Agosto publiquei um post neste blogue, que agora transcrevo, sobre a minha nota decorrente da ADD.

Aqui vai:

A professora irrequieta, a que já interveio na Escolinha, bem e mais do que muitos ramalhetes de professores juntos, aquela cuja avaliação de desempenho foi sempre um mísero Muito Bom, aquela que lutou como uma leoa pela Escola Pública durante todo o ano lectivo prestes a findar, na Escola e na Rua, soube, ontem, por fontes que nem pertencem ao meu agrupamento, uma informação absolutamente confidencial, absolutamente sigilosa - que foi avaliada com um reles Bom e que a sua/minha nota já caiu no domínio público, por certo de tão escandalosa.

Devo informar que é a primeira vez que tal me acontece... mas há sempre uma primeira vez para tudo, não é assim?

Devo igualmente informar que ainda nada sei de fonte oficial.

E esta... heim?

Ora, ontem fui tomar conhecimento sobre a minha já "conhecida" nota que me permitirá passar do 7.º para o 8.º escalão e que terá efeito a partir do próximo mês de Janeiro de 2024. 

E não é que tive uma surpresa surpreendente?! 

Aos 61 anos, sou uma zeca boa, carago!

Ao fim de toda uma vida profissional de dedicação intensa aos meus alunos e à Escola Pública, quantas vezes prejudicando a minha família, autora de trabalhos pedagógicos muitos, todos originais... eu sei, isto de ser original está fora de moda e o que está a dar é copiar tudo uns dos outros... ver caso do director da Abelheira... eis que tenho uma avaliação à minha altura!

Carago, sou gigante!

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

O Sigílio da Avaliação de Desempenho Docente - Bom... Bom, neste Caso... Boa Mesmo!!!

Auto-Retrato - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

O Sigílio da Avaliação de Desempenho Docente - Bom... Bom, neste Caso... Boa Mesmo!!!

A professora irrequieta, a que já interveio na Escolinha, bem e mais do que muitos ramalhetes de professores juntos, aquela cuja avaliação de desempenho foi sempre um mísero Muito Bom, aquela que lutou como uma leoa pela Escola Pública durante todo o ano lectivo prestes a findar, na Escola e na Rua, soube, ontem, por fontes que nem pertencem ao meu agrupamento, uma informação absolutamente confidencial, absolutamente sigilosa - fui avaliada com um reles Bom e a minha nota já caiu no domínio público, por certo de tão escandalosa.

Devo informar que é a primeira vez que tal me acontece... mas há sempre uma primeira vez para tudo, não é assim?

Devo igualmente informar que ainda nada sei de fonte oficial.

E esta... heim?

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Lixo, Lixo e Mais Lixo... Ou Não?









Para baixo estão partilhadas fotos depois da roupa lavada.





Lixo têxtil? Por Terras de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Lixo, Lixo e Mais Lixo... Ou Não?

Penso que o que se passa em Amarante espelhará mais ou menos o que se passa por este país fora, e ainda mais além, relativamente à facilidade com que as pessoas literalmente atiram as coisas/vidas para o lixo.

Assim, ele é mobília diversa - mesas, secretárias, guarda-vestidos, cadeiras, sofãs... - roupa aos molhos tanto em excelente estado como assim assim, tanto de vestir como de cama, bonecos e mais bonecos e mais brinquedos variados... enfim, a lista é interminável!

Confesso que ando passada com este esbanjamento que destrói todo um planeta que é a nosssa casa comum e que as pessoas ainda não interiorizaram que é única e irrepetível e que está povoada por seres humanos que nada têm.

Simplesmente arrepiante de escandaloso.

Pergunta: 

- Que vos parece semelhante esbanjamento?

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Memória - Incêndio Centro Histórico de Amarante

Incêndio no Centro Histórico de Amarante
Fotografia de Cláudia Montenegro

Memória - Incêndio Centro Histórico de Amarante

Faz hoje exactamente 12 anos que um perigoso incêndio reduziu a cinzas um enormesco prédio do centro histórico de Amarante. Por aqui, andamos todos de mangueiras... é que da rua de baixo para a rua de cima é mesmo só um pulinho. 

Que noite de aflição!!!

quinta-feira, 27 de julho de 2023

A Palavra aos Professores - Ricardo Pereira, Alberto Veronesi, Paulo Guinote e Ricardo Silva


A Palavra aos Professores - Ricardo Pereira, Alberto Veronesi, Paulo Guinote e Ricardo Silva 

Que a voz nunca vos falte, Queridos Colegas!



Nota - Surripiei tudo ao Paulo Guinote.

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Veto Presidencial - Confirmado!


Veto Presidencial - Confirmado!

E até ao lavar dos cestos é vindima. E vale sempre a pena se a alma não é pequena. 

Confirme a poesia em: 

Presidente da República devolve, sem promulgação, diploma ao Governo

sexta-feira, 21 de julho de 2023

A Tutela Sempre a Somar / Os Directores/Directoras Sempre a Engolir em Seco

 


A Tutela Sempre a Somar / Os Directores/Directoras Sempre a Engolir em Seco Titubeando umas Críticas para Inglês Ver

De facto, eu jamais daria para directora de uma qualquer escola não agrupada ou agrupamento de escolas pois já teria dado um grandessíssimo murro na mesa do senhor ministro da educação e teria, a seguir, batido com a porta. E a razão é muito simples e vai toda desembocar ao mesmo esgoto: não pactuaria jamais com a desvalorização que está a ser feita em várias frentes, ora via professores, ora via organização do trabalho nas escolas, ora via degradação da qualificação de professores... enfim, tudo se degrada a olhos vistos na escola pública com o governo a fazer de conta que não. 

Venho de um processo inverso. Como aluna, no pós 25 de Abril, vi professores a serem recrutados com o antigo 7.º ano de escolaridade, corresponente actualmente ao 11.º ano. A escola alargava-se a todos, e bem, tornava-se universal, e bem, e não existia mão-de-obra qualificada para tanta necessidade de preenchimento de vagas. Mas fomos caminhando no sentido da valorização da profissão. E que longa e profícua caminhada!!!! 

Agora estamos num retrocesso inadmissível e fosse este povo mais instruído, culto e capaz e também já tería dado um enorme murro na mesa colectivo, e batido com a porta, a quem assim nos desgoverna.

Mas é o que temos... e, aos poucos, um dia assim, um dia assado, a Escola Pública passa lentamente a escolinha pública medíocre onde, por este andar, ficarão os mais desgraçados. E ficarão mal.

E não me venham dizer que muitos de nós não vos avisamos, ok?

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Orgulho e Curiosidades - A Minha Escrita em Livro de Português da Porto Editora e o Processo Disciplinar de Que Sou Alvo




Orgulho e Curiosidades - A Minha Escrita em Livro de Português da Porto Editora e o Processo Disciplinar de Que Sou Alvo

Os recortes foram-me enviados há uns tempos atrás e eu, sinceramente, ocupada a fundo na luta pela melhoria da Escola Pública Portuguesa, nunca ninguém se atreverá a dizer que eu lhe passei ao lado... e bem que podia ter passado o meu ano lectivo sossegadíssima e sem qualquer participação na maior luta que este país já conheceu no que à Educação diz respeito, hoje tropecei neles em arrumações aqui pelo meu pc.

Os recortes foram-me gentilmente enviados pelo meu Amigo Professor de Português e Presidente do Conselho Geral do Agrupamento onde trabalho, Gabriel Vilas Boas, a quem agradeço desde já publicamente, pois, sem ele, nunca saberia que a minha escrita foi selecionada um dia para semelhante livro.

Reli agora o texto, escrito pouco depois de abrir este blogue e, de facto, nunca andei aqui a enganar seja quem for. Disse logo ao que vinha. 

O meu perfil enquanto Pessoa e Profissional da Educação enquadra-se no que, teoricamente, é pretendido pela tutela e pelas escolas nos seus blás, blás, blás, blás escritos, intermináveis de belos, mas que não têm qualquer correspondência com a realidade pois na vida real exige-se o esmagamento das personalidades, das especificidades, das diferenças, dos não, eu não vou por aí.

Sem saber ainda a razão porque sou alvo de um processo disciplinar movido pela minha directora, que nem sequer decorre internamente no meu agrupamento e que seguiu logo para a inspeção - deve ser qualquer coisa muito muito grave que provavelmente eu fiz a dormir, logo eu que sou tão cuidadosa! - fico para aqui a matutar se o conteúdo deste texto não estará ligado à coisa indigna de um percurso docente bem asseado, e que é o meu, estar agora manchado por aquilo que na rua me dizem ser, de facto, uma condecoração pelo meu percurso de prof lutadora como o raio que me parta e pelo qual eu devo estar é cheia de orgulho. 

E, na verdade, olho para trás e sinto orgulho por ter sido expulsa da Assembleia da República em tempos da idiota PACC nos dias do Crato e sem que eu fosse contratada e sem que a PACC me beliscasse fosse onde fosse.

E, na verdade, olho para trás e sinto orgulho por ter andado a pedinchar assinaturas contra o fim da disciplina de EVT, eu de História, e ver com os meus olhinhos a recusa de prof de EVT da minha escola em assinar semelhante abaixo-assinado que nada me interessava mas que lhe devia interessar a ele...

E, na verdade, olho para trás e sinto orgulho por ter andado a pedinchar assinaturas nos dias da ILC e de ter contribuído para a "quase" demisão do Costa... seguro pelo vergonhoso psd. Estivemos quase...

E aguardo. Com muita curiosidade, aguardo!

Aguardo muita coisa em várias frentes.

quarta-feira, 5 de julho de 2023

terça-feira, 4 de julho de 2023

Músicas com Dedicatória à Escola Pública Feliz que Eu Conheci


Músicas com Dedicatória à Escola Pública Feliz que Eu Conheci 


Requiem por Um(a) "Amigo(a)" Morto(a) Dentro de Mim


Requiem por Um(a) "Amigo(a)" Morto(a) Dentro de Mim

São vários e várias. E estão agora mortos dentro de mim. Cada um deles e cada uma delas o saberá ao ler este post a eles e a elas dedicado. 

Matei-os, dentro de mim. E são agora nada.

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Eu - Com Dedicatória a Todos os Meus Alunos

Noiva da Santa Amarantina em Fuga - Festa Amarantina


Eu - Com Dedicatória a Todos os Meus Alunos

Foram todos importantes para mim. Sem excepção. 

Cresci com vocês, escutei as vossas palavras, dei-vos muito do meu tempo pessoal, dei-vos muito do meu colo, muito muito para além do que o meu patrão me obrigava e apenas porque sim, porque me dou por inteiro a tudo o que abraço com determinação, contra ventos e marés, saltando muros, muralhas, poios até!

Em hora de balanço entre o deve e o haver ficais vós, (e muito pouco mais), os vossos abraços de carinho, os vossos sorrisos, as vossas gargalhadas, as vossas palavras de apoio e de estupefacção por esta professora estar com um processo disciplinar (quase) no fim da sua carreira profissional que eu sempre desejei sem mácula (nem uma falta injustificada eu permiti no meu registo biográfico) e que eu sempre pretendi exercer com dignidade, determinação, honestidade, humor, poder de encaixe, profissionalismo, carinho, amizade... e o mais que nem vou para aqui enunciar... nunca desejando sair da sala de aula, lugar onde continuo um peixinho dentro de água. 

Mas o pior é colocar o pé fora dela... aqui a sexagenária... e nesta hora, em que cruzo Escola e Festa Amarantina, ocorrem-me as notícias dos pasquins que dizem... "sexagenária foi atropelada por uma viatura na passadeira..." e fico a pensar que aqui a je só se for atropelada por um ovni e terá de ser ao virar de uma esquina qualquer para os ETs me apanharem desprevenida.

Alunos, não deixem de ser felizes! Alunos, prometam-me que perseguirão os vossos sonhos com unhas e dentes... sem atropelarem seja quem for mas também não se deixando atropelar. Não se deixem atropelar. Não deixem que façam de vocês minhocas contorcionistas. Lutem pelos vossos direitos sem esquecer nunca os vossos deveres. 

E, Alunos, prometam-me que continuareis a brincar e a sorrir e a gargalhar até ao fim dos vossos dias, cumprindo, assim, com vigor e asseio, a vossa única passagem por esta casa comum por onde já se passearam todos os nossos/vossos antepassados sem nunca esquecerem que todos nós estamos só de passagem.

E fiquem bem, sim?

Nota - Foi tão bom reencontrar tantos... tão bom... e gostaria tanto de vos ter reencontrado a todos... e, olhem, ponham o som no máximo e abram as goelas acompanhando os Xutos a plenos pulmões! E aproveitem para exorcizar fantasmas... xôoooooooooooo!



sexta-feira, 23 de junho de 2023

Reportagem SIC - Assédio Laboral


Reportagem SIC - Assédio Laboral

Muito mais foi dito mas não passou. As prioridades em televisão, em todos os canais, são o que são.

Passam-se horas e horas com Futebol mas não se passam horas e horas a debater a Educação e a dar voz aos professores que estão no terreno. Passam-se horas e horas com o caso da implosão que terá matado 5 pessoas mas as notícias são fugazes quanto aos milhares de mortos que o mar Mediterrâneo já fez à conta de quem se aproveita da miséria alheia.

No entanto, grata, SIC, por terem vindo! Sem vocês esta notícia nem existiria!

Contra a Intimidação e o Medo, Lutar, Lutar!


Contra a Intimidação e o Medo, Lutar, Lutar!

Os professores têm razões concretas para terem medo de abrir a boca para contestar seja o que for ou para prestar o seu apoio a quem luta com unhas e dentes por uma Escola Pública mais asseada e onde o ar seja mais respirável?

Pois têm. 

E isso comprovou-se muito bem, hoje, à porta da minha escola, onde não contei com o apoio seja de quem for que tenha pertencido ou que pertença ao agrupamento ao qual pertenço. Mas vieram professores de Guimarães, do Marco de Canaveses, de Alpendurada, de Coimbra... da Escola Secundária de Amarante e do Agrupamento de Escolas de Amadeo de Souza Cardoso.

Se fiquei admirada? Não, não fiquei. Apenas fiquei extremamente preocupada com uma escola que se vai fazendo a cada dia que passa mais não democrática e que devia cobrir de vergonha toda uma direcção, toda uma tutela, todo um governo e todo um país. que chafurda, não no pântano de Guterres, mas num verdadeiro pantanal.

E o que podemos e devemos temer?

Muito. A saber, e já para o próximo ano:

- receber um horário super estapafúrdio de esburacado que se já faz diferença a quem é de perto, imaginem a quem é de longe;

- receber muiiiitos níveis para leccionar que requerem muitas aulas para preparar e imaginem o efeito disto a quem tem de percorrer 100 ou 150 km ao dia;

- se dois professores formarem um casal, imaginem receber dois disto mas em horários super diferenciados; 

- ser enviado para longe, neste caso para a escola do Marão, para completar horário, ou. ainda mais grave, ver o seu lugar extinto (sei do que estou a falar - já me aconteceu)

- ser avaliado de forma a ficar encalhado no 4.º ou no 6.º escalão;

- ver diminuir a carga horária à disciplina que lecciona;

- ficar com as turmas mais complicadas de uma escola;

- ser alvo de processos disciplinares;

- serem-lhe marcadas faltas que não deu;

- ser alvo de faltas injustificadas que previamente justificou (sei do que estou a falar - já me aconteceu;

...

Cinco professores sindicalistas vítimas de processos disciplinares

O Stop denunciou o caso da professora Anabela Magalhães, de 61 anos, delegada sindical, com um processo disciplinar. E indica que os professores estão a sofrer "represálias" das escolas. (...)

André Pestana, outro dirigente do Stop que esteve na manhã desta quinta-feira em Amarante, avisou os “diretores das escolas que fazem assédio” que, “se se metem com um professor, metem-se com todos”.

(...) A professora Anabela Magalhães, a quem foi instaurado o processo disciplinar, disse aos jornalistas desconhecer o que motivou aquele procedimento.  

Informou, ainda, que neste ano letivo já viu os seus horários mudados quatro vezes, sem saber o motivo, sentindo-se prejudicada por isso. (...)

Leia aqui a notícia saída ontem no Observador.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.