domingo, 18 de setembro de 2022

Regresso à Escola



Regresso à Escola

Depois de um amplo interregno durante o qual estive impedida de exercer a profissão que escolhi para mim, por razões de saúde, eis que regressarei na próxima semana aos afazeres típicos de uma vida profissional docente e que eu exijo a mim mesma que seja decente.

Durante todo este período de interregno, absolutamente essencial e crucial para mim, tive tempo para reflectir, amadurecer, ruminar, decidir, hesitar, pensar... e, acima de tudo, de me questionar frequentemente "Anabela Maria, o que andas a fazer nesta vida, com a tua vida?"

As conclusões que tirei, por agora, ficarão para mim. Hoje apenas quero deixar aqui registado que fico contente por ter saído de um agrupamento chamado Agrupamento de Escolas de Amarante e de voltar agora ao activo a um agrupamento chamado Agrupamento de Escolas Teixeira de Pascoaes, diferente, portanto, e que, por certo, jamais me exigirá contratar advogados especializados em direito de trabalho para que, em actas de reuniões em que estive presente e não muda, fique escrito o que eu disse e que eu disse que exigia que ficasse escrito.

Sim, o silêncio é cumplicidade.

Regresso, assim, protegida com a minha carapaça endurecida por múltiplas camadas, nunca desviando o olhar, seguindo sobretudo em frente, de olhos bem abertos, ouvidos desobstruídos... escancarando portas e janelas à minha passagem, pronta para trabalhar até com mortos.

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

ESA - O Cinquentenário da ESA Aproxima-se

Comprovativos - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

ESA - O Cinquentenário da ESA Aproxima-se

O cinquentenário da ESA, já amplamente comemorado no passado e amplamente negado também, chegará em breve, mais concretamente no ano de 2025, e ainda mais concretamente no dia 26 de Maio, data em que o seu nascimento foi oficialmente parido pelo ministério da Educação. 

Com nova direcção, esta escola secundária, responsável pela formação de muitos milhares de alunos ao longo de já quase cinco décadas, lote em que também estou incluída e com muito orgulho, deveria fazer um favor a si própria e fazer um pedido de desculpas formal à comunidade do concelho e dos seus arredores por difundir cinquentenários falsos num passado ainda muito recente.

Haverá novas comemorações?

Nota 1 - Quem tiver curiosidade pode ter um visionamento de como se atropela a História em toda a linha, clicando aqui

Nota 2 - O que vale é que ainda por aqui andam a rabiar pessoas atentas, não desmemoriadas e que se recusam a integrar o rebanho com medo de não sei o quê.

Nota 3 - Estou a aquecer os motores.

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Cabras e Cabrinhas, Pastores e Turistada aos Molhos

Biblioteca Municipal de Amarante - S. Gonçalo - Amarante

Cabras e Cabrinhas, Pastores e Turistada aos Molhos

Eureca! Tal como na minha quelha, a solução está encontrada para o pasto que cresce livremente, espalhado aqui e ali, pela cidade de Amarante. 
Nós por cá, eu, não somos de apenas nos queixarmos e vai daí apresentamos soluções pitorescas e inovadoras e ecológicas e culturais e patrimoniais e económicas para a resolução dos problemas da cidade.
Será que as paredes da Biblioteca Municipal de Amarante se notam no meio da bicharada?!

Novas (Hilariantes) dos Cassapos Amarantinos... em Apuros

Aventuras no Tâmega . S. Gonçalo - Amarante

Novas (Hilariantes) dos Cassapos Amarantinos... em Apuros

Esta noite o rio Tâmega subiu abruptamente. Não sei se choveu que se fartou lá mais para o Norte, não sei se abriram alguma barragem, sei é que o rio, que estava com um secão que nem vos digo nem vos conto, esbordou, passou por cima da açude e arrastou a cassapada toda rio abaixo até a fantochada dar com os queixos nas poldras. E era ver unicórnios, cisnes e afins, tudo à molhada, a gritar por socorro.

Claro que foram accionados os bombeiros locais para solucionarem esta insólita situação que, infelizmente, foi concluída com êxito e a bicharada fpoi toda salva pelo pescoço.

Caramba!!!! Esteve quase! Mais um bocadinho de caudal e a cassapada dava toda com os costados no paredão da barragem do Torrão e talvez se espatifasse de vez. 

Nota 1 - Presumo que o valor deles esteja no seguro porque não quero o prejuízo seja de quem for.

Nota 2 - Grata pelo envio das fotografias.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.