domingo, 31 de julho de 2011

Galeria de Fotos do Incêndio - Centro Histórico de Amarante


Incêndio no Centro Histórico - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Cláudia Montenegro

Galeria de Fotos do Incêndio - Centro Histórico de Amarante

Com os meus agradecimentos ao Paulo Teixeira, que me enviou o link para a sua página de excelentes fotografias da infeliz hora que por aqui vivemos.
Muito gostaria eu de não fazer estas postagens... por falta de assunto deste tipo...

Nota - A fotografia da cidade a arder remeteu-me para o espectáculo dantesco que deve ter sido o incêndio da minha cidade provocado pelas tropas napoleónicas aquando da segunda invasão francesa...

Antonino Augusto

Museo Nacional de Arte Romano - Mérida - Espanha
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Antonino Augusto

Eu disse-lhe que a primeira postagem seria dedicada à sua pessoa e aqui estou eu a cumprir o prometido apenas porque me ensinaram, em pequenina, que o prometido é de vidro...
Trabalhador incansável, Antonino Augusto parece que se aventurou a seguir viagem para Mérida com uma directa no papo. Pelo caminho foi cochilando, talvez a pensar nos cochinillos... eheheh... que o aguardavam em terras de sua majestade, El Rei Juan Carlos de Espanha, olé!
A hora de chegada foi um pouco tardia e pensávamos já não ser possível visitar fosse o que fosse... mas eis que tomámos consciência que os espanhóis adoptaram uns horários mui esquisitos, salvaguardando as sestitas da praxe... et voilá! Museo Nacional de Arte Romano aberto da parte de tarde, das 16 às 21 horas, de 15 de Fevereiro a 30 de Novembro. Na mouche! Daria para fazer a visita ainda antes de atacarmos as tapas, tardias, que quem vai a Espanha tem de ir de tapeo, obrigatoriamente, porque em Roma sê romano, já diz o povo, e nós, em Mérida, fomos!
Confesso que muitas das minhas fotografias, captadas no interior do museu, estão boas, algumas até estão mesmo "celentes"... mas, confesso, continuo impaciente e na expectativa perante a partilha das fotografias tiradas pelo Antonino Augusto. Observei-o, no museu, deleitado a observar peça por peça, das esculturas aos mosaicos, passando pelos frescos, pelas peças de bronze, pelas cerâmicas e vidros, pelas peças de numismática, pela joalharia... enfim por todo o género de peças encontradas ali mesmo, na cidade, e que agora fazem parte integrante de um museu que, inspirado na arquitectura romana, é uma autêntica beleza. Observei-o a fotografá-las, amorosamente, como se as acariciasse, uma após outra, delicadamente, com um sorriso quase mágico estampado no rosto, como quem sonha com os anjos e está em pleno vale de lencóis...
E é por estas e por outras que as fotografias do Antonino Augusto, captadas no Museo Nacional de Arte Romano, só podem estar excepcionais.
Aguardo-as com impaciência.

Rescaldo

   
Rescaldo no Centro Histórico de Amarante - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Rescaldo

Não sei quanto tempo demorou o rescaldo do incêndio no Centro Histórico de Amarante. Sei que pelas sete da manhã de quinta-feira o rescaldo ainda se fazia e estaria ainda para durar e por certo entrou dia pleno adentro.
As casas ardidas ficaram neste triste estado que se vê nestas imagens captadas pelas traseiras dos prédios em causa.

Ainda o Incêndio no Centro Histórico de Amarante

Incêndio no Centro Histórico de Amarante - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Ainda o Incêndio no Centro Histórico de Amarante

Agora que já estou de regresso a casa, e encontrado o aparelho que me permite passar as fotografias da memória da máquina fotográfica para o pc, partilho as minhas duas únicas fotografias do incêndio do Centro Histórico de Amarante, que deflagrou na passada quarta-feira.
Confesso que não disparei a torto e a direito por pudor. E por aflição.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Incêndio no Centro Histórico de Amarante - Fotografias


Incêndio no Centro Histórico de Amarante
Fotografias de Elsa C.

Incêndio no Centro Histórico de Amarante - Fotografias

Agradeço a cortesia da minha muito querida Elsa C!
Beijocas com saudadinhas...

Incêndio no Centro Histórico de Amarante

Incêndio no Centro Histórico de Amarante

À hora a que escrevo já só vejo um fumo intenso e denso a sair da área ardida.
O fogo parece controlado. Ufa! Ufa! Finalmente podemos respirar de alívio.
Podia sempre ter sido pior...
Entretanto o trânsito foi cortado e tenho os carros dos bombeiros mesmo por debaixo das minhas varandas, espalhados rua acima, rua abaixo.
Desejo-lhes, aos bombeiros, um rescaldo rápido e eficaz. Para sossego na área.

Nota - A notícia encontra-se já no JN. Clique aqui.
Agradeço-te o link, David!

E encontra-se já no CM. Clique aqui.

Incêndio no Centro Histórico de Amarante

Incêndio no Centro Histórico de Amarante

Mesmo pertinho de minha casa, exactamente na rua de baixo. Assustador. Gigantesco. As casas velhas e desabitadas do centro a abaterem umas atrás das outras, os tabiques e as estruturas de madeira mais do que ressequidas a estourarem como castanhas. Pânico no rosto das pessoas. O calor... insuportável. Das traseiras das casas do outro lado da minha rua procurou-se arrefecer vegetação rasteira, árvores, telhados e coberturas... e os bombeiros nada de chegarem para suster o incêndio por cima. Tanto tempo, carago, e os bombeiros aqui a dois passos!
E depois... finalmente! chegaram... e ele eram as bocas de incêndio avariadas e ele eram as mangueiras que não sei o quê... ai tanto tempo perdido!
Quanto à minha casa, e a esta mesma hora que escrevo, mais parece um presunto a defumar tal o cheiro e o fumo impregnado. Para quem se levantará às seis e meia da manhã, o panorama está desolador. E mais desolador será ver amanhã e depois de amanhã e nos próximos dias, meses e talvez anos... toda a dimensão da área ardida.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Reencontro com a História


Catedral de Segóvia By Night - Segóvia - Espanha
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Reencontro com a História

aqui falei amplamente desta actividade inscrita no Plano Anual de Actividades da Escola Secundária de Amarante, actividade que cumpri sempre que tal me foi possível, durante os anos em que por lá leccionei, apenas porque se trata de uma das actividades com mais consequências práticas no meu trabalho, uma vez que somos todos de História e não há canto, recanto, ermida, capela, igreja, catedral, museu, ruína que nos escape, a mim particularmente, que capto, durante três dias, uns bons milhares de fotografias... que nem digo quantas para não ficar envergonhada já que também disparo sobre todos os cães e gatos que passam... eheheh...
Cumprido e mais que cumprido o calendário de festas constante no Plano Anual de Actividades da EB 2/3 de Amarante, resta-me agora cumprir o Plano Anual de Actividades da minha antiga escolinha, ESA de seu nome. Depois do convite que muito me honrou, honra e honrará, do grupo de História que em tempos integrei e do qual fiz parte de alma e coração, reencontrarei o Miguel, o Toninho, o Zé Rui, o Zé Maria e sim, Nazaré, tomaremos conta dos meninos de História em terras de sua majestade, El Rei Juan Carlos, que eles sem nós são como um jardim sem flores...
Mérida, Cáceres... aqui vamos nós!
Ah! E meninos, meninos!, relembro que só vamos por três dias... nada de exagerarem nas valises porque uma qualquer mochilinha, com meia dúzia de apetrechos lá dentro, chega e por certo sobrará eheheh...

Medos e Angústias


Baptistério de Florença - Florença - Itália
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Medos e Angústias

Por estes dias os professores andam com o coração nas mãos, principalmente os que se encontram em situação mais frágil, refiro-me aos contratados, mas não só, porque os horários extintos nas escolas serão milhares só com o anunciado fim dos cursos EFA e com o regresso de professores destacados, ao que parece mais de três mil, às escolas.
Por estes dias reina a insegurança entre muitos e o medo de receber um telefonema, um mail, o que seja, a anunciar que sim, você foi o infeliz contemplado com ordem de marcha e não será nos próximos anos que voltará a ter emprego no sector.
Aqui deixo a minha solidariedade a quem já se encontra, ou virá a encontrar, em tão aflitiva situação.

ADD - Relatos na Primeira Pessoa

ADD - Relatos na Primeira Pessoa

Leia aqui. Sim, sobre a Mal Parida!

terça-feira, 26 de julho de 2011

ADD - Avaliação dos Coordenadores - Medos


Pietá - Michelangelo Buonarroti - Florença
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães


ADD - Avaliação dos Coordenadores - Medos

Existem. E têm razão de ser.
Imaginemos que eu, relatora, tenho de avaliar o(a) meu/minha coordenador(a) que por acaso pertence ao CADD. A avaliação é nominal e eu tenho de a fazer antes mesmo do meu/minha coordenador(a) me avaliar a mim... está montada uma grande cegada, não é assim?
Se eu fizer um avaliação honesta, e se o meu/minha coordenador(a) não for exemplar no desempenho das suas funções, poderei eu, posteriormente avaliada por ele/ela, sofrer represálias?
Pois poderei. Depende das suas características... e ele há gente para tudo... como estamos fartinhos de saber e de observar...
Vai daí, penso que se esta avalição for feita para inglês ver podem deixá-la exactamente como está porque será igual ao litro. Só pouparíamos mais papel. E pouparíamos o desgosto de ver aquilo que vemos pelas escolas deste país.

Esclarecimento - Eu nem sequer sou relatora...

Novas da América

Novas da América

Por agora ainda más. No final da novela, veremos. Confesso-me cansada dos folhetins em que os políticos se enredam, sistematicamente, sem cuidarem das suas populações, sem cuidarem das populações dos jardins vizinhos.
Se os EUA entrarem em incumprimento... não, nem quero pensar sobre tão perigoso e global assunto...

segunda-feira, 25 de julho de 2011

ADD - A Avaliação dos Coordenadores


Catedral de Santa Maria das Flores - Florença - Itália
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães


ADD - A Avaliação dos Coordenadores

O título foi roubado ao Paulo Guinote. De resto vou apenas relatar o que sei... e nem tudo... apenas porque dava para aqui uma novela deprimente, de fazer chorar as pedrinhas da calçada... ou então... o seu contrário que também sei histórias de contornos hilariantes, passadas aqui pelos arrabaldes e que já me arrancaram gargalhadas atrás de gargalhadas, de ir às lágrimas mesmo!
Na minha Escola a avaliação dos Coordenadores foi posta em prática há uns tempos e de forma não anónima. A mim não me impressiona nada o assinar o meu nome por debaixo de elogios ou de críticas, que assumo de forma frontal porque não sei ser de outro modo. De mim as pessoas podem esperar coerência, uma coisa à frente e a mesmíssima atrás e já aqui publiquei textos de crítica ao funcionamento da minha escolinha e publiquei muitos mais elogiosos do trabalho que por lá se faz. Apenas porque observo atentamente, penso, interiorizo, amadureço, formulo opiniões e assumo-as, para o bem e para o mal. De mim podem esperar honestidade e nada mais para além disso e se me perguntam a opinião eu dou-a, assumindo os riscos da crítica que deve ser feita sob pena da avaliação não servir absolutamente para nada por apenas ser dela um simulacro.
Vem este discurso a propósito dos medos que me foram relatados, alguns na primeira pessoa, sobre esta avalição não anónima e tenho a certeza, pelo que me foi transmitido, volto a frisar, até na primeira pessoa, que algumas pessoas não responderam de forma honesta com medo de represálias...
Lamento que assim seja. Lamento muito que assim seja. Porque revela-me um tipo de sociedade que eu abomino e com o qual eu preferia não contactar.

A Palavra ao Paulo Guinote

A Palavra ao Paulo Guinote

"Tem estado a ser a aberração mais recente deste processo todo. Relatores, CCAD e “júris de avaliação” têm recusado relatórios e grelhas de evidências com base em critérios altamente subjectivos.

Já nem falo dos que só querem em papel, enquanto outros só querem em digital. Falo da recusa de conjuntos de evidências ou de algumas específicas, só porque não se percebe bem o quê. Já aqui referi a recusa em aceitar a obtenção do grau de mestre como evidência de valorização profissional, mas há coisas tão ou mais mais giras como, por exemplo, ser recusada pura e simplesmente a entrega das evidências, por não ser preciso para ter Bom, enquanto em outros casos, para o mesmo Bom recusam-se evidências que não documentem o processo da evidência, mas apenas o poduto. Há ainda quem recuse algumas evidências quando se remete para documentos já produzidos anteriormente ou arquivados e disponíveis online. Há quem obrigue a apresentação de matrizes, grelhas e planificações, mesmo quando são comuns a um grupo disciplinar, enquanto há quem recuse estes materiais, exactamente por serem individuais.
Há de tudo um pouco.
Teria a sua graça, numa perspectiva de teoria do caos, caso não se olhasse para muitas das pessoas que são responsáveis por esses abusozinhos de poder, esses delíquios de sapiência pura, e não encontrássemos quem nunca seria capaz de distinguir uma evidência por muito evidente que ela fosse e quem só sabe fazer uma referência bibliográfica se a copiar de um guia qualquer. Mas o poder foi-lhes entregue para o poderem exercer, transformando em autoridade administrativa o que não passa de mediocridade intelectual.
Aliás, esta ADD tem algo em comum com as Novas Oportunidades pois permitiu que se elevasse a auto-estima de muito boa gente, certificando como competentes para algo quem só sabe contar estórias."

Amplio este post do Paulo apenas porque a estupidez parece não ter fim...

Obras em Casa

Obras em Casa

A minha casa entrou em obras de manutenção, porque as casas são como as pessoas e envelhecem, criando rugas, ganhando um ou outro pneu, uma ou outra marca da idade e é preciso afagá-las com creme hidratante, espalhado com suavidade para que recuperem.
Esta semana estarei a assim a modos que acampada dentro do caos...

domingo, 24 de julho de 2011

Restaurante Pena - Espaço e Ambiente


Restaurante Pena - Vila Caiz - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Restaurante Pena - Espaço e Ambiente

Confesso que hoje foi um dia duplamente feliz pois se por um lado foi passado entre amigos e familiares muito queridos, por outro lado hoje foi o dia em que entrei pela primeira vez no já afamado Restaurante Pena, em Vila Caiz, Amarante.
Confesso que nada nem ninguém me tinha preparado para o que encontrei, muito embora as referências fossem do melhor e dos seus proprietários eu não esperasse outro espaço que não fosse, no mínimo, sublime. Só que o espaço é mais do que sublime, porque habitado pelo peso cultural e artístico do mítico Amadeo de Souza-Cardoso, de quem os proprietários são sobrinhos, e que têm, sorte a deles!, a correr nas veias tão nobre e criativo sangue vermelho vivo. Felizmente vivo e bem vivo!
O Restaurante Pena ganhou vida numa dependência próxima da casa mãe, um antigo lagar que já serviu de anexos onde se guardaram alfaias agrícolas, enfim, um espaço que já se prestou a múltiplas funções e que desde o dia 31 de Março ganhou a sua função mais nobre, fruto de um trabalho de recuperação realizado por um dos filhos do casal, arquitecto, Raul Sousa Cardoso, que aqui deu livre azo à sua mestria. O resultado do trabalho, este resultado que eu vi e senti hoje, misto de tradição e contemporaneidade, só se consegue com um enorme profissionalismo técnico, é certo, mas também com uma dose enormesca de amor e paixão pelo que se faz, pelo cuidado extremo posto na colocação de uma jarra de simples e belas hortências, pela escolha deste e daquele candeeiro, pela escolha do mobiliário sóbrio, pelo cuidado colocado na escolha das caixilharias, pelo amor à Casa, à Pena, transposto para os puxadores das portas de entrada, em forma de penas, pois então!
O Restaurante Pena tem alma. E não é fácil ter alma nos dias que correm.
A família recebeu-nos amorosamente, com uma simpatia natural que nos fez ficar bem mais tempo do que o previsto, falando de projectos futuros, porque as ideias fervilham, o que é um excelente sinal, no meio da crise avassaladora que nos esmaga.
Sem dúvida que nos sentimos "at home" e por isso agradeço à família Souza-Cardoso a hospitalidade e carinho, natural, com que fomos recebidos. E, sem dúvida, regressaremos. Até porque... tenho de continuar a apresentar esta pérola rara aos meus amigos...

E-mail  - restaurantepena@gmail.com
Telefone - 255732755/913434898
Página no FaceBook - http://www.facebook.com/restaurantepena?sk=info

Nota Final - Este post foi só dedicado ao espaço. Quanto à comidinha... ai meus deuses ai meus deuses, feita de iguarias divinais... terá de ficar para próxima postagem que vem já a seguir...

Bom Dia!

Flores da Barca  - Serra da Aboboreira
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Bom Dia!

sábado, 23 de julho de 2011

Amy Winehouse

Amy Winehouse

A mulher que cantava a plenos pulmões que não queria fazer reabilitação morreu hoje, provavelmente de overdose. Foi o que deu uma vida de caos, mergulhada nas drogas e no álcool.
Paz à sua alma. Ficamos com a fabulosa voz dela...

Novas da Rainha da Calceta


Calcetas da Rainha da Calceta - Serra da Aboboreira
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Novas da Rainha da Calceta

Em tempos que já lá vão, fui assim baptizada pelo meu querido amigo Clap, também ele um calceteiro de primeira, o que provocou barrigadas de risos entre nós. Calcetar, em comunhão com a Natureza, é para mim um passatempo que conservo desde tempos de solteira e que pratiquei forte e feio enquanto estava grávida, e não, não me fez mal muito pelo contrário, e que continuei a praticar até hoje, literalmente até hoje. Calcetar é a minha novela pessoal, aquela que eu construo com as minhas mãos, já que não queimo tempo a seguir as outras, as imbecilizantes. Calcetar é, para mim, e sem nunca ter posto os pés num, como ir ao psiquiatra fazer uma sessão de terapia seja lá do que for e para o que for e espero continuar com estas estratégias saudáveis pela vida que ainda me resta.
Pois hoje fui à terapia. Tinha um degrau iniciado há já uns dias e hoje reservei a tarde para o atacar e terminar. E está terminado. E eu estou orgulhosa do trabalho final, feito pelas minhas mãos firmes, agora esbodegadas. Desculpa, mamã... sei bem o quanto tu me aconselhavas a não estragar as minhas "queridas mãos"...

Pois o novíssimo degrau está agora terminado.

Se podia ter passado a tarde toda a calcetar o meu ralatório? Poder podia, mas não era a mesma coisa... e além do mais hoje é sábado, está um sol radioso e há sevilhanas pela noite, no Largo de S. Gonçalo.
Ah, pois é! Olé, olé!

Nota final - O caminho, que aparece fotografado na sua totalidade, foi feito durante os anos oitenta e acusa já o peso da idade, apresentando-se cheiinho de musgos variados, coisa que o feito hoje, obviamente, não apresenta.
Mas lá chegará! É só deixar o tempo rolar e marcar a sua presença, natural...

Novas do Atentado

Novas do Atentado

Novas e más. A contabilidade dos mortos já vai em 91... no mínimo perturbador...

Novas da Malparida ADD


Rosas Velhas - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Novas da Malparida ADD

A ADD só agorinha mesmo saiu da porta da igreja e ainda vai no seu adro e eis que os problemas surgem por todos os lados, estoirando quais foguetes em estoiranços piromusicais, muito lindos, está bom de ver.
Como em muitos agrupamentos tomaram decisões ILEGAIS, tal como distribuir as quotas equitativamente por departamentos, coisa não prevista na lei e que de facto não tem lógica absolutamente nenhuma já que num departamento pode haver dois professores Muita Bons e um Xalente e no outro ao lado pode haver zero Xalentes e cinco Muita Bons, eis que agora, avaliados os avaliandos por diferentes relatores e atribuídas as classificações, a distribuição das quotas por departamentos está a fazer estragos e a dar a burricada prevista.
Pois não é que um professor com 8,2 corre o risco de ter Muita Bom e outro ao lado, com 8,8, vai ter apenas Bom? Lá está, por causa da distribuição equitativa das quotas por departamento?! Mas onde está a lógica disto? E como remendar o imbróglio agora que ele estoira entre os dedos das cabeças pensantes que nas escolas pensaram tamanha idiotice? Ai meus deuses que as soluções são ainda mais mal cheirosas do que o cheiro até agora exalado - Manter tudo assim tal e qual e aguentar com os pedidos de recurso que por certo choverão? Alterar as classificações atribuídas, presumo que atribuídas em consciência? E digo presumo porque os meus olhos já viram cada coisa e os meus ouvidos já ouviram cada coisa que é de deixar qualquer um, que tenha a coluna vertebral minimamente no sítio, de cara completamente à banda. Esta última opção é particularmente desonesta e temo que não faltem relatores a amouxar...
Para aliviar o post, ilustrei-o com flores do meu pátio, flores que me servem de inspiração na caminhada da vida.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Oslo - Atentado?

Oslo - Atentado?

É o que parece...
Entretanto os problemas avolumam-se na Noruega, com um tiroteio num encontro juvenil na ilha de Utoya.


Questão Pertinente


Trepadeira - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Questão Pertinente

Quem sabe o nome científico desta trepadeira?

Medalha de Ouro para Português em Matemática

Medalha de Ouro para Português em Matemática

Aqui deixo os meus sinceros parabéns ao Miguel Santos, aluno do 10º ano, de Alcanena.

Tipologias de Agrupamentos

Tipologias de Agrupamentos - Agrupamento Horizontal
Fotografia surripiada ao Luís Costa, do Blogue DaNação

Tipologias de Agrupamentos

O post é do Luís Costa, simplesmente o blogger docente com mais e melhor sentido de humor que conheço.
Clique aqui e rebole a rir pelo chão de sua casa ou do seu jardim, pelas pedrinhas da calçada, sei lá eu... rebole... gargalhe... estamos precisados...
Thanks, Luís!

Tsunami Japonês Visto do Interior de Um Carro

Tsunami Japonês Visto do Interior de Um Carro

As imagens são impressionantes principalmente pela rapidez dos acontecimentos a quase deixarem as pessoas sem capacidade de reacção e pela violência da destruição provocada.
Se não fosse pecado, diria que até parece uma alegoria à desgovernação socrática... é que os efeitos destrutivos perduram, perduram, perduram...

Thanks, Eugénio, pela partilha!



E agora partilho a explicação do fenómeno. Em inglês.



E mais um vídeo inacreditável...

Barca


Salinha de Estar - Serra da Aboboreira
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Barca

Os dias vão magníficos, de céu azul radioso e limpo e eu, inspirada neles, aproveito e embarco para a Barca com a fresca da manhã, o que me alimenta e nutre a alma até ao tutano e me deixa com mais vontade de atacar o trabalho estéril.
O trabalho na Escola está feito e está concluído, entregues que estão os dossiers da Coordenação e Direcção de Turma do meu querido CEF de padeiros/pasteleiros cinco estrelinhas, última etapa após reunião de avaliação muito tardia.
O trabalho durante estes dois anos lectivos, o meu e o de muitos lá pela Escola, posso garantir que foi gigantesco, comigo a dar tudo o que tenho para dar, a uma escola onde me sinto "At Home", apenas porque não sei/consigo actuar de outra forma.
Mas já não me bastava a trabalheira ter-me saído do pelo... e só me faltava agora ter que relatar que fiz isto e fiz aquilo e introduzi esta prática porque assim e abandonei aquela outra porque assado.
Confesso que esta é a parte chata da coisa, se bem que, como estratégia, vou continuar a atacar o ralatório como quem faz uma postagem, amorosa, aqui para o bloguito.
Quanto às minhas escapadelas para a Barca elas continuarão e permanecerão, inspiradoras...
Amo esta Natureza generosa e bela.

As Meninas de História - Momento Histórico


As Meninas de História - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Senhor Amadeu 

As Meninas de História - Momento Histórico

Momento Histórico - foi o que eu disse sobre este momento registado para a posteridade de três Meninas de História que muito se prezam - moi même, Rosa Maria Fonseca e Maria José Queirós Lopes, esta última minha familiar e minha colega dos bancos de liceu e da Faculdade de Letras do Porto, bibliotecária da Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, um apoio precioso para qualquer professor que pretenda fazer algo mais para além de leccionar as suas aulas. A do meio, a loira, a mais novita das três, é minha companheira de viagem há muitos e muitos anos e com ela penso e discuto estratégias de Ensino, que isto de ser professor fechado dentro de uma redoma, ou de uma concha, já foi chão que deu uvas e agora já não dá nem palha seca.
Pois as três conspiradoras juntaram-se ontem à mesa do café para combinar uma estratégia de ataque à História Local, a implementar já no próximo ano lectivo, porque o trabalho não aparece feito e parar é mesmo morrer e nós não queremos isso para nós... eheheh... pois não, Lindas?
Darei novas deste trabalho, de parceria com a Biblioteca, iniciado já durante o ano lectivo que agora finda e que será aprofundado no próximo.
Quanto às fotografias, tenho de o admitir, não saíram grande espingarda e a culpa foi do fotógrafo porque jamé das Meninas de História. A mim o senhor Amadeu apanhou-me em duas versões - versão um, a fazer biquinho adolescente para publicar no Facebook! E, não menos importante, a versão dois, versão gargalhada descomunal a pensar no ralatório da Mal Parida que vou ter de fazer por estes dias! Kakaka... kakaka...
 Quanto ao senhor Amadeu, quem lhe disse que tinha jeito para a fotografia, enganou-o bem!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Novas da Mal Parida

Novas da Mal Parida

A mal parida desde o início está agora moribunda e dá os últimos estertores. Mas continua a ralar gente até dar com um pau!
Entretanto aqui ficam alguns números, obscenos, sobre a mal parida! Até parece que estamos num país a nadar em dinheiro...
Obrigada, Sócrates! A tua herança é bestial!

Excelentes Notícias

Excelentes Notícias

Foram as que saíram da Cimeira de Emergência de hoje. Os juros nos países intervencionados baixarão.
Aliás, já estão a cair a pique. Intervenção séria e concertada, que faça frente às forças não ocultas, precisa-se! Talvez haja esperança.

Relatório de Auto-Avaliação Docente

Relatório de Auto-Avaliação Docente

Ataquei-o ontem, pela primeira vez, e dando azo à minha costela árabe, que por certo tenho, iniciei-o pelo fim. Ontem foi dia de identificar as minhas necessidades de formação, de relatar a formação realizada e fazer a apreciação dos seus benefícios para a prática lectiva e não lectiva e de iniciar a análise e balanço sobre as actividades lectivas e não lectivas desenvolvidas. Confesso que o ralatório me está a ralar pois consome-me um tempo precioso que seria bem mais produtivo a reestruturar as minhas apresentações em PowerPoint, que de novo utilizarei nas minhas aulas a partir do próximo ano lectivo.
Para fazer o ralatório deste ano estou a usar, como ponto de partida, o meu último ralatório entregue no ciclo de avaliação anterior, estava eu ainda na ESA. Darei novas da ralação.

Novas do Euro

Novas do Euro

Pelos vistos o dia de hoje é decisivo para a sua existência. O dia de hoje interessa-nos a todos e convém mantermo-nos atentos e acompanhar as decisões que salvarão o euro. Ou não.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

A Palavra a Vasco Graça Moura

A Palavra a Vasco Graça Moura

Aqui. Sobre Educação e Novo Acordo Ortográfico.

Novela Rocambolesca

Novela Rocambolesca

Foi no que se transformou a correcção do exame de Matemática A. Afinal havia outra... outras... sei lá eu!

A música, dedico-a ao GAVE.
Ralatório, aqui vou eu...

Novo Modelito ADD

Novo Modelito ADD

Prometem-se novidades lá para o fim da próxima semana.
Ralatório, aqui vou eu...

Partilha


Flores do Jardim do Escorpião Azul - Serra da Aboboreira
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Partilha

Hoje partilho algumas flores do Jardim do Escorpião Azul. Porque quem partilha o que tem, a mais não é obrigado!
Ralatório, aqui vou eu....

Jardinagem


Jardim do Escorpião Azul - Serra da Aboboreira
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Jardinagem

Jardinei a manhã toda e isto é o mesmo que dizer que cortei os matos acumulados de um jardim de escorpião azul, típico de serra, onde quase tudo o que existe é autóctone, fora uma ou outra planta introduzida, mas resistente a períodos de seca prolongados, que eu tenho uma grande consciência ambiental e não vou para a serra fazer relvados xpto.
Os carvalhos estão agora podados de galhos mortos, os gravetos foram apanhados e amontoados, e arderão numa qualquer lareira durante o próximo Inverno, as ervas altas e secas jazem agora amontoadas e transformar-se-ão em composto orgânico que ajudará a renovar a terra, as silvas cortei-as com a fúria própria de quem corta políticos, economistas e financeiros, a terra junto às poucas plantas existentes, algumas aromáticas, tojo e giestas de estimação, foi limpa de entulho, as plantas foram limpas de partes mortas, enfim, foi uma verdadeira animação durante toda a manhã em que fiz o chamado quatro em um - tratei do jardim e, ao mesmo tempo, cuidei do meu físico, da minha mente e ainda trouxe um bronze na pele, invejável, digo-vos eu!
Evidentemente, estou agora que nem posso... eheheh... mas parece-me que preparada psicologicamente para atacar a mal parida ADD. Ralatório, aqui vou eu...

Ops!

Ops!

Portugal volta hoje aos mercados.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Trolhices


Trolhices - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Trolhices

Habituei-me a pintar o interior da minha casa desde que tive a minha primeira. Os tempos eram outros, eram os inícios dos anos 80, os dinheiros não abundavam e eu sempre gostei de bricolagem. Desde então ganhei o gosto pelas pinturas de paredes, que mantive, independentemente dos meus rendimentos, até hoje, quase a dobrar os míticos cinquenta.
Quando há uma aberta no meu céu e o trabalho abranda na Escolinha, e a minha casa está a precisar de tinta branquinha nas paredes, lá visto o fato de trabalho, pego na tinta, nas trinchas e nos rolos e aí vai a pintora repor a ordem na casa.
Gosto de acção. Detesto pasmaceira. Não gosto de dar ordens. Gosto de fazer aquilo que me dá prazer e do qual eu não prescindo. Amo os processos de construção, os caminhos que se trilham para alcançar uma meta. Gosto mais dos percursos do que gosto das metas. E detesto paredes negras.
Vai daí, quando as vejo escurecer, começam-me a dar uns frenicoques que me impelem a actuar. Já foi assim na Sala de História, durante a paragem de Carnaval. Foi assim ontem e foi assim durante a tarde de hoje e a minha sala de estar, compartimento já intervencionado por mim, respira brancura e parece mesmo a aldeia da rouuuupa branca, rouuupa branca, roupa branca que o Sol a que ceu...
Amanhã sofrerei um metamorfose e virarei rainha da calceta... eheheh... que eu sou  pau para toda a colher, não é assim, Clap?
Amanhã embarcarei para a Barca... porque estou a precisar de descansar a mente.

Sem Comentários

Sem Comentários

Vi a reportagem há uns meses e a minha alma ficou pasma. E assim permanece. Sem mais.
Mas atenção, pasma com a Directora...

Mais critérios Confidenciais

Mais Critérios Confidenciais

Este país é uma anedota?

Matemática A
Física e Química A

Elaboração de Horários - Problemas

Elaboração de Horários - Problemas

O tema/problema da dificuldade na elaboração de horários foi abordado há uns dias no Professores Lusos e já o confirmei na minha escola. A coisa está difícil pois há muitos casos em que ou os horários ficam incompletos ou ficam com várias horas extraordinárias, o que é uma aberração nos dias que correm, lixando-s no final, mais uma vez, os contratados.
Parece que a tutela continua a pensar as coisas em cima dos joelhos, sem acautelar as implicações das decisões teóricas no terreno. É que pode não parecer, mas é verdade - Decisão tomada tem de ser aplicada... e depois, pá?

Puerto - A Naçón

Puerto - A Naçón

Gotan Project

Gotan Project

Estarão por cá, de novo em concerto, no próximo dia 28 de Agosto, nos Jardins do Palácio de Cristal.
Asseguro-vos que são imperdíveis... para quem gosta deste tango revisitado...
Eu, eu apenas os amo... apenas amo este tango brutal.



segunda-feira, 18 de julho de 2011

Opinião Pública

Opinião Pública

Com a presença do Paulo Guinote.

Domingos Muala - Testemunho

Sala de Professores - Parque da Gorongosa - Moçambique
Fotografia de Domingos Muala

Salas de Aulas - Parque da Gorongosa - Moçambique
Fotografias de Domingos Muala

Domingos Muala - Testemunho

Hoje cheguei a ele através do FaceBook e dos meus amigos EM@ e Helder Colmonero, por sua vez amigos, não sei se recentes, se antigos, deste moçambicano que ama o Parque da Gorongosa, amor bem expresso em inúmeras fotografias que connosco generosamente partilha.
Confesso que as mais impressionantes são as das Escolas existentes na região do Parque.
Partilho-as aqui no meu blogue, com direito a post e tudo para que os meninos e meninas portugueses se queixem menos e trabalhem mais. Perante esta realidade moçambicana não há desculpas para a má-criação, a indisciplina e o desinteresse dentro de qualquer sala de aula deste país à beira mar plantado.
E já agora, acho que também tenho de me queixar um pouco menos... e actuar ainda mais...
Obrigada pela partilha, generosa, Domingos!

Madiba

Madiba

Nasceu a 18 de Julho de 1918. Teve uma vida cheia e nunca desistiu de lutar. Completa hoje 93 anos e é apenas a figura pública que eu mais admiro na actualidade.
Parabéns, Madiba!

Novo Modelito ADD a Partir do Próximo Outono/Inverno 2011?

Novo Modelito ADD a Partir do Próximo Outono/Inverno 2011?

Ou será só a partir da Primavera/Verão 2012? Seja como for, está outro modelito na forja.
Eu, enojada até ao tutano com o arrastar desta temática já insuportável, deixo aqui, pela milésima vez, as minhas preferências - Jean Paul Gaultier - Aprendamos com ele - How To Do That!
E por favor, não matem a criatividade!
Oui? Non? Oui? Non? Non? Oui?

O Efeito Google na Memorização

O Efeito Google na Memorização

Leia aqui. E aqui.

A Palavra a Klaus Regling

A Palavra a Klaus Regling

E o que ele diz é mais ou menos isto - A Alemanha está a ganhar dinheiro à custa da desgraça dos pigs.
Porca Miséria!

Novas do Sócrates

Novas do Sócrates

Sócrates já está em Paris. Que fique por lá. Mas, por mim, também pode ir para o diacho que o carregue.

domingo, 17 de julho de 2011

Cortes





Cortes à Tesourada - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Cortes

A Troika obriga ao corte de 2% em pessoal. Não diz é onde. E as autarquias ameaçam cortar nos auxiliares educativos.
E assim sendo, quem limpará as sanitas? Os professores? Os alunos? Os encarregados de educação? O cão? O gato? As escolas fecham?

Anti-Diálogo

Anti-Diálogo

o cego para o manco:
- como andas?
o manco para o cego:
- como vês.
coro dos mancos:
NÓS VOS MANCAMOS!
coro dos cegos:
A VER VAMOS!

Nota - Com os meus agradecimentos ao Ângelo Ochôa!

Mário Rita - Exposição



Mário Rita - Exposição

Aqui deixo o convite para a exposição de pintura de Mário Rita, em Silves. A inauguração foi hoje. Aproveitem, se puderem. Verão que não será tempo perdido, muito pelo contrário.
Bom trabalho, Mário!

Estupidez


Estupidez

E a estupidez é tanta que até dói... dói no nosso bolso...
Recorte surripiado daqui.

sábado, 16 de julho de 2011

ADD - Critérios de Desempate

ADD - Critérios de Desempate

A palhaçada é total e há critérios de desempate para todos os gostos, variáveis de escola para escola. Veja alguns exemplos clicando aqui.
Engraçado... sou eu a pensar em voz alta... desconheço a existência de tal coisa no meu agrupamento... e tenho a certeza que nada me foi comunicado...
Existirão?

Desejo de Mudança

Desejo de Mudança

"Sou professor de Português e Francês do 3.º ciclo e ensino secundário. Actualmente, lecciono na Escola E.B. 2/3 de Real, a cujo quadro pertenço. Estou disponível para estudar proposta de permuta com colega ― do mesmo grupo, como é obvio ― de uma escola da cidade Braga, ou da sua periferia.
Esta é a minha conta de e-mail: dardomeu.costa@gmail.com"

O post que acima transcrevi é do Luís Costa, tratador do blogue DaNação. Partilho a informação na esperança de poder ser útil.
E como eu compreendo o seu desejo de mudança... apenas porque já senti na pele o desejo imperioso de avançar.

A Importância da Língua Portuguesa - Trabalho


Sol - Procissão do Corpo de deus - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

A Importância da Língua Portuguesa - Trabalho

A Língua Portuguesa é, para nós falantes dela, apenas basilar e estruturante de todo o pensamento e de todo o conhecimento. Pensamos em português, falamos em português, esta é a língua que utilizamos para comunicar desde que nascemos, ainda antes, para ser mais precisa, e é através dela que chegamos ao conhecimento seja do que for pois ela está sempre presente no nosso dia-a-dia, nas aprendizagens que fazemos no recato do nosso lar, nos espaços de convívio com os nossos pares e com os ímpares também, na escola, obviamente, onde ela está omnipresente. É através dela que estruturamos o nosso pensamento e o nosso conhecimento, descodificamos e formulamos mensagens. Ou não.
Deparo-me, enquanto portuguesa, com um péssimo uso da Nossa Língua Materna e não me estou só a referir aos estratos sociais, económicos e culturais mais baixos da nossa sociedade. A cada passo detecto erros ortográficos na legendagem de filmes, na "legendagem" dos noticiários, que mania de pôr aquela tira horrorosa que nos tapa o fundo do écran e nos dispersa a atenção para outras notícias que não a que está a ser dada!, até nos manuais escolares já para não falar nos pontapés de gramática dados por muitos dos nossos "governantes" que escrevem qualquer coisa que não português e cujo exemplar máximo é/foi, sem dúvida, a Directora Regional da Educação  do Norte, Margarida Moreira de seu nome, que por certo todo o país fixou, dado o escândalo da coisa.
A Língua Portuguesa comanda-nos as aprendizagens em todas as áreas do Saber. Se eu não conseguir descodificar uma qualquer questão de Matemática ficarei por certo a olhá-la como um boi para um palácio. Se eu ler uma questão num teste de História e compreender o contrário do que me está a ser pedido está bom de ver qual vai ser o resultado final.
Por ter a consciência da importância da Língua Portuguesa e das debilidades sentidas pelos alunos neste domínio, quando estes me chegam à sala de aula no 7º ano de escolaridade, qual o papel que escolhi para mim, enquanto professora de História e de Língua Portuguesa?
Ficar a barafustar com os meus alunos porque os erros ortográficos assim e as construções frásicas assado? Ai meus deuses, ai meus deuses que isto é inacreditável!
Pois, também barafusto mas, para além disso, exijo-lhes um português escorreito, frases completas nos exercícios e nos testes, portefólios, que já foram cadernos em tempos que já lá vão, ordenados e que são vistoriados por mim, de quando em vez, exaustivamente, fazendo a sinalização dos erros ortográficos que os alunos têm de corrigir dez vezes, das faltas de acentos, que os alunos têm de corrigir cinco vezes e a mesma coisa para os sumários inventados e que não correspondem minimamente ao que eu ditei e que por vezes me deixam verdadeiramente estupefacta perante a criatividade das criaturas.
Este meu trabalho enquanto docente, de portefólios à tiracolo que arrasto para  a sala de professores ou mesmo para minha casa, num trabalho imenso que eu não sou obrigada a fazer mas faço por entender ser benéfico para os alunos, já foi alvo de gozos infindáveis por parte de outros meus colegas de profissão porque sim, eu ganho exactamente o mesmo que outros nas minhas circunstâncias e sim não tenho nada de mais interessante para fazer na vida e sim, contento-me muito e fico muito feliz quando mando os alunos, no início do 3º período, fazerem um exercício muito simples - contarem os erros dos seus portefólios no 1º e no 2º período que anotam no quadro em colunas separadas. No fim é só fazer o que o outro disse, é só fazer as contas e pedir aos alunos para encontrarem uma explicação para a tendência de os erros diminuírem, de um período para o outro, mais de dois terços. E sim, a cabeça deles também foi feita para pensar e lá me ensaiam explicações - Pois, professora, ficamos mais cuidadosos porque sabemos que a seguir temos de corrigir os erros! Pois, professora, mais vale estar mais atento e fazer logo bem à primeira! Pois professora, não queremos o trabalho de corrigir os erros dez vezes.
É claro que eu podia simplesmente barafustar. É evidente que teria muiiiito menos trabalho com isso. É claro que também poderia fazer de conta que cumpro os critérios de avaliação dos alunos apenas a olhar de relance para os portefólios, tirando-lhes as medidas a olhómetro, ora deixa cá ver, sim senhora, está muito giro! A chatice é que acredito que esse é um péssimo caminho e que, por ser de tal qualidade, eu escolhi não ir por aí. Até porque o exemplo dado aos meus alunos seria o da desonestidade e eu também não admito ir por aí.
Ah! E as evidências deste meu trabalho, agora tão em moda, estão aqui.
E sim, tenho um saco deles, um Saco de Portefólios. Obrigada, Lai.

Novas da Síria e Afins

Novas da Síria e Afins

Más. A pouca vergonha continua e parece não haver quem lhe ponha cobro. Ontem tombaram mais dezassete.

Entretanto continuo sem novas da Líbia e do meu amigo Sahel. Desde o dia 25 de Abril que nada sei, nem através da web, cortada, nem através do telemóvel, igualmente cortado. Persisto e não desisto. Todos os dias tento uma brecha, um buraco de luz e energia... mas sem êxito!
A Líbia conseguirá emergir do buraco? Recuperarei os meus contactos neste país distante?
O Sahel voltará ao meu umbigo, ao Largo de S. Gonçalo?

Caso Charrua

Caso Charrua

O estado foi condenado a pagar uma indemnização de 12 mil euros a Fernando Charrua, o tal que alegadamente fez o que quase todo o país fez durante o consulado socratiés - chacota pegada com o xico-esperto!

Novas dos EUA

Novas dos EUA

Ouvi com estupefacção o Baraka Obama afirmar hoje que os EUA não são a Grécia nem tão pouco Portugal. O problema é que Portugal também não era a Irlanda nem a Grécia e a Irlanda, por sua vez, também não era a Grécia... e... pois, foi o que se viu!

Novas do Gave

Novas do Gave

Ao que parece, confidenciais. O que eu não entendo. Se são esclarecimentos sobre os critérios de  correcção dos exames de Português de 12º ano... e sobre os critérios de correcção dos exames de Biologia e Geologia... como podem ser confidenciais?

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Dia Muito Para Além de Dia Abaixo de Cão


Procissão do Corpo de Deus - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Dia Muito Para Além de Dia Abaixo de Cão

Dia de runiões. Dia de muitas runiões. Três seguidas da parte da manhã a começar pela fresca das 9 horas. Todas de 9º ano, as últimas. Depois intervalo para almoço seguido de café que nós também somos gente. Recomeço dos trabalhos pelas 15 horas com a Runião Geral de Agrupamento e um calor de esborrachar. Confesso que gosto desta e que a acho útil. Gosto sempre de ouvir as palavras mágicas da minha Directora "Desejo-vos umas boas férias!". Férias é como quem diz... 17 horas runião com os alunos e encarregados de educação da minha direcção de turma. Importante para fazer o balanço final, entregar certificados de conclusão de curso, preencher papelada muita... despedir-me deles com um "a gente vê-se por aí" porque sei que nos veremos. E que sentiremos saudades mútuas.
Quanto ao trabalho, ainda o tenho para o fim-de-semana, ainda o terei para a semana... boas férias? Ahahah... lá mais para a frente espero tê-las. E que sejam, no mínimo, excelentes!
Posto isto, estou que nem posso e ainda por cima o meu pai já protesta e ontem já me perguntou:
- Então agora que os alunos estão de férias passas os dias na Escola? Ninguém te vê!´
Pois é a vida! E o país cada vez pior! Porca miséria!

ADD - Esclarecimento Sobre Quotas

Add - Esclarecimento Sobre Quotas

Tenho dito isto na minha escolinha - A distribuição de quotas por departamento é ILEGAL!
Mas é certo que a palhaçada da ADD não tem limites e parece não ter fim...

Avaliação Docente (quotas)- Algumas escolas sem limite para a imaginação... nem para a asneira!
Caro colega sócio do SPN,
Aqui há umas semanas, a Direcção do SPN tomou conhecimento de uma grelha de um agrupamento de escolas da nossa área de influência (Trás-os-Montes) em que era feita uma absurda distribuição de quotas para as menções de Excelente e Muito bom pelos departamentos curriculares, a qual nem respeitava sequer as mais elementares regras de equidade.
A título de exemplo, dessa grelha constava a seguinte informação: um departamento com 9 professores integrados na carreira tinha direito a 1 Excelente e 3 menções de Muito Bom, enquanto que outros dois departamentos com 12 docentes nas mesmas circunstâncias (carreira) só tinha direito a 2 menções de Muito Bom!!! Um departamento com 4 relatores tinha direito a 2 menções de Muito Bom e um com 5 relatores só tinha direito a 1 Muito Bom!
Sem comentários...
No entanto, parece que a asneira faz escola, pois chega-nos agora a informação de que este procedimento de distribuição das percentagens máximas a atribuir pelos vários departamentos curriculares está a ser seguido em vários outros agrupamentos de escolas.
Ora, agora como antes, reiteramos que é claramente ilegal essa distribuição das percentagens máximas [quotas] por departamento curricular! A distribuição das percentagens máximas definidas nos números 3 e 4 do Despacho n.º 5464/2011 tem, isso sim, que respeitar o estipulado no n.º 8 e seguintes do já referido do mesmo diploma:
«As percentagens máximas previstas no presente despacho aplicam-se, em cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada, a cada um dos universos identificados nas quatro alíneas seguintes:
a) Docentes contratados;
b) Docentes integrados na carreira, incluindo os docentes em período probatório e os docentes avaliados através de ponderação curricular;
c) Relatores;
d) Docentes avaliados pelo director do agrupamento de escolas ou escola não agrupada ou pelo presidente da comissão administrativa provisória:
i) Coordenadores de estabelecimento;
ii) Coordenador de departamento curricular;
iii) Director de centro novas oportunidades, nos casos em que essa função não seja exercida pelo director do agrupamento ou escola não agrupada;
iv) Coordenador de centro novas oportunidades.»
Assim, a definição, pelo agrupamento ou escola, de diferentes universos para aplicação das percentagens máximas em questão é ilegal, justificando-se, porventura, pela confusão entre o modelo de avaliação regulado pelo Decreto Regulamentar n.º 2/2010 e, nesta matéria, pelo citado Despacho n.º 5464/2011, e o concurso a lugares da extinta categoria de Professor Titular, esses, sim, fixados, em cada escola / agrupamento, por departamento curricular, de acordo com o Decreto-Lei n.º 200/2007.
Aliás, a distribuição destas percentagens máximas por departamento, além de manifestamente ilegal, facilmente se tornaria também injusta, na medida em que, num determinado agrupamento, poderia acontecer que, por um lado, num departamento as respectivas dotações para as menções de Excelente e Muito bom não fossem preenchidas na totalidade, por haver um número insuficiente de docentes a preencher as respectivas condições, enquanto que num outro departamento poderia haver docentes que, preenchendo as condições, acabassem por ser avaliados com uma menção inferior à correspondente à classificação quantitativa proposta, por estar já preenchida a respectiva dotação. Ora, esta situação poderia fazer com que dois docentes, de diferentes departamentos, com propostas de classificações quantitativas de 8,000 e 8,200 viessem a ter respectivamente Muito bom e Bom, ficando assim um docente com maior pontuação proposta pelo relator com a menção qualitativa mais baixa.
Em ultima análise, poderia ainda acontecer ainda uma outra injustiça, que seria a de, havendo número suficiente de docentes com classificações propostas de 8,000 ou superior para preencher a dotação total de menções de Excelente e Muito bom, esta acabasse por não ser totalmente preenchida devido a uma eventualmente desigual distribuição das mesmas pelos vários departamentos curriculares.
Ora, nenhuma das duas situações acima descritas será possível, desde que os agrupamentos / escolas respeitem o que está estipulado no Despacho n.º 5464/2011, designadamente no seu n.º 8, acima transcrito.
Com votos reiterados de boas férias, apresentamos as nossas melhores
Saudações sindicais!
‘A Direcção
José Manuel Costa
 
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