Etiópia
Vai e volta querido Helder...
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Novas da ADD
Lâmpadas, Precisam-se! - EB 2/3 de Amarante - S. Gonçalo
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Dizem-me as golondrinas que as manobras da ADD estão a decorrer a bom ritmo e sem incidentes. Ao que parece há agrupamentos onde decidiram administrativamente não atribuir o xalente, mas nada de passar estas decisões a escrito, porque ilegais, e porque quem tem cu, tem medo... eheheh... e não ficamos por aqui porque ao que me dizem as golondrinas também parece que há agrupamentos onde decidiram fazer exactamente o contrário e resolveram esgotar as quotas... ora quantos xalentes há? Seis? Quatro? Ora então ficas tu com este, tu com aquele e assim sucessivamente... noutro ano veremos... eheheh... que isto é tudo boa gente e não queremos problemas!
As golondrinas, raios as partam que trinam de carago!, também me dizem que parece que há agrupamentos onde distribuiram administrativa e irmamente as quotas, isto mesmo se neste há três muita bons e naquele não há nenhum, toma lá e grama com as quotas, esgota-as e cala-te ó faxavor! e por último ainda parece que há directores, cades e o mais que nos calhou em rifa, que têm metido as patitas nas poças da ADD a torto e a direito e têm parido cada calhau que, a acertar-lhes nas trombas, provocaria um efeito de fogo de artifício mesmo piro-musical e adequado ao momento que agora vivemos. Nas lonas. E a estoirar foguetes numa ADD abaixo de cão.
Lâmpadas precisam-se... para oferecer ao Senhor Ministro da Educação e do resto.
Tectos Sem Intervenção da Parque Escolar
Antes/Durante/Depois - Tecto da Sala de História da EB 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
Ou de como com meia dúzia de tostões se põe uma sala de aulas num brinquinho... eheheh...
De notar que esta escola tem mais de 30 anos. Com pequenas reparações, atenção às coberturas!!!, aguentará outros 30 bem à vontade.
Quem precisa das obras faraónicas da Parque Escolar? Eu não!
Ainda a Sala de História
Sala de História - EB 2/3 de Amarante
Ainda a Sala de História
Ou a história de como com pouco se faz muito e sem intervenção da Parque Escolar.
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães e de mais alguém
Ainda a Sala de História
Ou a história de como com pouco se faz muito e sem intervenção da Parque Escolar.
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Sala de História
Sala de História - EB 2/3 de Amarante - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
A Sala de História da EB 2/3 de Amarante, dinamizada a partir da minha colocação nesta Escola no ano lectivo de 2009/2010, está um brinquinho onde dá gozo trabalhar, depois do arranjo dos armários, da pintura das paredes e dos retoques com reposição de puxadores, de tomadas e de ladrilhos de linóleo em falta que sofreu no âmbito do Projecto História em Movimento.
Entretanto o recheio e património desta sala enriquece-se a cada dia que passa, com réplicas que vou comprando aqui e ali, com dádivas avulsas, generosas e imprevistas, de réplicas de peças que farão as delícias dos meus alunos e alunas do 7º ano de escolaridade e até de peças verdadeiras como esta que um dia me chegou pelo correio, vinda dos longínquos Algarves, dirigida aos meus alunos de 9º ano.
Este ano temos a estrear réplicas de dois instrumentos líticos, já usadas em contexto de sala de aula, e de uma gravura rupestre por mim adquiridas no maravilhoso Museu de Foz Côa, uma réplica de fresco romano, uma peça de cerâmica e duas máscaras de teatro pertencentes ao mesmo período, igualmente adquiridas por mim no excelente Museu Romano de Mérida, materiais pedagógicos realizados pelos alunos durante as sessões do clube História em Movimento, uma réplica de um barco egípcio realizada pelo José Luís Peixoto, meu querido aluno do meu antigo 9ºC, agora já no décimo ano de escolaridade, e uma réplica da Vénus de Laussel, ou Vénus do Corno, realizada pelo José Miguel Pereira que só este ano viria, por acaso, a ser meu aluno e que a realizou durante estas últimas férias de Verão, para mim, se eu a quisesse.
A sala enriquece-se e humaniza-se igualmente com as flores que as funcionárias, de serviço ao pavilhão, vão deixando na nossa jarra histórica... eheheh... e que vão deixando um delicioso cheiro a rosas frutadas que nos ameniza e embeleza os dias passados na escolinha.
Agradeço, mais uma vez e todas serão poucas, a todos os que de algum modo ajudaram a transformar um espaço antes degradado em um espaço prazenteiro, ordenado e agradável
A História, na EB 2/3 de Amarante, continua em movimento. Aqui.
E, dentro em breve, igualmente aqui.
Se eu podia estar quieta? Podia, mas não era a mesma coisa.
A Palavra a Fernando Alves
A Palavra a Fernando Alves
Ouça-o aqui, sobre a palhaçada do Dia do Diploma com prémio pecuniário retirado a dois dias das cerimónias que ocorrerão por todo o país.
Este MEC, liderado por Nuno Crato, está a ser um decepção e tanto!
Ouça-o aqui, sobre a palhaçada do Dia do Diploma com prémio pecuniário retirado a dois dias das cerimónias que ocorrerão por todo o país.
Este MEC, liderado por Nuno Crato, está a ser um decepção e tanto!
Contratados - A Luta Continua
Contratados - A Luta Continua
A minha solidariedade. Não desistam de lutar pela salvaguarda dos vosso direitos.
A minha solidariedade. Não desistam de lutar pela salvaguarda dos vosso direitos.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Anabela Maria?!
Cata-Vento - Astúrias - Espanha
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Hoje recebi a visita do meu pai lá na Escolinha. Em tantos e tantos anos a leccionar aqui e ali, confesso que foi a primeira vez que tal facto aconteceu. Mas a que se deveria tamanha honra, pensei eu com os meus botões... sei lá, podia-lhe ter dado um ataque súbito de saudades minhas, podia-lhe ter apetecido tomar um café comigo, repetindo a nossa sessão de café da manhã...
Tchiiiiiiiiiiii... pois não é que não fora nada disso?! Pois não é que saí de casa pela garagem e deixei a porta da dita completamente escancarada e toca de ir alegre e contente para a Escola?!
Bolas! Depois de ontem ter ido de livro de ponto às compras, já só me falta uma habitual em mim e que é chegar à escola, ainda de noite, noite escura como breu, escola fechada, olhar para o relógio e... não me digas que lá me enganei outra vez?! Não querem ver que são sete horas da matina? E cantar, como na canção "O que faaaaço aquiiiiiiii...?!"
Novas da DREN
Novas da DREN
Deve uma DREN dar assim prova de falta de respeito por Alunos, Encarregados de Educação e Escolas? Não deve.
Obviamente que um país de tesos não deve andar a distribuir cheques por aí, em campanhas de propaganda herdadas dos socratinos que nos depenaram. Aliás, nem em país de ricos tal distribuição de cheques deve acontecer. Mas isto não invalida o facto de o timming escolhido para a divulgação da decisão do MEC ser desgraçado, porque mesmo em cima do acontecimento.
Não passaram já 100 dias de governação do novo Governo da República? Quantos dias são necessários para tomar um decisão tão simples como suspender o pagamento de cheques de 500 euros aos alunos de mérito? E o que é que isto prova? Pois, em matéria de Educação, navegamos à vista. No resto também?
Deve uma DREN dar assim prova de falta de respeito por Alunos, Encarregados de Educação e Escolas? Não deve.
Obviamente que um país de tesos não deve andar a distribuir cheques por aí, em campanhas de propaganda herdadas dos socratinos que nos depenaram. Aliás, nem em país de ricos tal distribuição de cheques deve acontecer. Mas isto não invalida o facto de o timming escolhido para a divulgação da decisão do MEC ser desgraçado, porque mesmo em cima do acontecimento.
Não passaram já 100 dias de governação do novo Governo da República? Quantos dias são necessários para tomar um decisão tão simples como suspender o pagamento de cheques de 500 euros aos alunos de mérito? E o que é que isto prova? Pois, em matéria de Educação, navegamos à vista. No resto também?
Prémio monetário de mérito"Categoria: Divulgação O desenvolvimento da cultura de mérito e o aprofundamento do reconhecimento daqueles que pelo seu esforço e competência se destacam deve fazer parte da vivência das nossas escolas. Só assim se torna concretizável um maior envolvimento de interacção entre alunos, que permita o aprofundamento de práticas de solidariedade e de ajuda entre si, de modo a que aqueles que mais se salientam pelo mérito, possam activamente contribuir para o crescimento dos seus pares. Deve o sistema educativo, centrado no aluno, desenvolver na comunidade escolar o espaço de aprendizagem privilegiado, um espaço social e cultural que contribua para o crescimento saudável dos nossos jovens, instituir a cultura das boas práticas e premiar os melhores, de modo a que o seu exemplo constitua um forte incentivo aos menos motivados ou empenhados. Por sua vez, o actual estado da nossa economia deve ser aproveitado para criar novas dinâmicas relacionais de partilha entre toda a comunidade educativa, envolvendo cada agente de modo a que sinta a escola como o seu espaço. Nesse contexto, o Ministério da Educação e Ciência manterá a prática de reconhecimento especial dos alunos dos cursos científico-humanísticos, cursos profissionais e cursos tecnológicos das escolas da rede pública, da rede privada e cooperativa com contratos de associação e das escolas profissionais, que relativamente a cada um dos cursos tenha obtido a melhor classificação final de conclusão do ensino secundário, calculada nos termos do Despacho n.º 20513/2008, publicado na 2.ª série, n.º 150, de 5 de Agosto de 2008. Contudo, tal atribuição constituirá uma nova prática especialmente vocacionada para o desenvolvimento dos necessários valores de partilha e de solidariedade. Para a sua efectivação é necessário introduzir alterações ao Despacho n.º 20513/2008. Assim, determino, no desenvolvimento do disposto na alínea c) do artigo 13.º da Lei n.º30/2002, de 20 de Dezembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 3/2008, de 18 de Janeiro e ainda o disposto no Despacho n.º 17931/2008, de 26 de Junho, o seguinte: 1 - Aos alunos premiados deverá ser entregue um diploma alusivo à distinção concedida, conforme consta no n.º 6 do artigo 2.º do Regulamento de Concessão do Prémio de Mérito publicado no Anexo I. 2 – O valor pecuniário indicado no n.º 1 do artigo identificado no número anterior é, por indicação do ou dos alunos premiados, afecto à aquisição de materiais ou a projectos sociais existentes na escola. 3 – Cabe ao Conselho Pedagógico elencar as diversas necessidades sobre as quais recairão as escolhas dos alunos premiados. 4 – A entrega do montante será efectuada durante o primeiro período lectivo. 28 de Setembro de 2011" |
Eu Apoio
Eu Apoio
Os políticos devem dar o exemplo ao lerdo povo. Assim, já deveriam ter cortado nos seus carros xpto, nos motoristas, um para cada dedo do pé, nas ajudas de custo, nos cartões de crédito que permitem gastos ilimitados e no mais que se lembraram durante todos estes anos de mordomias dadas a si próprios. Já deveriam ter cortado isto aos políticos no activo e aos que já se reformaram também. Já deveriam ter cortado isto a si próprios e à cambada de assistentes e assessores e secretários e o diacho mais que se lembraram de inventar ao longo destes anos todos de Democracia em que as tetas do Estado pareceram não ter fim.
Querem um país de pobres, como já dizia o outro? Seja! Mas que não fique ninguém para trás! Especialmente os políticos.
Cuevas de las Golondrinas
Cuevas de las Golondrinas
Encontrei-as enquanto pesquisava Altamira, Lascaux, Rouffignac...
Confesso que os saltos no abismo me arrepiaram...
Encontrei-as enquanto pesquisava Altamira, Lascaux, Rouffignac...
Confesso que os saltos no abismo me arrepiaram...
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Tesos
Tesos
Há muitos anos atrás ria-me em Marrakech com um marroquino perdido em gargalhadas que, virado para nós, dizia "Portugueses? Os portugueses são como os marroquinos... tesos!".
Pois estamos tesos. Somos tesos. As diferentes notícias saídas todos os dias encarregam-se de nos relembrar a nossa condição, até à exaustão.
Porra! Até versejei!
Há muitos anos atrás ria-me em Marrakech com um marroquino perdido em gargalhadas que, virado para nós, dizia "Portugueses? Os portugueses são como os marroquinos... tesos!".
Pois estamos tesos. Somos tesos. As diferentes notícias saídas todos os dias encarregam-se de nos relembrar a nossa condição, até à exaustão.
Porra! Até versejei!
Contribuinte 2013
Fotografia sei lá eu de quem!
A foto já é antiga e, volta e meia, chega-me com nova legenda à minha caixa de correio electrónico. Foi o caso de hoje, enviada pelo meu afilhado de guerra blogosférico, Hélio Matias, a quem agradeço desde já a partilha.
Só acho que o autor da legenda é demasiado optimista - esta fotografia retrata o contribuinte no passado ano de 2009, não achais?.
Anabela Maria...?!
S. Gonçalo - Sacristia da Igreja de S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Anabela Maria, o que é que vais fazer com o livro de ponto debaixo do braço ao sítio onde se compram hortaliças, leite, fruta, carne, queijo, água...?!
Pois... meia volta, direcção escolinha... eheheh...
Valha-me o S. Gonçalinho...
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Dióspiros - Puro Deleite
Dióspiros com Canela - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Puro deleite o meu. A estação deles já começou e com eles a monotonia das minhas sobremesas... dóspiros com canela ao almoço, dióspiros com canela ao jantar... até à overdose final... eheheh...
Que hei-de eu fazer, se não lhes resisto?
Novas da FENPROF
Novas da FENPROF
A FENPROF está a actuar, como é da sua competência, e apresenta queixa na Procuradoria-geral da República à conta da sem vergonhice dos concursos.
Parece-me muito bem. Porque as justificações não me convenceram como convenceram o Adalmiro.
A FENPROF está a actuar, como é da sua competência, e apresenta queixa na Procuradoria-geral da República à conta da sem vergonhice dos concursos.
Parece-me muito bem. Porque as justificações não me convenceram como convenceram o Adalmiro.
domingo, 25 de setembro de 2011
Que Entusiasmo Contagiante!
Os temas são deveras interessantes e pertinentes e não admira o entusiasmo que eles suscitam, principalmente num país falido onde só as vacas parecem estar felizes...
Deveras pertinente esta preocupação com as vacas, a ordenha, o sorriso, o pasto e o raio do país que se escafede!
Ah! E já me esquecia do queijo! E do atum! Ah! E do raio da poda das anonas!
Agradeço-lhe a dica, Senhor Coronel!
Amarante - Ontem
Junho em Setembro - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Parecia o Junho, desta vez em Setembro, feito de gente a rodos apenas com a particularidade de todos os forasteiros serem de St Tirso e integrarem uma qualquer viagem da 3ª idade.
Espero que Amarante tenha estado à altura de receber 5 mil idosos cheios de genica e vontade de por aqui passarem um bom bocado. Parece que a dada altura o pão esgotou na cidade...
A ADD Barracada
A ADD Barracada
"A respeito da ADD, estou firmemente persuadida de que as dores de cabeça maiores porventura ainda estão para chegar, quando nas escolas, por mais que se tape, hão-de (forçosamente!) destapar-se as assimetrias, as injustiças e os absurdos nas classificações, só possíveis num modelo que não acautela situações de oportunismo.
Cá para nós, que ninguém nos ouve, hoje mesmo fiquei a saber que, numa escola bem conhecida neste país, e que tem professores efetivamente muito competentes, há um professor que é uma "nódoa", segundo parece rezar a fama generalizada entre os alunos.
E ai, meu Deus, os alunos!!!! Eles, neste tipo de coisas são terríveis, têm olhos de lince, e, sobretudo aos melhores de entre os melhores, não escapam os muitos e repetidos atentados pedagógicos de alguns, felizmente uma escassa minoria de docentes.
Vai daí, que, para espanto geral, o dito professor vai ter Excelente ou Muito Bom na sua avaliação de desempenho. Para isso teve o cuidado de atempadamente negociar com os alunos uma colaboração e comportamento irrepreensíveis, em troca de notas altíssimas, para que nas duas aulas assitidas que pediu, tudo corresse de forma "espetacular"! E assim foi: um espetáculo, nunca antes presenciado pelos alunos. "As duas únicas aulas decentes em dois anos", disseram os alunos, que são os nossos melhores avaliadores.
O professor avaliador, de outra área disciplinar, ficou literalmente "maravilhado" e não tem dúvidas sobre a menção a atribuir, que prometeu, será "a mais alta possível"! Ora bem, passada a conveniente encenação, tudo voltou à mediocridade habitual naquelas aulas.
O saldo é que a criatura, entre saltos e flic-flacs à retaguarda, lá conseguiu passar a brilhantina nos olhos do avaliador, esteta de expressões plásticas e não de trampolins, que vai afinfar-lhe com a menção de mérito. O dito cujo será assim glorificado por duas aulitas, e continuará no seu cinzento exercício de um mister que visivelmente não aprecia, com notas que o catapultam para um pódio superior aos comuns mortais!
Os bons professores continuarão a ser bons professores, mesmo sem menções de mérito, a estar em todas as reuniões, a preparar as suas aulas cuidadosamente e a manter uma boa relação com os alunos. Diz-me a experiência de várias décadas de ensino que só pela competência e pela dedicação os professores são merecedores do respeito e admiração dos alunos. Sempre assim foi e sempre assim será. Independentemente de qualquer sistema de avaliação de desempenho, só esses ficam na sua lembrança de forma positiva e indelével.
Os professores que todos os dias se esfalfam a trabalhar, não só nas aulas, como em casa, para ensinar os seus alunos a aprender com prazer e satisfação, e com quem têm, efetivamente, uma relação pedagógica, muito provavelmente não andam a correr atrás de notas, mas vão ser por elas injustiçados. Numa qualquer escola perto de si."
Texto retirado daqui. Obrigada, Lelé!
"A respeito da ADD, estou firmemente persuadida de que as dores de cabeça maiores porventura ainda estão para chegar, quando nas escolas, por mais que se tape, hão-de (forçosamente!) destapar-se as assimetrias, as injustiças e os absurdos nas classificações, só possíveis num modelo que não acautela situações de oportunismo.
Cá para nós, que ninguém nos ouve, hoje mesmo fiquei a saber que, numa escola bem conhecida neste país, e que tem professores efetivamente muito competentes, há um professor que é uma "nódoa", segundo parece rezar a fama generalizada entre os alunos.
E ai, meu Deus, os alunos!!!! Eles, neste tipo de coisas são terríveis, têm olhos de lince, e, sobretudo aos melhores de entre os melhores, não escapam os muitos e repetidos atentados pedagógicos de alguns, felizmente uma escassa minoria de docentes.
Vai daí, que, para espanto geral, o dito professor vai ter Excelente ou Muito Bom na sua avaliação de desempenho. Para isso teve o cuidado de atempadamente negociar com os alunos uma colaboração e comportamento irrepreensíveis, em troca de notas altíssimas, para que nas duas aulas assitidas que pediu, tudo corresse de forma "espetacular"! E assim foi: um espetáculo, nunca antes presenciado pelos alunos. "As duas únicas aulas decentes em dois anos", disseram os alunos, que são os nossos melhores avaliadores.
O professor avaliador, de outra área disciplinar, ficou literalmente "maravilhado" e não tem dúvidas sobre a menção a atribuir, que prometeu, será "a mais alta possível"! Ora bem, passada a conveniente encenação, tudo voltou à mediocridade habitual naquelas aulas.
O saldo é que a criatura, entre saltos e flic-flacs à retaguarda, lá conseguiu passar a brilhantina nos olhos do avaliador, esteta de expressões plásticas e não de trampolins, que vai afinfar-lhe com a menção de mérito. O dito cujo será assim glorificado por duas aulitas, e continuará no seu cinzento exercício de um mister que visivelmente não aprecia, com notas que o catapultam para um pódio superior aos comuns mortais!
Os bons professores continuarão a ser bons professores, mesmo sem menções de mérito, a estar em todas as reuniões, a preparar as suas aulas cuidadosamente e a manter uma boa relação com os alunos. Diz-me a experiência de várias décadas de ensino que só pela competência e pela dedicação os professores são merecedores do respeito e admiração dos alunos. Sempre assim foi e sempre assim será. Independentemente de qualquer sistema de avaliação de desempenho, só esses ficam na sua lembrança de forma positiva e indelével.
Os professores que todos os dias se esfalfam a trabalhar, não só nas aulas, como em casa, para ensinar os seus alunos a aprender com prazer e satisfação, e com quem têm, efetivamente, uma relação pedagógica, muito provavelmente não andam a correr atrás de notas, mas vão ser por elas injustiçados. Numa qualquer escola perto de si."
Texto retirado daqui. Obrigada, Lelé!
sábado, 24 de setembro de 2011
Parir o 3º Blogue
Parir o 3º Blogue
Confesso que parir o meu primeiro blogue, este Anabela Magalhães, no já longínquo ano de 2007, obrigada a isso durante uma acção de formação de TIC já avaliada quantitativamente, não foi tarefa fácil e, pelo contrário, foi mesmo uma tarefa que se revelou complicada, difícil e penosa para mim. Hoje recordo o horror da "folha em branco"... e agora e agora, Helder, o que é que faço com isto?
O meu primeiro post, feito na ESA durante uma sessão de formação, resumiu-se a uma única e mísera palavra - Olá! - e foi tudo. Chegada a casa, apaguei-o e escrevi um texto que me saíu em catadupa, provavelmente o mais penoso que já aqui escrevi, porque sobre a perda muito recente da minha mãe.
Depois não mais parei... salvo raríssimas excepções... e fui evoluindo de um post ao dia para alguns, por vezes até para muitos, que hoje faço em três tempos.
Descobri muito tardiamente o prazer da escrita, relembrei-me que, enquanto estudante, no antigo Ciclo Preparatório Teixeira de Pascoaes, tinha o desejo sempre inconfessado, e nunca realizado, de escrever livros de histórias para adolescentes... eheheh... e, quem diria?, a escrita, com este blogue e aos quarenta e muitos anos, passou a ser uma necessidade diária, tal como o banho matinal, o café da manhã, a comida e a bebida que se ingere, o sono reparador que se pratica.
No ano passado pari um segundo blogue, o História em Movimento, que em breve retomarei, logo que o Clube de História avance e avançará talvez na próxima semana, o mais tardar na seguinte.
Este ano, eternamente insatisfeita com o meu trabalho e sempre a pensar "Que porra, Anabela Maria, não conseguirás tu fazer melhor?!" pari um terceiro blogue, que eu sou muito criativa e hiperactiva. Este terceiro blogue, dirigido aos meus alunos do sétimo ano, é um blogue, tal como o História em Movimento, exclusivamente de trabalho, e terá uma estrutura muito simples e uma alimentação igualmente simples. Será feito de uma postagem semanal, já que semanais são as nossas aulas de noventa minutos, e reflectirá o trabalho desenvolvido ao longo das minhas aulas.
É claro que só o consigo alimentar, aliás aos três, porque sou extremamente organizada, metódica e muito trabalhadora, talvez porque amo o meu trabalho e não há pancada vinda do ME ou do MEC que me demova e me faça esmorecer.
Sem deixar de ser cigarra, é certo que consigo ser uma formiguinha imparável. E é certo que isso faz uma confusão do catano a algumas pessoas, paciência que eu não tenho culpa de não gostar de desperdiçar o meu tempo com diz que disse, diz que foi, diz que farei... um dia... eheheh... e se digo que faço é porque já estou a fazer o que disse que faria e assim progrido, acumulando trabalho, sempre, aperfeiçoando-o a cada ano que passa.
Apresento-vos o História 7. Se estiverem interessados nele, façam-se seguidores e apresentem as vossas sugestões. Eu só vos agradeço. Para mim será um prazer saber que por lá tenho a vossa companhia.
Confesso que parir o meu primeiro blogue, este Anabela Magalhães, no já longínquo ano de 2007, obrigada a isso durante uma acção de formação de TIC já avaliada quantitativamente, não foi tarefa fácil e, pelo contrário, foi mesmo uma tarefa que se revelou complicada, difícil e penosa para mim. Hoje recordo o horror da "folha em branco"... e agora e agora, Helder, o que é que faço com isto?
O meu primeiro post, feito na ESA durante uma sessão de formação, resumiu-se a uma única e mísera palavra - Olá! - e foi tudo. Chegada a casa, apaguei-o e escrevi um texto que me saíu em catadupa, provavelmente o mais penoso que já aqui escrevi, porque sobre a perda muito recente da minha mãe.
Depois não mais parei... salvo raríssimas excepções... e fui evoluindo de um post ao dia para alguns, por vezes até para muitos, que hoje faço em três tempos.
Descobri muito tardiamente o prazer da escrita, relembrei-me que, enquanto estudante, no antigo Ciclo Preparatório Teixeira de Pascoaes, tinha o desejo sempre inconfessado, e nunca realizado, de escrever livros de histórias para adolescentes... eheheh... e, quem diria?, a escrita, com este blogue e aos quarenta e muitos anos, passou a ser uma necessidade diária, tal como o banho matinal, o café da manhã, a comida e a bebida que se ingere, o sono reparador que se pratica.
No ano passado pari um segundo blogue, o História em Movimento, que em breve retomarei, logo que o Clube de História avance e avançará talvez na próxima semana, o mais tardar na seguinte.
Este ano, eternamente insatisfeita com o meu trabalho e sempre a pensar "Que porra, Anabela Maria, não conseguirás tu fazer melhor?!" pari um terceiro blogue, que eu sou muito criativa e hiperactiva. Este terceiro blogue, dirigido aos meus alunos do sétimo ano, é um blogue, tal como o História em Movimento, exclusivamente de trabalho, e terá uma estrutura muito simples e uma alimentação igualmente simples. Será feito de uma postagem semanal, já que semanais são as nossas aulas de noventa minutos, e reflectirá o trabalho desenvolvido ao longo das minhas aulas.
É claro que só o consigo alimentar, aliás aos três, porque sou extremamente organizada, metódica e muito trabalhadora, talvez porque amo o meu trabalho e não há pancada vinda do ME ou do MEC que me demova e me faça esmorecer.
Sem deixar de ser cigarra, é certo que consigo ser uma formiguinha imparável. E é certo que isso faz uma confusão do catano a algumas pessoas, paciência que eu não tenho culpa de não gostar de desperdiçar o meu tempo com diz que disse, diz que foi, diz que farei... um dia... eheheh... e se digo que faço é porque já estou a fazer o que disse que faria e assim progrido, acumulando trabalho, sempre, aperfeiçoando-o a cada ano que passa.
Apresento-vos o História 7. Se estiverem interessados nele, façam-se seguidores e apresentem as vossas sugestões. Eu só vos agradeço. Para mim será um prazer saber que por lá tenho a vossa companhia.
No País dos Chicos Espertos...
No País dos Chicos Espertos...
Tudo é possível. Vai daí entraram em medicina uns quantos vindos do ensino recorrente, não se sabe quantos, sem se sujeitarem a exames, com vintes e não sei se vinte e uns e pumbas! Medicina aqui estou eu! A bem dizer, a culpa não é deles. A culpa é mesmo dos abortos que legislam neste país e o colocam de pantanas tal e qual ele se encontra.
Tudo é possível. Vai daí entraram em medicina uns quantos vindos do ensino recorrente, não se sabe quantos, sem se sujeitarem a exames, com vintes e não sei se vinte e uns e pumbas! Medicina aqui estou eu! A bem dizer, a culpa não é deles. A culpa é mesmo dos abortos que legislam neste país e o colocam de pantanas tal e qual ele se encontra.
Novas da ADD
Novas da ADD
Nasceu mal. Morrerá mal. Agora é a avaliação dos directores... eheheh... parece que há trapalhada... eheheh... parece que as regras do SIADAP são umas marotas... eheheh... e parece que ninguém se lembrou delas... eheheh...parece impossível, não parece?
Nasceu mal. Morrerá mal. Agora é a avaliação dos directores... eheheh... parece que há trapalhada... eheheh... parece que as regras do SIADAP são umas marotas... eheheh... e parece que ninguém se lembrou delas... eheheh...parece impossível, não parece?
Novas da FENPROF
Novas da FENPROF
A FENPROF vai apresentar queixa na PGR por causa dos concursos de professores e eu acho bem.
A FENPROF vai apresentar queixa na PGR por causa dos concursos de professores e eu acho bem.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
O Que Diz a FENPROF
O Que Diz a FENPROF
Sobre a trapalhada das colocações dos contratados tratados abaixo de cão pelo MEC.
E dou a palavra ao Mário Nogueira.
Sobre a trapalhada das colocações dos contratados tratados abaixo de cão pelo MEC.
E dou a palavra ao Mário Nogueira.
Previsões Só no Fim do Jogo
Previsões Só no Fim do Jogo
Uma coisa é certa - o satélite cairá hoje aos pedações. Será que não os poderiam direccionar para a cabeça de uns quantos doidos que por aí andam à solta, ocupando cargos de responsabilidade?
Uma coisa é certa - o satélite cairá hoje aos pedações. Será que não os poderiam direccionar para a cabeça de uns quantos doidos que por aí andam à solta, ocupando cargos de responsabilidade?
Sem Vergonhice
Post surripiado ao Blackhill. Agradecida. Só não lhe deixei por lá o agradecimento porque não consigo comentar naquele blogue... grrr...
As Vacas, o Queijo e o Atum
As Vacas, o Queijo e o Atum
"O queijo e o atum estarão hoje no centro da agenda do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que ao terceiro de visita aos Açores chega a São Jorge, uma das cinco “ilhas da coesão”.
São também as minhas preocupações nos dias que correm. As vacas porque parece que estão stressadas, se bem que "Ontem eu reparava no sorriso das vacas, estavam satisfeitíssimas olhando para o pasto que começava a ficar verdejante", o queijo por causa do castrol dos outros e o atum porque por estes dias anda esquisito, a modos que preocupado, quiçá porque nikles, nada de avistar pastos verdejantes!
Acrescento.
As Vacas, o Queijo, o Atum e a Anona!
Que raio! Faltava-me a Anona!
Nota final - Não sei se esta história não acabará com quase todos internados num qualquer hospital psiquiátrico.
"O queijo e o atum estarão hoje no centro da agenda do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que ao terceiro de visita aos Açores chega a São Jorge, uma das cinco “ilhas da coesão”.
São também as minhas preocupações nos dias que correm. As vacas porque parece que estão stressadas, se bem que "Ontem eu reparava no sorriso das vacas, estavam satisfeitíssimas olhando para o pasto que começava a ficar verdejante", o queijo por causa do castrol dos outros e o atum porque por estes dias anda esquisito, a modos que preocupado, quiçá porque nikles, nada de avistar pastos verdejantes!
Acrescento.
As Vacas, o Queijo, o Atum e a Anona!
Que raio! Faltava-me a Anona!
Nota final - Não sei se esta história não acabará com quase todos internados num qualquer hospital psiquiátrico.
As Irregularidades nas Colocações dos Professores, o Sócrates e o Mentiroso
As Irregularidades nas Colocações dos Professores, o Sócrates e o Mentiroso
Aconselho-vos a verem tudinho até ao fim. Ouçam a voz da crianças... até elas o sabem... a chamar mentiroso... ao Sócrates?!
Quanto ao Nuno Crato... o seu tom de voz e as suas hesitações estão a começar a lembrar-me a Isabel Alçada... estranho... estarei febril? Se bem que... a Alçada jamais se lembraria do algoritmo... eheheh
Agradeço-te o vídeo, Paulo Guinote!
Aconselho-vos a verem tudinho até ao fim. Ouçam a voz da crianças... até elas o sabem... a chamar mentiroso... ao Sócrates?!
Quanto ao Nuno Crato... o seu tom de voz e as suas hesitações estão a começar a lembrar-me a Isabel Alçada... estranho... estarei febril? Se bem que... a Alçada jamais se lembraria do algoritmo... eheheh
Agradeço-te o vídeo, Paulo Guinote!
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Ainda a Propósito do Post Pé de Sogra
Pé de Sogra - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
A Tia N, lá na escolinha, ao olhar para o meu pé de sogra, mas que podia muito bem ser de princesinha... eheheh... lançou-me um lancinante e escandalizado "Anabeeela, tu tens joanetes?".
Pois não tenho joanetes, Tia N, tenho vários Jotas, várias Joanhinhas incluídas, mas joanetes, de facto, não tenho. Mas às vezes como salmonetes... serão seus parentes?
Aqui deixo como comprovativo a fotografia muito ampliada do meu pé de sogra, que, com joanetes, jamais seria a mesma coisa...
Nota Importante - A unhata vermelhusca, imaculadamente pintada é, evidentemente, Made in Aquacool, S. Gonçalo, Amarante.
E Não Se Pode Despedi-los?
E Não Se Pode Despedi-los?
Por quebra de lealdade, como este? Sei lá, assim de repente até que poupávamos uns milhões...
Por quebra de lealdade, como este? Sei lá, assim de repente até que poupávamos uns milhões...
E Não Se Pode Prendê-los a Todos?
E Não Se Pode Prendê-los a Todos?
E com isso tentar sanear o país? Sei lá, e com isso fazer com que o ar que se respira possa ser mais respirável...
Porque a choldra é de vómitos.
E com isso tentar sanear o país? Sei lá, e com isso fazer com que o ar que se respira possa ser mais respirável...
Porque a choldra é de vómitos.
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Citação
Auto-Retrato Ficcionado
Citação
A Sofia encontrou isto... eheheh... parece que fui eu que escrevi...
"Eles foram as minhas cobaias e guardam memórias da felicidade dessa experiência. Eu guardo memórias da felicidade que foi tê-los. Ajudaram-me a suportar o resto.
Obrigada, alunos meus."
Parece que o escrevi para ela... e para outros que me amenizaram os dias difíceis na/da ESA...
Que saudadinhas... boas...
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
A Sofia encontrou isto... eheheh... parece que fui eu que escrevi...
"Eles foram as minhas cobaias e guardam memórias da felicidade dessa experiência. Eu guardo memórias da felicidade que foi tê-los. Ajudaram-me a suportar o resto.
Obrigada, alunos meus."
Parece que o escrevi para ela... e para outros que me amenizaram os dias difíceis na/da ESA...
Que saudadinhas... boas...
Novas da ADD
Dromedário do Sahara - Sahara Ocidental
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Corre à boca cheia na cidade que há por aqui um agrupamento onde o senhor director resolveu criar novas regras para aplicação da ADD.
Vai daí parece que definiu/decidiu que os avaliadores não precisariam de aulas assistidas para acederem à avaliação de Muito Bom ou de Excelente. Senhor Director dixit.
Acontece... ai meus deuses, ai meus deuses... que precisam.
E para o confirmar basta ter lido a lei. Apenas ter lido a lei que, neste caso, até é clara e transparente como a água que sai das torneiras cá de casa em dia bom.
Eu nem acredito... atendendo ao perfil do indivíduo... eheheh... só por acaso pê esse...
Perdas - Júlio Resende
Perdas - Júlio Resende
Como se não bastasse de desgraças, hoje Portugal ficou ainda mais pobre com o falecimento de Júlio Resende, aos 93 anos.
Como se não bastasse de desgraças, hoje Portugal ficou ainda mais pobre com o falecimento de Júlio Resende, aos 93 anos.
"A arte não é uma coisa só muito bonita, é uma coisa necessária."
Certíssimo, Júlio Resende! Continuaremos a deleitar-nos com a sua obra.
O Psicodrama dos Concursos By Ramiro Marques
O Psicodrama dos Concursos By Ramiro Marques
Anabela Magalhães says:
21 de Setembro de 2011 09:32
Este post é um pouco cruel, Ramiro, sabendo tu como funcionam os tribunais em Portugal. E tu sabes. Não sei é se já sentiste a sua acção na tua pele. Eu já senti. Tenho um "caso" que tu conheces - recorri duma decisão de um director, na Escola Secundária de Amarante, que me marcou uma falta injustificada tendo eu justificados a falta antes de faltar. Ainda hoje estou convencida que por motivos políticos... talvez para me mostrar que quem mandava lá na quinta era ele, pê esse encartado... enfim, não interessa.
Sabes quantos anos estive à espera que um colectivo de juízes se pronunciasse sobre o meu caso? Pois faltavam 10 ou 15 dias para perfazer seis anos.
Achas mesmo que estes colegas terão resposta em tempo útil? Achas que será feita justiça? Achas mesmo que se pode brincar assim com a vida das pessoas? Achas mesmo que nos dias que correm temos "espaço" para estas incompetências?
E não achas que está na hora dos responsáveis serem responsabilizados pelas asneiradas que fazem?
Acho que já bastava de termos um país assim.
Daqui.
Nota final - Talvez volte a este post ainda hoje.
"O ano letivo abriu sem contestação. O dossier da avaliação de desempenho morreu. A contestação à ADD é coisa do passado. Há que inventar novos focos de contestação. A oportunidade surgiu com a questão das bolsas de recrutamento de professores. As acusações de ultrapassagem nas listas graduadas carecem de confirmação. A Fenprof capitaliza o descontentamento de milhares de candidatos não colocados. O MEC não deve deixar-se encurralar. Há irregularidades? Que as apresentem aos tribunais administrativos. É tão simples como isso.
Há uma lição a tirar deste foco de contestação em torno dos concursos de professores. O MEC deve retirar-se do processo de colocações, entregando-os às escolas. Concursos locais com publicitação e com procedimentos concursais que cumpram o CPA e a legislação geral sobre concursos. Quem não está satisfeito, recorre. É assim em todo o lado; por que razão não pode ser com os professores?"
E aqui deixo a minha reacção a este texto.
E aqui deixo a minha reacção a este texto.
Anabela Magalhães says:
21 de Setembro de 2011 09:32
Este post é um pouco cruel, Ramiro, sabendo tu como funcionam os tribunais em Portugal. E tu sabes. Não sei é se já sentiste a sua acção na tua pele. Eu já senti. Tenho um "caso" que tu conheces - recorri duma decisão de um director, na Escola Secundária de Amarante, que me marcou uma falta injustificada tendo eu justificados a falta antes de faltar. Ainda hoje estou convencida que por motivos políticos... talvez para me mostrar que quem mandava lá na quinta era ele, pê esse encartado... enfim, não interessa.
Sabes quantos anos estive à espera que um colectivo de juízes se pronunciasse sobre o meu caso? Pois faltavam 10 ou 15 dias para perfazer seis anos.
Achas mesmo que estes colegas terão resposta em tempo útil? Achas que será feita justiça? Achas mesmo que se pode brincar assim com a vida das pessoas? Achas mesmo que nos dias que correm temos "espaço" para estas incompetências?
E não achas que está na hora dos responsáveis serem responsabilizados pelas asneiradas que fazem?
Acho que já bastava de termos um país assim.
Daqui.
Nota final - Talvez volte a este post ainda hoje.
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Pé de Sogra
Pé de Sogra Montado em Tacão de 13 cm - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
À custa destas lindas, entrei na escola, na segunda-feira de manhã, literalmente de pés ao peito... eheheh... que saudades que eu já tinha da minha alegre sapatilhinha tão modesta quanto euuuuu....
Sem Vergonhice
Sem Vergonhice
Demasiado ocupada com outros assuntos, não me tenho pronunciado sobre a profunda repugnância que sinto ao saber dos buracos e buracões que vão compondo a cratera em que se transformou Portugal.
Este buraco é só mais um.
E continua a não ir ninguém preso?
Demasiado ocupada com outros assuntos, não me tenho pronunciado sobre a profunda repugnância que sinto ao saber dos buracos e buracões que vão compondo a cratera em que se transformou Portugal.
Este buraco é só mais um.
E continua a não ir ninguém preso?
Pés de Noiva
Pés de Noiva - Fregim - Amarante
Fotografia de Inês Queirós
Pés de Noiva
Pisando seguros o chão de um dia especial...
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Eu Até Que Esperava, David!
Eu Até Que Esperava, David!
Por esta é que ninguém esperava
O FMI descobriu que parte da derrapagem orçamental portuguesa se deve à campanha eleitoral de 2011 do Partido Socialista. E se investigasse mais para trás descobriria também que a reeleição de Sócrates em 2009 custou aos contribuintes portugueses pelo menos 5 mil milhões de euros de défice e que os quase dois anos do seu segundo Governo foram a campanha eleitoral mais longa da História de Portugal. Reeleger o anterior primeiro-ministro foi ruinoso não só porque recolocou um incompetente esbanjador no cargo, mas principalmente porque lhe permitiu continuar a gastar milhões de euros em propaganda eleitoral entre Setembro de 2009 e Junho de 2011. Só é pena ter sido o FMI a fazer a descoberta. Na imprensa e na UTAO ninguém parece ter dado por nada.
(Post actualizado)
(Post actualizado)
Etiquetas: Bancarrota, Economia, Portugal, Propaganda, Xuxas
Post inteiramente surripiado daqui.
Substituições, Cansaço e Sesta
Janela - S. Gonçalo - Amarante
Substituições, Cansaço e Sesta
Quem tem cursos de CEF sabe perfeitamente que estando professores por colocar, ou ausentes por qualquer outro motivo, no início do ano, a meio ou mesmo no fim, eles deverão ser substituídos de forma o mais eficaz possível, por forma a que haja sempre alguém a tapar o previsível furo, sob pena de arrastarmos o ano de forma indecente e entrarmos Agosto adentro com aulas que têm de ser leccionadas, custe o que custar, dê para onde der.
Estou a começar com duas turmas de Pastelaria/Panificação e os inícios do ano são sempre mais atribulados com alguns professores a serem colocados mais tardiamente, com uma ou outra licença de parto... o que for. Desde a semana passada que eu e outros tapamos furos aqui e ali esfrangalhando horários, os nossos, para que eles, os alunos, não tenham substituições das outras, das que para pouco servem a não ser prendê-los dentro de uma sala de aula. É uma forma de organização muito própria dos professores dos CEF e a primeira reunião do Conselho de Turma serve também para afinarmos estes procedimentos, trocarmos contactos, pois quanto menos falhas tivermos melhor será a vida de todos no final.
Tudo isto para dizer que ando a cumprir um horário que não é somente meu, tapa furo aqui, tapa furo acolí, desde a semana passada. A semana passada foi infernal. O fim-de-semana continuou igualmente trabalhoso. O resultado é que hoje estou que nem posso e, à chegada a casa, aterrei por completo numa sesta invulgar que durou uma horinha mais do que generosa e que me soube pela vida, a mim, que nem sou mulher de sestas.
Há sempre um tempo para tudo...
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Quem tem cursos de CEF sabe perfeitamente que estando professores por colocar, ou ausentes por qualquer outro motivo, no início do ano, a meio ou mesmo no fim, eles deverão ser substituídos de forma o mais eficaz possível, por forma a que haja sempre alguém a tapar o previsível furo, sob pena de arrastarmos o ano de forma indecente e entrarmos Agosto adentro com aulas que têm de ser leccionadas, custe o que custar, dê para onde der.
Estou a começar com duas turmas de Pastelaria/Panificação e os inícios do ano são sempre mais atribulados com alguns professores a serem colocados mais tardiamente, com uma ou outra licença de parto... o que for. Desde a semana passada que eu e outros tapamos furos aqui e ali esfrangalhando horários, os nossos, para que eles, os alunos, não tenham substituições das outras, das que para pouco servem a não ser prendê-los dentro de uma sala de aula. É uma forma de organização muito própria dos professores dos CEF e a primeira reunião do Conselho de Turma serve também para afinarmos estes procedimentos, trocarmos contactos, pois quanto menos falhas tivermos melhor será a vida de todos no final.
Tudo isto para dizer que ando a cumprir um horário que não é somente meu, tapa furo aqui, tapa furo acolí, desde a semana passada. A semana passada foi infernal. O fim-de-semana continuou igualmente trabalhoso. O resultado é que hoje estou que nem posso e, à chegada a casa, aterrei por completo numa sesta invulgar que durou uma horinha mais do que generosa e que me soube pela vida, a mim, que nem sou mulher de sestas.
Há sempre um tempo para tudo...
domingo, 18 de setembro de 2011
sábado, 17 de setembro de 2011
Critérios
Critérios
Tão específicos tão específicos que parecem ter sido construídos a pensar em alguém... foram?
Agrupamento/Escola não agrupada135628Agrupamento de Escolas de Sines
Tipo de Necessidade:
Grupo de recrutamento: 620
Motivo:
Disciplina/Projecto:Educação FísicaNúmero de horas semanais necessárias:22Data final de colocação:19-10-2011
Critérios de Selecção
· Habilitação Profissional para o grupo 620 (Sim/Não, designação do Curso e Instituição de Ensino)
· Formação específica no âmbito da licenciatura na área da animação desportiva, lazer e recreação.
· Acções de formação creditadas na área de estilos de vida saudável
· Frequência de cursos/ e/ou acções de formação com conteúdos que englobam promoção da actividade física.
· Formação no âmbito da Segurança
· Experiência de trabalho no Agrupamento de Escolas de Sines no ano lectivo anterior
· Experiência em Escolas TEIP (nome da escola/agrupamento)
· Desenvolvimento de Projectos no âmbito do currículo especifico das Necessidades Educativas Especiais
· Coordenação de Projectos no âmbito de Desporto Escolar
· Dinamização de Projectos no âmbito de Desporto Escolar
· Experiência de trabalho com alunos com NEE alínea i) do Decreto-lei 319 ou artigo 21º do Decreto-lei 3/2008
· Dinamização de projectos no âmbito de mediação de conflitos/ indisciplina e tutorias
· Participação em projectos de parcerias internacionais
Tão específicos tão específicos que parecem ter sido construídos a pensar em alguém... foram?
Agrupamento/Escola não agrupada135628Agrupamento de Escolas de Sines
Tipo de Necessidade:
Grupo de recrutamento: 620
Motivo:
Disciplina/Projecto:Educação FísicaNúmero de horas semanais necessárias:22Data final de colocação:19-10-2011
Critérios de Selecção
· Habilitação Profissional para o grupo 620 (Sim/Não, designação do Curso e Instituição de Ensino)
· Formação específica no âmbito da licenciatura na área da animação desportiva, lazer e recreação.
· Acções de formação creditadas na área de estilos de vida saudável
· Frequência de cursos/ e/ou acções de formação com conteúdos que englobam promoção da actividade física.
· Formação no âmbito da Segurança
· Experiência de trabalho no Agrupamento de Escolas de Sines no ano lectivo anterior
· Experiência em Escolas TEIP (nome da escola/agrupamento)
· Desenvolvimento de Projectos no âmbito do currículo especifico das Necessidades Educativas Especiais
· Coordenação de Projectos no âmbito de Desporto Escolar
· Dinamização de Projectos no âmbito de Desporto Escolar
· Experiência de trabalho com alunos com NEE alínea i) do Decreto-lei 319 ou artigo 21º do Decreto-lei 3/2008
· Dinamização de projectos no âmbito de mediação de conflitos/ indisciplina e tutorias
· Participação em projectos de parcerias internacionais
Parabéns!
Parabéns!
Parabéns a todos os que conseguiram entrar nos cursos que desejam. Já soube de alguns... contentes... eheheh...
Felicidades para a etapa que agora começa.
Parabéns a todos os que conseguiram entrar nos cursos que desejam. Já soube de alguns... contentes... eheheh...
Felicidades para a etapa que agora começa.
Rocambolesco
Rocambolesco
No mínimo. Para não dizer mais, porque a história tem, por certo, que se lhe diga.
Quero só voltar a frisar que se eu vir uma vaca a voar nos céus de Portugal, Yes, Acredito!
No mínimo. Para não dizer mais, porque a história tem, por certo, que se lhe diga.
Quero só voltar a frisar que se eu vir uma vaca a voar nos céus de Portugal, Yes, Acredito!
Petição
Petição
Está activa a petição Isenção da obrigatoriedade de aulas observadas para os professores do quarto escalão da carreira docente com dezasseis ou mais anos de serviço. A pedido da Maria Athaíde, divulgo-a, para quem a quiser assinar. Aviso desde já que não a assinei, nem assinarei, por a considerar ridícula dentro de um modelo de avaliação ainda mais ridículo.
Um modelo de avaliação que prevê aulas observadas em apenas dois escalões dos dez que constituem a carreira docente não me merece qualquer respeito. Respeitaria um modelo que previsse aulas observadas em todos os escalões, porque as aulas assistidas quando nascem têm de nascer para todos, com apenas uma excepção, irrelevante para a equidade do modelo, que seria a dos docentes que pediram a aposentação.
Um modelo de avaliação montado para inglês ver, com aulas observadas previamente combinadas possibilita aquilo que eu não observei, por não ser avaliadora, mas que já ouvi, contado pelos próprios, que se tivessem vergonha na cara estariam mais do que calados, na sala de professores - o show que se prepara para ali, para aquela hora, para aquela turma, voltando depois o rame rame das aulas em que o docente avaliado não investe nem um chavo.
Este é o modelito vergonhoso, herdado de Maria de Lurdes Rodrigues, que se impôs, contra tudo e contra todos. Agora mais do que remendado, mais do que esburacado, é apenas um simulacro de coisa nenhuma.
Respeitaria um modelo de avaliação em que a aula observada podia ser qualquer uma, para acabar de vez com a hipocrisia e o faz de conta que eu abomino.
Como assim não é, e porque já dei muito para este peditório, não será com a minha assinatura que a porcaria ganhará novo buraco negro.
Nota para os que gostam de tresler - Que fique muito claro que a esmagadora maioria dos professores não se comporta assim. No entanto sobram sempre uns chicos espertos de uns burros...
Está activa a petição Isenção da obrigatoriedade de aulas observadas para os professores do quarto escalão da carreira docente com dezasseis ou mais anos de serviço. A pedido da Maria Athaíde, divulgo-a, para quem a quiser assinar. Aviso desde já que não a assinei, nem assinarei, por a considerar ridícula dentro de um modelo de avaliação ainda mais ridículo.
Um modelo de avaliação que prevê aulas observadas em apenas dois escalões dos dez que constituem a carreira docente não me merece qualquer respeito. Respeitaria um modelo que previsse aulas observadas em todos os escalões, porque as aulas assistidas quando nascem têm de nascer para todos, com apenas uma excepção, irrelevante para a equidade do modelo, que seria a dos docentes que pediram a aposentação.
Um modelo de avaliação montado para inglês ver, com aulas observadas previamente combinadas possibilita aquilo que eu não observei, por não ser avaliadora, mas que já ouvi, contado pelos próprios, que se tivessem vergonha na cara estariam mais do que calados, na sala de professores - o show que se prepara para ali, para aquela hora, para aquela turma, voltando depois o rame rame das aulas em que o docente avaliado não investe nem um chavo.
Este é o modelito vergonhoso, herdado de Maria de Lurdes Rodrigues, que se impôs, contra tudo e contra todos. Agora mais do que remendado, mais do que esburacado, é apenas um simulacro de coisa nenhuma.
Respeitaria um modelo de avaliação em que a aula observada podia ser qualquer uma, para acabar de vez com a hipocrisia e o faz de conta que eu abomino.
Como assim não é, e porque já dei muito para este peditório, não será com a minha assinatura que a porcaria ganhará novo buraco negro.
Nota para os que gostam de tresler - Que fique muito claro que a esmagadora maioria dos professores não se comporta assim. No entanto sobram sempre uns chicos espertos de uns burros...
A Mãe da Noiva e a Fadinha da Quelha
Auto-Retrato em Florença - Florença - Itália
A Mãe da Noiva e a Fadinha da Quelha
A mãe da noiva, também conhecida por Anabela, Anabela Maria, Anabeluska, Belinha, Princesa do Tâmega, Miga, Milhé, Moça, Menina, Guapita, Escorpião Azul, Menina do Portefólio, Miss PowerPoint, Princesa das Arábias, Ent, Ceguinha, Lara Croft, Morcega, Rainha da Calceta, Anabelíssima, Setora, Senhora Professora e eu sei lá mais o quê, em vez de hoje estar na massagista, esteticista, cabeleireira e afins... a tratar dos caracóis, da firmeza das carnes e da pintura das unhatas, não é que teve de se transformar de novo em Fadinha da Quelha, armada de mangueira em punho, vassoura e balde para apanhar a imundice e lavar a porra da quelha para a noiva passar? Foram horas a lavar a esterqueira que não vê água para além da minha e da água da natureza, já que os varredores... viste-los? Nem euuu!...
Ainda estive para me deslocar à Junta ou à Câmara "Por favor, por favor... lavem por uma vez aquilo que é do vosso pelouro que a noiva não vai passar em cima da esterqueira deixada pelos gatos, cães, pombas, deixada pelas porcas das pessoas que tratam o espaço público como se fosse uma real enxovia ou uma lixeira mesmo à moda antiga, daquelas fedorentas como o raio que as parta". Mas desisti por não gostar de peditórios nem mesmo dos meritórios.
Porca miséria! É o que dá habitar o centro histórico very tipical, very nice, very porco!
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
A mãe da noiva, também conhecida por Anabela, Anabela Maria, Anabeluska, Belinha, Princesa do Tâmega, Miga, Milhé, Moça, Menina, Guapita, Escorpião Azul, Menina do Portefólio, Miss PowerPoint, Princesa das Arábias, Ent, Ceguinha, Lara Croft, Morcega, Rainha da Calceta, Anabelíssima, Setora, Senhora Professora e eu sei lá mais o quê, em vez de hoje estar na massagista, esteticista, cabeleireira e afins... a tratar dos caracóis, da firmeza das carnes e da pintura das unhatas, não é que teve de se transformar de novo em Fadinha da Quelha, armada de mangueira em punho, vassoura e balde para apanhar a imundice e lavar a porra da quelha para a noiva passar? Foram horas a lavar a esterqueira que não vê água para além da minha e da água da natureza, já que os varredores... viste-los? Nem euuu!...
Ainda estive para me deslocar à Junta ou à Câmara "Por favor, por favor... lavem por uma vez aquilo que é do vosso pelouro que a noiva não vai passar em cima da esterqueira deixada pelos gatos, cães, pombas, deixada pelas porcas das pessoas que tratam o espaço público como se fosse uma real enxovia ou uma lixeira mesmo à moda antiga, daquelas fedorentas como o raio que as parta". Mas desisti por não gostar de peditórios nem mesmo dos meritórios.
Porca miséria! É o que dá habitar o centro histórico very tipical, very nice, very porco!
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Só Boas Notícias!
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Olha a Coincidência!
Olha a Coincidência!
É por estas e por outras que eu sou contra o fim dos concursos centralizados. Porque já vi muito. Porque também já senti muito sobre a minha pele.
É por estas e por outras que eu sou contra o fim dos concursos centralizados. Porque já vi muito. Porque também já senti muito sobre a minha pele.
Novas dos Magalhães
Novas dos Magalhães
O programa está suspenso e, na minha opinião, a sua suspensão só peca por tardia. Os testemunhos que tenho e os ecos que vou ouvindo são miseráveis. Em turmas de vinte e muitos alunos, três ou quatro magalhães a funcionar é aceitável? Não é. Mas era previsível, pelo menos para todos os que estão no terreno e bem avisaram, eu incluída, que o resultado seria este. Mas o incompetente do nosso ex-primeiro-ministro ouviu-nos? Cego, surdo, convencido e cheio de si, teimoso como um burro, não, não nos ouviu.
O resultado, mau, nesta e noutras áreas, está a vista de todos e até um calhau sem olhos o vê.
O programa está suspenso e, na minha opinião, a sua suspensão só peca por tardia. Os testemunhos que tenho e os ecos que vou ouvindo são miseráveis. Em turmas de vinte e muitos alunos, três ou quatro magalhães a funcionar é aceitável? Não é. Mas era previsível, pelo menos para todos os que estão no terreno e bem avisaram, eu incluída, que o resultado seria este. Mas o incompetente do nosso ex-primeiro-ministro ouviu-nos? Cego, surdo, convencido e cheio de si, teimoso como um burro, não, não nos ouviu.
O resultado, mau, nesta e noutras áreas, está a vista de todos e até um calhau sem olhos o vê.
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Vergonha
Vergonha
Marcelo Rebelo de Sousa denunciou os concursos que se continuam a processar para progressão na carreira universitária. Isto apesar das carreiras no estado estarem "todas"congeladas.
Marcelo Rebelo de Sousa denunciou e aplicou palavras bem duras para relatar o que se passa no Estado dentro do Estado.
Mas que vergonha!
Marcelo Rebelo de Sousa denunciou os concursos que se continuam a processar para progressão na carreira universitária. Isto apesar das carreiras no estado estarem "todas"congeladas.
Marcelo Rebelo de Sousa denunciou e aplicou palavras bem duras para relatar o que se passa no Estado dentro do Estado.
Mas que vergonha!
Trabalho
Auto-Retrato no D. Tonho - Ribeira - Porto
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Não sei como têm andado os vossos dias mas os meus têm sido francamente arrasadores, de trabalho muito neste arranque de ano lectivo que ficará, por certo, na nossa memória como um dos mais difíceis que já tivemos que enfrentar. Porque as restrições económicas são muitas, porque em muitas escolas há mais alunos e menos professores e noutras menos funcionários e, por isso, sobrará mais trabalho para quem permanece nas escolas.
Vai daí tenho andado mais ausente deste blogue porque os meus dias, infelizmente, são feitos de 24 horas, nem mais, nem menos... e eu precisava de mais...
Entretanto, lá vou eu, lá vou eu, a caminho... não, não é de Viseu!
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Estação de S. Bento
Estação de S. Bento - Porto
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
Visitei-a no sábado passado, aquando da visita guiada pelo centro histórico do Porto tão justamente considerado Património Mundial da Humanidade. As expectativas, confesso, eram elevadas, perante a possibilidade de rever uma estação que, de quando em vez, fez parte do meu crescimento muito embora eu nunca tenha sido por lá presença muito assídua, nem nos meus tempos de estudante universitária.
A Estação está edificada no local do antigo Convento de São Bento de Avé-Maria, daí o seu nome, e seguiu o projecto do arquitecto Marques da Silva. A gare foi inaugurada a 1 de Maio de 1915 sendo, por isso, quase centenária.
Sabia que a estação estava um brinquinho, agora com os seus maravilhosos painéis de azulejos completamente restaurados e as expectativas não me saíram defraudadas. A estação de S. Bento, arrisco, deve ser uma das mais belas estações de caminho de ferro do mundo.
O bulício, lá dentro, é imenso, entre gente que chega e que parte da gare, entre turistas aos molhos que entram e fotografam deleitados uma estação de excepção saída da mestria de Jorge Colaço.
façam como eu - visitem-na. garanto-vos que não se arrependerão.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Habemus Horários!
Habemus Horários!
Finalmente hoje tivemos acesso aos horários que nos vão acompanhar durante este ano lectivo e, como sempre, há gente mais satisfeita do que outra - há gente francamente agradada e há gente francamente desagradada.
Fazer horários numa escola não deve ser tarefa nada fácil nos dias que correm face aos constrangimentos das salas que não abundam e às circunstâncias específicas que todos os anos surgem, muitas delas criadas pela Tutela. Este ano, então, deve ter sido francamente infernal.
Eu não me queixo, dêem-me o que me derem jamais será pior do que ter o primeiro tempo da manhã, o primeiro da tarde e o último da noite na Secundária do Marco de Canaveses.
Ah! E o primeiro da manhã do dia seguinte!
Vai daí... bem bom!
Finalmente hoje tivemos acesso aos horários que nos vão acompanhar durante este ano lectivo e, como sempre, há gente mais satisfeita do que outra - há gente francamente agradada e há gente francamente desagradada.
Fazer horários numa escola não deve ser tarefa nada fácil nos dias que correm face aos constrangimentos das salas que não abundam e às circunstâncias específicas que todos os anos surgem, muitas delas criadas pela Tutela. Este ano, então, deve ter sido francamente infernal.
Eu não me queixo, dêem-me o que me derem jamais será pior do que ter o primeiro tempo da manhã, o primeiro da tarde e o último da noite na Secundária do Marco de Canaveses.
Ah! E o primeiro da manhã do dia seguinte!
Vai daí... bem bom!
Opinião Pública - Educação
Opinião Pública - Educação
A Palavra a Santana Castilho.
Vídeos surripiados ao Luís Costa, do blogue DaNação.
A Palavra a Santana Castilho.
Vídeos surripiados ao Luís Costa, do blogue DaNação.
Entretanto pela Grécia
Entretanto pela Grécia
É certo que os gregos estão gregos. E que o FMI está já em estado de alerta.
E nós, como ficaremos se a Grécia colapsar?
É certo que os gregos estão gregos. E que o FMI está já em estado de alerta.
E nós, como ficaremos se a Grécia colapsar?
E Entretanto Pela Líbia...
E Entretanto Pela Líbia...
Os problemas continuam. Sabha foi bombardeada pela aviação da NATO. E já não foi a primeira vez.
Os problemas continuam. Sabha foi bombardeada pela aviação da NATO. E já não foi a primeira vez.
domingo, 11 de setembro de 2011
11 de Setembro
Socalcos do Douro Visto de S. Leonardo da Galafura - Douro
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Passados dez anos do 11 de Setembro permaneço incrédula. E posto uma fotografia que é uma homenagem à capacidade humana de união, esforço, positividade, criatividade, trabalho colaborativo, de recuperação e de superação de dificuldades.
Hoje posto a Região Demarcada do Douro, a primeira região demarcada do mundo, hoje Património Mundial da Humanidade. Para reagir contra a barbárie.
A Palavra a Nuno Crato
A Palavra a Nuno Crato
Já dei muito para este peditório. Hoje quero apenas voltar a frisar que este modelito, parido por Maria de Lurdes Rodrigues e os seus muchachos, não me assenta bem e não me satisfaz. As mangas estão-me curtas, as costuras estão trapalhonas, o fato já está mais do que remendado e vai daí, o que não tem remédio, remediado está.
E tudo isto para estarmos encalhados na carreira há anos e anos... haja paciência!
Vídeo retirado daqui.
Já dei muito para este peditório. Hoje quero apenas voltar a frisar que este modelito, parido por Maria de Lurdes Rodrigues e os seus muchachos, não me assenta bem e não me satisfaz. As mangas estão-me curtas, as costuras estão trapalhonas, o fato já está mais do que remendado e vai daí, o que não tem remédio, remediado está.
E tudo isto para estarmos encalhados na carreira há anos e anos... haja paciência!
Vídeo retirado daqui.
sábado, 10 de setembro de 2011
Reabilitação do Quarteirão Corpo da Guarda
Quarteirão do Corpo da Guarda - Porto
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Hoje desloquei-me ao Porto logo pela manhã, para usufruir, na companhia da Rosa Maria Fonseca, de uma visita guiada a um dos seus núcleos urbanos mais antigo, constituído pela Sé, Igreja dos Grilos, Igreja de S. Francisco e suas envolventes, Ribeira incluída, conduzida por um professor da Portucalense, e seu actual vice-reitor, Dr. José Manuel Tedim. Visitar assim o Porto, magistralmente guiada e armada de máquina fotográfica, que se dispara sobre tudo e sobre todos, é um privilégio que raramente se pratica porque o Porto trata-se por tu, porque o Porto albergou-nos o final da adolescência, findos os estudos amarantinos e iniciados os tripeiros, porque ao Porto vai-se às compras, ver a família, vai-se a baptizados, comunhões e casamentos e raramente se pratica com o Porto a relação que um turista estabelece ao entrar na cidade, não se saboreia longamente o espanto duma cidade feita de uma topografia inconstante, por vezes até violenta, feita de escadas, escadinhas, lanços vários a descer... ok!... e também a subir, e às vezes muito! E feita de um casario denso, colorido, de telhados assim e assado, esquinas muitas, vielas e ruas nunca desafogadas, antes abrigadas em abraços protectores múltiplos e variados.
A minha deslocação ao Porto, muito rica, dará pano para mangas nos próximos dias mas hoje faço questão de começar pelo início, pelo Quarteirão do Corpo da Guarda, reabilitado há bem pouco tempo, integrado num projecto mais vasto de reabilitação urbana chamado Porto Vivo. A última vez que por aqui tinha andado, não há muito tempo, nada de casas prontas, nada de Boulangerie de Paris, só prédios e prédios envoltos em invólucros de obras, em andaimes, em gruas e confusão.
Hoje vi-os, hoje vi finalmente as frontarias dos prédios burgueses e maravilhosos, recuperados a partir da pena do meu querido amigo Helder Colmonero, aquele tal de amigo radical que faz viagens de deixar qualquer um de boca aberta de espanto que, quis o destino, nos encontrássemos um dia em Amarante, no Largo de S. Gonçalo, após uma fabulosa e para sempre inesquecível visita à Líbia, que fizemos em separado, ligados apenas pelo fio condutor do nosso querido Sahel.
O projecto de arquitectura desta correnteza de prédios altos e esguios, mais ou menos populares e burgueses, todos belos, é do Helder Colmonero e hoje partilho-o com os meus leitores. E quero agradecer-lhe pelo trabalho de colaboração na reabilitação da "antiga mui nobre sempre leal e invicta cidade do Porto", que será inevitável, é certo, mas que será tarefa demorada.
O meu dia de hoje começou aqui... eheheh... na Boulangerie de Paris, já o sabeis, na correnteza de prédios que melhorou e deu um ar mais digno à envolvente da Estação de S. Bento.
Fotografias com Dedicatória
Boulangerie de Paris - Porto
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
Estas são fotografias muito especiais, captadas hoje, na Invicta. Dedico-as à minha querida amiga e colega de profissão, e de aventuras mais do que muitas, Rosa Maria Fonseca.
Há Acordo!
Há Acordo!
Calma! Há acordo mas só para alguns. E vá lá, desta vez a FENPROF não assinou.
Obrigada, Mário!
De resto, aguarda-se a divulgação do dito cujo... e do resto...
Calma! Há acordo mas só para alguns. E vá lá, desta vez a FENPROF não assinou.
Obrigada, Mário!
De resto, aguarda-se a divulgação do dito cujo... e do resto...
A Palavra a Santana Castilho
A Palavra a Santana Castilho
Demolidor. E só através da palavra. Leia ou, se preferir, veja aqui a entrevista concedida por Santana Castilho ao CM.
Demolidor. E só através da palavra. Leia ou, se preferir, veja aqui a entrevista concedida por Santana Castilho ao CM.
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