sábado, 29 de abril de 2023

Escute os Professores, Senhor Presidente da República! E vete!


Escute os Professores, Senhor Presidente da República! E vete!

Quando nem os possíveis "beneficiários" estão de acordo com esta ignomínia... como é possível que primeira maioria absoluta do país se deixe enrolar nas trapalhadas do desgoverno vergonhoso?!!!

Aqui lhe deixo um último apelo - Escute os Professores, Senhor Presidente da República! E vete!

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Professora com Capacitação Digital... e o Resto!

Professora com Capacitação Digital... e o Resto!


Evidências. 
Vídeo dedicado a todos quantos o quiserem.

A Minha Contribuição para o PAA do Agrupamento Teixeira de Pascoaes - Comemoração do Quase Cinquentenário do 25 de Abril - Homenagem aos Meus Alunos e aos Seus Pais

 

Evidências de Professora - Escola Teixeira de Pascoaes
Fotografia da Grande Mãe

A Minha Contribuição para o PAA do Agrupamento Teixeira de Pascoaes - Comemoração do Quase Cinquentenário do 25 de Abril - Homenagem aos Meus Alunos e aos Seus Pais

Quem entra, por estes dias, na sede do Agrupamento de Escolas Teixeira de Pascoaes, a minha Escola, depara-se com cravos vermelhos e uns dizeres alusivos ao 25 de Abril de 1974.
Hoje, logo pela manhã, peguei na neta ao colo e ainda no Salgueiro Maia com a intenção de o deixar na sala de professores, o que fiz, esperando que ele faça o que eu não consigo, e que é despertar mais profissionais da Educação para uma luta que, no meu entender, deveria ser de todos. pois todos, sem excepção, estamos a ser roubados, prejudicados, desrespeitados, de uma ou de outra maneira, uns mais do que outros, bem o sei, e a deixar a Escola Pública, que tanto nos custou construir, a esboroar-se por entre os nossos dedos e eu a pensar que a Escola Pública tem de continuar o que foi para muitos até aqui, ou seja, tem de continuar a cumprir a sua função de elevador social e que isso só se verificará se ela mantiver a qualidade.
Estou muito apreensiva relativamente a um futuro que é já amanhã. Já não tenho filhos a frequentar a Escola Pública mas tenho netos... e aí gostaria que eles se mantivessem.
Estou a fazer tudo o que posso nesta etapa desta luta sem tréguas que, para mim, se iniciou no dia 2 de Novembro e à qual voltei no dia 9 de Dezembro para não mais parar.
Sei que a minha luta está a impressionar os Meus Alunos que, no imediato, poder-se-á pensar, estão a ficar prejudicados. Acredito que eles jamais esquecerão esta Aula Magistral que esta Professora da Escola Pública lhes está a proporcionar este ano...
Ontem, falava eu com o presidente da Junta da minha freguesia quando um Aluno Meu vem direito a mim e diz-me "Professora, eu também queria ir à manifestação do 25 de Abril a Lisboa!"
Hoje, à entrada da Escola, uma Aluna Minha posou junto a mim, junto à minha neta e junto ao Salgueiro Maia enquanto a sua Enorme Mãe nos fotografava.

Orgulho! Orgulho no apoio recebido por tantos dos meus conterrâneos e que, enquanto Amarantina de gema, é muito importante para mim.
Grata pela paciência. Luto por mim e pelos outros. Luto pelos meus netos, luto pelos meus alunos. 

A Escola não é um depósito! A Escola não é um restaurante. A Escola Pública tem de continuar a cumprir Abril e a servir, às classes mais desprotegidas, de elevador social... sob pena de milhões de portugueses serem condenados, quiçá, à escravidão. E já faltou mais!

A Minha Contribuição para o PAA do Agrupamento Teixeira de Pascoaes - Comemoração do Quase Cinquentenário do 25 de Abril

24 de Abril de 2023 - Rossio - Lisboa
Fotografias de José Sena Goulão - Agência Lusa

A Minha Contribuição para o PAA do Agrupamento Teixeira de Pascoaes - Comemoração do Quase Cinquentenário do 25 de Abril

Ir de Amarante a Lisboa no dia 24. Acampar uma noite na calçada lisboeta do Rossio com outros trabalhadores que fazem a Escola Pública todos os dias, entre os quais uma colega com dois filhos pequenos que jamais esquecerão estas comemorações. Acordar às 6 da manhã do dia 25 de Abril para os directos feitos do acampamento berrando, nesta alvorada, "Bom dia Liberdade!". Ir para o Largo do Carmo e fazer um mega-piquenique neste mesmo Largo muito excelentemente acompanhada. Olhar para uma frase batida, de Salgueiro Maia, e passo a citar "Às vezes é preciso desobedecer." e deixar esta frase a marinar dentro dos meus irrequietos neurónios. Ir para o Marquês e integrar uma mega manif em que a coluna do S.T.O.P. era a cauda gigante dela. Calcorrear, nesse dia, 12 km sob um sol escaldante a bater-me na pele. Perder o autocarro de volta para a terra natal. Acampar mais uma noite na calçada lisboeta do Largo do Carmo com outros trabalhadores que fazem a Escola Pública todos os dias, pensando no que se passou, em dia já distante de há 49 anos atrás, naquele Largo do Carmo. Acordar em outra alvorada para mais directos e indirectos gravados, fazer a trouxa e zarpar. Apanhar o metro, apanhar a camioneta, sair em Amarante e calcorrear as suas calçadas com o pessoal a dizer "Ainda agora a vi na televisão, em Lisboa, e já está aqui!" Sim, eu sou rápida e veloz!

Chegar a casa feliz por ter dado a maior contribuição possível para as actividades do PAA do meu Agrupamento. Chegar a casa e ficar grata por ter sido fotografada pelo José Sena Goulão, fotógrafo a fazer a cobertura da coisa para a Agência Lusa e que teve a gentileza de me mostrar as fotos e a amabilidade de mas enviar para eu as partilhar, aqui, nesta minha casa, para a posteridade. São evidências que não me faltarão para a elaboração do meu relatório para mudança, em Janeiro de 2024, para o oitavo escalão.

Muito grata, José Sena Goulão! O mundo também é feito de Pessoas Bonitas e Gentis, que contribuem, de forma indelével, para que nós não percamos a esperança no futuro.

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Serviços Mínimos - Agrupamento de Escolas Teixeira de Pascoaes

Honra - Em Excelente Companhia a Chegar da Capital - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Serviços Mínimos - Agrupamento de Escolas Teixeira de Pascoaes

Já fui a única docente brindada com serviços mínimos em todo o agrupamento. Que eram uns.

Quando questionada a senhora directora, por escrito, sobre tão peculiar procedimento, recebi como resposta, por escrito, que era a única professora a fazer greve e que, vai daí, o peculiar. O peculiar procedimento, está bom de ver.

Mas que, atendendo a que... blá blá blá... não sei o quê de outra greve com diferentes características que se iria iniciar não tardava nada... aproveitava para me enviar um novo horário para essa greve, horário esse diferente do anterior, assinalando agora os serviços lectivos mínimos obrigatórios que eu deveria cumprir, todos a amarelinho, num amarelinho lindo de morrer e que, já agora, todos os outros docentes passariam também a ter que cumprir serviços mínimos no Agrupamento de Escolas Teixeira de Pascoaes... não sei se assinalados a outras cores quaisquer.

Para este terceiro bloco de greve convocada pelo S.T.O.P., de três dias, enfim que se pode enquadrar numa típica greve de três miseráveis dias, e que abrange os dias 26, 27 e 28, garanto-vos que não recebi qualquer missiva a assinalar que a minha pessoa estava convocada para serviços mínimos e que, para quem não sabe, esta informação tem de ser nominal e fornecida atempadamente que isto não é a casa da mãe Joana... muito embora eu seja mesmo mesmo mesmo a mãe da Joana.

E agora? Como é que eu cumpro o que prometi? Como é que eu cumpro descumprindo os serviços mínimos?

Sim, Salgueiro Maia, às vezes é mesmo preciso desobedecer.

E eu, que ia desobedecer só aos mínimos, lá terei de fazer greve o tempo todo!

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Merdinha... Sim?



 












Auto-Retrato em Sala de Aula
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Merdinha... Sim?

Orgulhosa Professora em luta dentro de uma sala de aula qualquer e que só no segundo semestre teve direito a uns reles 50 minutos semanais dentro da Sala de História, sala que construiu com as suas próprias mãos, ajudada pelas generosas mãos dos seus alunos, e contra ventos e marés! 

Neste caso, a luta também se faz de um património acumulado ao longo de toda uma carreira profissional em que se trabalhou como uma besta quadrada procurando a originalidade de aulas, projectos, clubes, blogues 1 e 2 oportunidades de palestras, de oficinas, visitas de estudo, aulas praticando a  interdisciplinaridade... enfim da criação de oportunidades muitas e variadas em que se procurou escancarar janelas e portas dentro e fora da sala de aula. 

A luta continua. Olhem bem para as minhas medalhas, cravadas e espalhadas pelo meu peito, as únicas que acumulei ao longo de anos de serviço abnegado em prole da escola pública! 

Respeito!

Os meus alunos conhecem-me. Foi sempre para eles que trabalhei. 

Quanto ao mais… merdinha, sim?

E quem tem medo compra um cão.

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Trabalho - Profundo Agradecimento à Directora do Agrupamento de Escolas Teixeira de Pascoaes



Trabalho - Profundo Agradecimento à Directora do Agrupamento de Escolas Teixeira de Pascoaes

Toda a gente que me conhece sabe que eu sempre procurei ser uma profissional exemplar não só no trabalho que desenvolvi e desenvolvo dentro das salas de aula com os meus queridos alunos, como no trabalho que desenvolvi e desenvolvo para a melhoria do funcionamento da comunidade educativa a que pertenci e pertenço, como também na componente trabalho casa com noitadas até às duas e três da manhã por forma a construir um património profissional que é meu e que constitui a minha impressão digital profissional, e que ninguém ma rouba exactamente por não estar fechada a sete chaves e ser trabalho público.

Ao longo da minha vida sempre procurei ser correcta com toda a gente e sempre procurei manter a coerência entre o que digo e o que faço, tanto no campo estritamente pessoal como profissional.

Posto isto, pela primeira vez na minha vida sofri alterações no meu horário laboral a meio de um ano lectivo, mais concretamente a partir do dia 14-de Março de 2023, por e-mail, e sem receber qualquer justificação e/ou esclarecimento para coisa tão inaudita. 

As alterações a que me refiro são "apenas" estas - de um horário super arrumadinho passei a usufruir de um horário todo esfrangalhadinho, com furos e furinhos entre aulas e componente estabelecimento em que até me conseguiram arruinar a tarde livre de quarta-feira, tarde em que a esmagadora maioria dos alunos nem está na escola pois só ficam no recinto estabelecimento os alunos que frequentam o desporto-escolar, teatro e afins. Ah! E só à quinta-feira consigo ir a casa e comer descansada... o que é bom, pois ainda tenho pernas para correr bem depressinha para lá e para cá e comer mais depressa ainda.

Devo confessar que estou muito contente com as alterações pois sempre posso descontrair ou mesmo pastar nestas horas de burrice em que se procura deixar uma funcionária exemplar, eu, deveras agradada e que fico de cara à banda com uma gestão de recursos humanos deste calibre.

E é assim que me sinto, muiiiito agradada, pela competência de liderança de excelência demonstrada, pois sempre posso aproveitar este tempo de pastagem para escrever neste blogue ou, quiçá, fazer alongamentos, pilates de parede ou até dança de varão num qualquer varão dos passadiços desta escola.

Gratíssima, Senhora Directora! E, já sei, com sorte, mesmo mesmo com sorte, para o ano estou habilitada a ir para o Marão! 

Ou, quiçá, mais longe ainda?

Adenda - Ah... foi por conveniência de serviço... eheheh

domingo, 2 de abril de 2023

Hoje, Pelo JN e Pelo DN - Professores: os repetentes das greves e das manifestações

Reportagem Extensa na Revista Domingueira do DN e do JN
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Hoje, Pelo JN e Pelo DN - - Professores: os repetentes das greves e das manifestações

Hoje interrompo um longo interregno de trabalho neste blogue, dedicando este post ao meu querido pai que um dia escreveu sobre os seus dois filhos: "O orgulho maior que sinto nos meus filhos é serem educados, verdadeiros e sinceros."... e que formulou desejos para o nosso futuro familiar "(...) desejo que tanto os filhos como as netas e agora os bisnetos sigam as pisadas dos pais tanto na sua maneira de ser, na sua postura, na sua educação e na sua maneira de estar. Que sejam verdadeiros, leais, educados e respeitadores." E que sobre o país escreveu "A Democracia veio para ficar e hoje passados cerca de 50 anos (sobre o 25 de Abril) é impensável virar para trás." 

Tu sabes, Papá, eu nunca virei nem virarei as costas às lutas que entendo ser obrigatório travar. Com mais ou menos apoio, caminhando acompanhada ou só, tu sabes que eu nunca precisei de um rebanho para meu respaldo e que sempre recusei pálios amortecedores das consequências para quem afirma Não! alto e bom som, sempre que o entende como um imperativo. 

Estou agora a recuperar forças, muito muito lentamente e sem o pilar físico que tu eras para mim por estares sempre aqui... contentando-me e conformando-me agora no pilar que continuas a ser, agora apenas invisível aos olhos dos vivos. 

E não, nunca te deixarei ficar mal ao desistir, por cansaço, por medo... eu sei lá!... de lutar por uma Escola Pública de Qualidade, que eu Exijo!. para os teus bisnetos.

Nota - Grata a todos os Professores que me continuam a inspirar na luta. Grata especialmente às minhas conterrâneas que continuam a dar o litro todos os dias numa luta que devia ser de todos e de cada um de nós, Margarida Pereira, Ana Paiva e Alice Sousa!

Ecos - https://guinote.wordpress.com/2023/04/02/hoje-noticias-magazine/

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.