segunda-feira, 31 de julho de 2023

Memória - Incêndio Centro Histórico de Amarante

Incêndio no Centro Histórico de Amarante
Fotografia de Cláudia Montenegro

Memória - Incêndio Centro Histórico de Amarante

Faz hoje exactamente 12 anos que um perigoso incêndio reduziu a cinzas um enormesco prédio do centro histórico de Amarante. Por aqui, andamos todos de mangueiras... é que da rua de baixo para a rua de cima é mesmo só um pulinho. 

Que noite de aflição!!!

quinta-feira, 27 de julho de 2023

A Palavra aos Professores - Ricardo Pereira, Alberto Veronesi, Paulo Guinote e Ricardo Silva


A Palavra aos Professores - Ricardo Pereira, Alberto Veronesi, Paulo Guinote e Ricardo Silva 

Que a voz nunca vos falte, Queridos Colegas!



Nota - Surripiei tudo ao Paulo Guinote.

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Veto Presidencial - Confirmado!


Veto Presidencial - Confirmado!

E até ao lavar dos cestos é vindima. E vale sempre a pena se a alma não é pequena. 

Confirme a poesia em: 

Presidente da República devolve, sem promulgação, diploma ao Governo

sexta-feira, 21 de julho de 2023

A Tutela Sempre a Somar / Os Directores/Directoras Sempre a Engolir em Seco

 


A Tutela Sempre a Somar / Os Directores/Directoras Sempre a Engolir em Seco Titubeando umas Críticas para Inglês Ver

De facto, eu jamais daria para directora de uma qualquer escola não agrupada ou agrupamento de escolas pois já teria dado um grandessíssimo murro na mesa do senhor ministro da educação e teria, a seguir, batido com a porta. E a razão é muito simples e vai toda desembocar ao mesmo esgoto: não pactuaria jamais com a desvalorização que está a ser feita em várias frentes, ora via professores, ora via organização do trabalho nas escolas, ora via degradação da qualificação de professores... enfim, tudo se degrada a olhos vistos na escola pública com o governo a fazer de conta que não. 

Venho de um processo inverso. Como aluna, no pós 25 de Abril, vi professores a serem recrutados com o antigo 7.º ano de escolaridade, corresponente actualmente ao 11.º ano. A escola alargava-se a todos, e bem, tornava-se universal, e bem, e não existia mão-de-obra qualificada para tanta necessidade de preenchimento de vagas. Mas fomos caminhando no sentido da valorização da profissão. E que longa e profícua caminhada!!!! 

Agora estamos num retrocesso inadmissível e fosse este povo mais instruído, culto e capaz e também já tería dado um enorme murro na mesa colectivo, e batido com a porta, a quem assim nos desgoverna.

Mas é o que temos... e, aos poucos, um dia assim, um dia assado, a Escola Pública passa lentamente a escolinha pública medíocre onde, por este andar, ficarão os mais desgraçados. E ficarão mal.

E não me venham dizer que muitos de nós não vos avisamos, ok?

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Orgulho e Curiosidades - A Minha Escrita em Livro de Português da Porto Editora e o Processo Disciplinar de Que Sou Alvo




Orgulho e Curiosidades - A Minha Escrita em Livro de Português da Porto Editora e o Processo Disciplinar de Que Sou Alvo

Os recortes foram-me enviados há uns tempos atrás e eu, sinceramente, ocupada a fundo na luta pela melhoria da Escola Pública Portuguesa, nunca ninguém se atreverá a dizer que eu lhe passei ao lado... e bem que podia ter passado o meu ano lectivo sossegadíssima e sem qualquer participação na maior luta que este país já conheceu no que à Educação diz respeito, hoje tropecei neles em arrumações aqui pelo meu pc.

Os recortes foram-me gentilmente enviados pelo meu Amigo Professor de Português e Presidente do Conselho Geral do Agrupamento onde trabalho, Gabriel Vilas Boas, a quem agradeço desde já publicamente, pois, sem ele, nunca saberia que a minha escrita foi selecionada um dia para semelhante livro.

Reli agora o texto, escrito pouco depois de abrir este blogue e, de facto, nunca andei aqui a enganar seja quem for. Disse logo ao que vinha. 

O meu perfil enquanto Pessoa e Profissional da Educação enquadra-se no que, teoricamente, é pretendido pela tutela e pelas escolas nos seus blás, blás, blás, blás escritos, intermináveis de belos, mas que não têm qualquer correspondência com a realidade pois na vida real exige-se o esmagamento das personalidades, das especificidades, das diferenças, dos não, eu não vou por aí.

Sem saber ainda a razão porque sou alvo de um processo disciplinar movido pela minha directora, que nem sequer decorre internamente no meu agrupamento e que seguiu logo para a inspeção - deve ser qualquer coisa muito muito grave que provavelmente eu fiz a dormir, logo eu que sou tão cuidadosa! - fico para aqui a matutar se o conteúdo deste texto não estará ligado à coisa indigna de um percurso docente bem asseado, e que é o meu, estar agora manchado por aquilo que na rua me dizem ser, de facto, uma condecoração pelo meu percurso de prof lutadora como o raio que me parta e pelo qual eu devo estar é cheia de orgulho. 

E, na verdade, olho para trás e sinto orgulho por ter sido expulsa da Assembleia da República em tempos da idiota PACC nos dias do Crato e sem que eu fosse contratada e sem que a PACC me beliscasse fosse onde fosse.

E, na verdade, olho para trás e sinto orgulho por ter andado a pedinchar assinaturas contra o fim da disciplina de EVT, eu de História, e ver com os meus olhinhos a recusa de prof de EVT da minha escola em assinar semelhante abaixo-assinado que nada me interessava mas que lhe devia interessar a ele...

E, na verdade, olho para trás e sinto orgulho por ter andado a pedinchar assinaturas nos dias da ILC e de ter contribuído para a "quase" demisão do Costa... seguro pelo vergonhoso psd. Estivemos quase...

E aguardo. Com muita curiosidade, aguardo!

Aguardo muita coisa em várias frentes.

quarta-feira, 5 de julho de 2023

terça-feira, 4 de julho de 2023

Músicas com Dedicatória à Escola Pública Feliz que Eu Conheci


Músicas com Dedicatória à Escola Pública Feliz que Eu Conheci 


Requiem por Um(a) "Amigo(a)" Morto(a) Dentro de Mim


Requiem por Um(a) "Amigo(a)" Morto(a) Dentro de Mim

São vários e várias. E estão agora mortos dentro de mim. Cada um deles e cada uma delas o saberá ao ler este post a eles e a elas dedicado. 

Matei-os, dentro de mim. E são agora nada.

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Eu - Com Dedicatória a Todos os Meus Alunos

Noiva da Santa Amarantina em Fuga - Festa Amarantina


Eu - Com Dedicatória a Todos os Meus Alunos

Foram todos importantes para mim. Sem excepção. 

Cresci com vocês, escutei as vossas palavras, dei-vos muito do meu tempo pessoal, dei-vos muito do meu colo, muito muito para além do que o meu patrão me obrigava e apenas porque sim, porque me dou por inteiro a tudo o que abraço com determinação, contra ventos e marés, saltando muros, muralhas, poios até!

Em hora de balanço entre o deve e o haver ficais vós, (e muito pouco mais), os vossos abraços de carinho, os vossos sorrisos, as vossas gargalhadas, as vossas palavras de apoio e de estupefacção por esta professora estar com um processo disciplinar (quase) no fim da sua carreira profissional que eu sempre desejei sem mácula (nem uma falta injustificada eu permiti no meu registo biográfico) e que eu sempre pretendi exercer com dignidade, determinação, honestidade, humor, poder de encaixe, profissionalismo, carinho, amizade... e o mais que nem vou para aqui enunciar... nunca desejando sair da sala de aula, lugar onde continuo um peixinho dentro de água. 

Mas o pior é colocar o pé fora dela... aqui a sexagenária... e nesta hora, em que cruzo Escola e Festa Amarantina, ocorrem-me as notícias dos pasquins que dizem... "sexagenária foi atropelada por uma viatura na passadeira..." e fico a pensar que aqui a je só se for atropelada por um ovni e terá de ser ao virar de uma esquina qualquer para os ETs me apanharem desprevenida.

Alunos, não deixem de ser felizes! Alunos, prometam-me que perseguirão os vossos sonhos com unhas e dentes... sem atropelarem seja quem for mas também não se deixando atropelar. Não se deixem atropelar. Não deixem que façam de vocês minhocas contorcionistas. Lutem pelos vossos direitos sem esquecer nunca os vossos deveres. 

E, Alunos, prometam-me que continuareis a brincar e a sorrir e a gargalhar até ao fim dos vossos dias, cumprindo, assim, com vigor e asseio, a vossa única passagem por esta casa comum por onde já se passearam todos os nossos/vossos antepassados sem nunca esquecerem que todos nós estamos só de passagem.

E fiquem bem, sim?

Nota - Foi tão bom reencontrar tantos... tão bom... e gostaria tanto de vos ter reencontrado a todos... e, olhem, ponham o som no máximo e abram as goelas acompanhando os Xutos a plenos pulmões! E aproveitem para exorcizar fantasmas... xôoooooooooooo!



 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.