terça-feira, 23 de abril de 2024

Os Perseguidos


Os Perseguidos

A História não se apaga, conta-se! E a verdade é que alguns de nós... quantos?... continuam a ser desrespeitados nos seus locais de trabalho e vítimas de processos disciplinares que mais parecem do tempo da antiga senhora.

Haja quem não se esquece de nós.

Obrigada!

Citação - O seu a seu dono:

"Assim se constrói Portugal, uns vão bem outros mal…

A democracia nas escolas tornou-se irrelevante. Os que mais se destacaram na valorização da classe são perseguidos." 

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Alunos/Alunas

 

Eu e a Rosa - Amarante
Fotografia de Anabela Magalhães

Alunos/Alunas

Confesso que não contava com Ela vinda dos confins de um tempo de Escola que já lá vai e que é contemporâneo de uma Escola que organizou uma Feira Medieval do caraças a ocupar todo o centro da cidade.

"Foste Minha Aluna! Da turma do R que te protegia! Só não me estou a recordar do teu nome... e ela jardins, flores... ai meus deuses, és a Rosa!!!"

E era! Nunca mais a tinha visto. E foi um momento de enorme felicidade para as duas!!! E falámos do R... e de outros e outras... de tempos de Escola escrita com maiúscula, mais humana, mais empática, mais respeitosa, mais acolhedora e amistosa... 

Entretanto cheguei a casa e tinha este carinho na caixa de correio, que, com a licença da Rosa, agora publico agradecendo-lho do fundo do coração:

"Foi minha stora, sempre com muita atenção para com as alunas com necessidades educativas especiais. A minha gratidão."

Eu é que vos agradeço, Rosa, por terem enriquecido enormemente a minha vida!

A Escola Trituradora de Professores - Pesadelos


A Escola Trituradora de Professores - Pesadelos


Confesso que, durante décadas, se sonhei ou tive pesadelos nunca me lembrei destes ao acordar de cabeça sempre limpa e sempre criativa como o raio que me parta.

Agora que estou em nova fase de vida, mais velha, e com um ignóbil processo disciplinar às costas, confesso que tenho tido uns pesadelos deveras estranhos.

Aqui vai um:

Começou no final de uma reunião de avaliação de conselho de turma mesmo no final do ano lectivo anterior. Andava eu de notificação de processo disciplinar dependurado neste meu pescoço, a acreditar nas palavras escritas do senhor inspector do ME, pescoço este de gazela, diga-se de passagem, e depois de me terem visto assim nesta figureta no talho... qual talho?!!!!!... tipo de casa comercial onde eu não entro há vinte mil anos pelo menos!!! e eis que, antes de sair, finda a dita reunião, resolvi interpelar o presidente do conselho geral que estava ali mesmo à mão de semear para lhe perguntar se por acaso não tinha alguma coisa para me dizer sobre o facto de uma profissional da minha estirpe estar a ser vítima de um processo disciplinar.

O senhor presidente baixou os olhos... incapaz de olhaar cara a cara a minha cara?... fez-se um prolongado silêncio... levanta lentamente a cabeça e diz-me "Sabes? Todos nós estávamos convencidos que a ameaça não se iria concretizar... mas a cena foi em público... " 

Foi aqui que acordei agoniada... sem tempo até de lhe retorquir "Ah! Ok! Muito bem... então eu estou com um processo disciplinar já que a senhora directora perdeu as estribeiras em público no preciso momento em que me ameaçou alto e bom som, leia-se berrou... "

Confesso que acordei em grande agitação sem saber muito bem se isto tinha sido real ou imaginário... se o candeeiro de tecto do meu quarto seria uma nave espacial e se eu corria o risco de ser raptada para um planeta distante por não ter mesmo lugar neste...

 Ai cum catano! 

A Palavra a Cristina Mota - Missão Escola Pública

 


A Palavra a Cristina Mota - Missão Escola Pública

Grata por todo o empenho e desgaste.

Subscrevo tudo.

quinta-feira, 18 de abril de 2024

A Palavra à Missão Escola Pública - Cristina Mota


A Palavra à Missão Escola Pública - Cristina Mota

Orgulho é o que eu sinto pelo vosso incansável trabalho!

Obrigada!

Gratidão - Alunos - "Só quero ver o jardim todo a florir."

Eu - Homenagem ao Mestre Costa Carvalho
Fotografia de Aluno Meu

Gratidão - Alunos - "Só quero ver o jardim todo a florir."

A todos os meus alunos, que o foram há poucos ou muitos anos, mas tantos anos que já tive o gosto e o prazer de ter os seus filhos nas minhas salas de aula, Alunos a quem sempre chamei os Meus Alunos Netos, agradeço um percurso de Escola que foi, segundo o meu prisma e sem falsas modéstias, tão gratificante e trabalhoso quanto eu consegui, a cada momento desta minha vida em grande parte dedicada de alma e coração aos Meus Alunos e à Escola Pública, que eu imaginei sempre escrita com letra maiúscula, povoada de Gente com letra maiúscula.

A escola hoje não é isto. Tornou-se um lugar de tirania mais ou menos disfarçada de democracia, um lugar tóxico, povoada de muitas situações impróprias para consumo, pelo menos para mim que jamais transporei as linhas vermelhas que para mim tracei ao longo de uma vida que já se dirige, a passos largos, para os setenta anos de idade. 

Esta fotografia chegou-me hoje, tirada por um Aluno Meu de há muitos anos atrás, que me reporta a uma Escola Humanista e Democrática, em tempos de Magalhães.

Não aguento a escola de hoje, escrita com letra muito minúscula, onde me querem obrigar a ficar diluída, violentada, humilhada, condenada, suspensa, amesquinhada, sem respostas... coisa que nem a um cão se faz, quanto mais a uma Professora que deu sempre tudo o que tinha para dar, dentro e fora das salas de aula, ao ponto de escutar a minha filha adolescente "Mãe, leva o colchão para a escola!"

Em dias de chumbo, como os que agora vivo, com um processo disciplinar às costas, uma condenação suspensa por 22 meses... seria o tempo da anterior legislatura?... e um recurso para o senhor ministro da Educação que, por agora, felizmente mudou, mas que ainda não obteve resposta, com uma queixa pendente sobre mim para o Ministério Público por parte da inspecção e com a concordância da senhora directora do Agrupamento Teixeira de Pascoaes... ai dr. Joaquim!!!... o que mais me passa pela cabeça é abandonar uma profissão que já foi a Minha Profissão mas que já não o é mais. Não assim.

E em dias de chumbo, como os que agora vivo eis que me chega esta fotografia, tirada por um Aluno Meu acompanhada por uma frase muito importante para mim:

"Só quero ver o jardim todo a florir."

Grata, Aluno meu! Grata Alunos Meus! Estarei sempre aqui para ti, para vós, enquanto os meus pés pisarem estas calçadas que calcorreio desde criança, até com os meus pés descalços.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.