sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Prémio Nobel



Prémio Nobel

A cadeira ficou vazia, mas o nosso coração está cheio e está com ele.
O discurso dele está aqui. E está carregadinho de perdão e esperança. Uma lição para os políticos chineses. E não só.
Malditos políticos! Cá e lá e por todo o lado!

"Eu não tenho inimigos, nem odeio ninguém. Nem os polícias que me vigiaram, prenderam e me interrogaram, nem os advogados que me processaram, nem os juízes que me condenaram, são meus inimigos. Embora eu não possa aceitar a vigilância, prisão, processos ou condenação, respeito as suas profissões e as suas personalidades. O ódio corrói a consciência e sabedoria das pessoas; a mentalidade de hostilidade pode envenenar o espírito de uma nação, incitar a uma vida violenta e a conflitos de morte, destrói a tolerância e humanidade de uma sociedade, e bloqueia o progresso de uma nação na senda da liberdade e democracia.
Contudo, eu tenho esperança de conseguir transcender as minhas vicissitudes pessoais na compreensão do desenvolvimento do estado e de mudanças na sociedade, e de denunciar a hostilidade do regime com a melhor das intenções, e de acabar com o ódio através do amor..
Eu não me sinto culpado por seguir os meus direitos constitucionais e o direito de liberdade de expressão, e por exercer em pleno a minha responsabilidade social como cidadão chinês. Mesmo que esteja acusado por causa disso, não tenho queixas.
A reforma política da China deve ser gradual, pacífica, ordenada e controlável, e deve ser interactiva, desde cima a baixo e de baixo a cima. Desta forma terá o custo mais baixo e conduzirá aos resultados mais eficazes. Eu conheço os princípios básicos das mudanças políticas, e que mudanças sociais controladas e feitas de forma ordeira são melhores que aquelas que são feitas de forma caótica e sem qualquer controle. Por isso oponho-me a sistemas de governo que sejam ditaduras ou monopólios. Isto não é incitar à subversão do poder do Estado. Oposição não é equivalente a subversão."

Liu Xiaobo - Nobel da Paz 2010

4 comentários:

www.angeloochoa.net disse...

A grande China, que prende seus pacíficos profetas, é a mesma que mata em pena de morte e persegue quem na net discorde dos «senhores». É essa China que nomeia vice-reitor de seminário católico bufo controlador. Mas o prémio nobel da paz tão odiado de pc pês e outros pc's apela a amor que só amor desarma ódio. Lição que vem desde Gandi.
Beijinhos, Anabela.
E esperemos.

Anabela Magalhães disse...

A grande China é um perigo em si mesma. Mas nada dura para sempre e nada é eterno, nem países, nem impérios, nem homens. Algo se vai passar a seguir. É sempre assim, Ângelo!
Beijinhos Grandes!
E esperemos.

Em@ disse...

Não tive tempo de postar ainda hoje. Posso reblogar o cartaz e o discurso?
Quanto ao momento, realcemos esta vergonha , mas não nos esqueçamos da vergonha de todos os outros países que se portam assim na mesma linha da China, às claras ou às escondidas. Não nos esqueçamos de Guantamano, também.
eu sei que tu não esqueces. beijo

Anabela Magalhães disse...

Mas é claro, Em@! Leva tudo e amplia a vergonha. Já viste a lista dos ausentes? Tudo boa gente.
Admirada fiquei eu com o Ramos Horta... ouvi-o a justificar a sua ausência ou a de um representante que fosse... que asco, Em@! Que asco. O poder da China é assustador.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.