quarta-feira, 25 de maio de 2011

E Agora Algo Realmente Bom


Beijos - Afectos - Alunas do CEF de Pastelaria/Panificação
Fotografias de Susana


E Agora Algo Realmente Bom

As fotografias que ilustram este post foram tiradas na sexta-feira passada, aquando da minha chegada à Escola. A minha chegada à Escola é digna de ser filmada, quiçá para constituir evidência para a minha avaliação... eheheh... porque a relação que se estabelece com estes miúdos e miúdas dos CEF, quando funciona para bem, é fonte de muito aconchego mútuo e de muitos afectos trocados entre o corpo docente que lhes tocou na rifa e estes meninos e meninas.
Ora é o meu caso e eles lá me esperam na entrada da escola ou mesmo no portão... não vá eu fugir... e parecem um bando de pardais à solta...
Foi assim todo o santo ano lectivo, "agravou-se agora neste final de ano - "Ó storinha, ó storinha!" e isto e aquilo, que as dúvidas são muitas... agora que estão a saltar da Escola para fora, agora que eles estão a saltar do Ninho para fora.
É certo, a minha Escola é um Ninho para muitos deles. É igualmente certo que a minha Escola sempre foi assim. Foi assim que a senti enquanto aluna, foi assim que a senti, sempre, enquanto professora, ninho de tantas e tantas almas. Foi, até hoje, a única Escola onde presenciei alunos em vales de lágrimas porque o fim do ano está próximo e eles terão de nos dizer adeus. Confesso que, depois do desterro de quatro ou cinco anos na ESA, é bom ter anos terminais e assistir às lágrimas que correm fluídas, ou que se guardam, com esforço, em olhos cheios e marejados delas.
Hoje decorreu na minha Escola a "Feira dos Afectos" e eu trouxe para casa um bolo que os meus alunos de 8º ano me asseguraram ser do Amor e que vem recheado com frases sobre o amor e a amizade e é por estas e por outras que, grande parte do corpo docente da EB 2/3, anda derreado de trabalho, a bem dizer roto, mas com o brilho nos olhos de quem se sabe vivo.
Hoje foi bom reencontrar os alunos da minha direcção de turma e vê-los entusiasmados e sorridentes, felizes mesmo, por estarem já a frequentar estágios que iniciaram na segunda-feira passada.
"Trabalhámos muito, professora, mas está a ser muito bom e estamos a aprender!"
Ora assim é que é, minha gente! Já sabeis que é tal e qual esta professora vos diz - Sem trabalho, nada feito! E não vale seguir os péssimos exemplos que nos chegam daqui e dali porque são doentios para a vida.
Aqui vos deixo os beijinhos depositados com carinho na pele de duas de vós. São as duas especiais, tal como todos os outros, de resto, porque todos eles têm uma particularidade que os distingue dos demais. Uma é especial porque é especial... ehehehe... e disse-me logo que não lavaria a cara durante todo o dia para guardar o meu beijo, tão importante era/é para ela. A outra é especial porque já fui professora do seu pai e da sua mãe e tive a sorte de lhe poder chegar por aí... olha que... eheheh... está agora bem mais calma...
Hoje partilho estes beijos com todos os meus alunos do curso de Pastelaria/Panificação. Com todos os meus ex-alunos também, agora que nos encontramos a cada passo no face... onde recebo novas da França, da Suíça e do que calha que eles já me andam espalhados pelo mundo e oferecem-me casas aqui e ali...
Quanto aos meus, deste ano... sabeis que vos noto mais crescidos?

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.