quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Serviço Público de Explicações

Outono no Tâmega - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Serviço Público de Explicações

Antigamente, quando iniciei o meu trabalho como docente, o meu trabalho na Escola findava com a leccionação das aulas e as poucas reuniões que se iam fazendo ao longo de um ano lectivo. Neste tempo não existiam ainda departamentos e as reuniões realizadas eram as de grupo e as de avaliação e ponto final. Por norma, o meu contacto com os alunos esgotava-se na Escola, salvo uma ou outra combinação de visita de estudo ou até mesmo de mero convívio entre nós... jamais esquecerei a vinda de quase todos os meus alunos da Turma do 10º E, no longínquo ano de 1993, vindos da Secundária do Marco de Canaveses propositadamente para passarem uma tarde de Verão com esta professora, à data ainda a parecer novinha... saudadinhas...
Entretanto, a tecnologia foi-se desenvolvendo e aperfeiçoando, a Internet surgiu a todo o vapor e eis que algures no tempo passado surgiu o Messenger, mais concretamente em 2005, que chegou a ser usado por mais de 230 milhões de pessoas em todo o mundo e que hoje em dia está em vias de extinção, incorporado já no Skype.
Usei muito o Messenger com os meus alunos na ESA, os que apanhei na segunda metade da primeira década do século XXI, não só para nos aproximarmos falando de problemas ou até de gostos e de trivialidades, mas essencialmente usando esta possibilidade de conversa on-line, imediata e instantânea, para o esclarecimento de dúvidas sobre a matéria leccionada nas aulas de História.
Hoje em dia uso o Facebook, destronado que está o anterior Messenger, e os alunos sabem, porque eu me encarrego de lhes martelar todos os anos!, que podem contar comigo para o esclarecimento de qualquer dúvida surgida durante o seu estudo, especialmente durante a preparação que fazem para os testes de avaliação. Durante estes dias que antecedem a realização dos testes tenho o cuidado de me manter o mais possível por aqui, bolinha verdinha acessa no Face, para que o esclarecimento se possa fazer à medida que as dúvidas vão surgindo, sanando-as de imediato. Este meu trabalho de explicações, é gratuito, esclareço-os sempre dizendo para usarem e abusarem... mas eles não o fazem, usam-no com moderação, usado, sempre, infelizmente quase em exclusivo, pelos melhores alunos espalhados pelas várias turmas.
Estou agora num desses períodos de trabalho acrescido...

Nota 1 - É claro que o serviço público de explicações se estende, de quando em vez, a alunos que nem são meus, nem eu conheço de lado nenhum, e que entram em contacto comigo via e-mail que é outra forma de chegar a mim para o esclarecimento de dúvidas pontuais.

Nota 2 - Ainda agora me ri... este post já foi entrecortado por um brevíssimo esclarecimento... graças a deus, né? que este serviço público vai conhecendo algum pouco êxito...

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado pelo seu tempo. Amanha farei a minha ultima revisão para o teste e se encontrar alguma duvida pergunta-lo-ei.
E mais uma vez obrigado por gostar tanto de nós e por estar sempre disponível.

Anabela Magalhães disse...

De nada, Diogo! "Gasto" o meu tempo como entendo e o tempo chega-me para tanto!!!! Estico-o... eheheh...
E sim, não duvides, gosto mesmo de vós!
Beijo grande e se precisares de alguma coisa sabes bem onde me encontrar...

Anónimo disse...

Mais uma vez, um muito obrigado..

Anabela Magalhães disse...

Xi-Coração!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.