Auto-Retrato - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
É uma canção maravilhosa e dela já foram feitas inúmeras versões que renovam constantemente a genialidade da coisa.
Nos dias que correm, valham-nos os artistas e as artes, diversas, criativas, coloridas, geniais mesmo, por vezes!, para nos manterem crentes nesta humanidade que range os ossos por todos os lados e até deixa apodrecer algumas/muitas das suas carnes.
Algures, pairando por cima do arco-íris, sei que há Ministros da Educação que respeitam os seus trabalhadores docentes e não dão este sinal profundamente errado a toda uma sociedade e que se traduz em:
Ponto um - Um país ainda com uma taxa de analfabetismo e iliteracia escandalosas pode dar-se ao luxo de prescindir dos seus Professores.
Ponto dois - Um Professor, seja ele o que for - bom, mau, excelente, medíocre ou excepcional - é um alvo a abater.
Ponto três - Um Professor tem um preço... e o seu preço está pelas ruas da amargura.
Ponto quatro - Um Professor tem de estar amestrado e dominado pelo poder político e não pode fazer ondas, nem sequer ondinhas!, que perturbem o andamento desastroso das carruagens loucas.
Volto a repetir - Nos dias que correm, valham-nos os artistas e as artes, diversas, criativas, coloridas, geniais mesmo, por vezes!, para nos manterem crentes nesta humanidade que range os ossos por todos os lados e até deixa apodrecer algumas/muitas das suas carnes.
E valham-nos os aristas. Como esta Gin Wigmore.
Nota - Ser Professor(a), nos dias de hoje, em Portugal, está a revelar-se uma tarefa verdadeiramente deprimente e profundamente masoquista devido à desconsideração, desrespeito, menorização e enxovalho constantes por parte da tutela. Assim me sinto. Profundamente desconsiderada, desrespeitada, menorizada, enxovalhada por um Crato que não é Prior, e que parece mandatado para implodir a Escola Pública.
Só lhe falta mais ou menos um ano... parece pouco, mas é o tempo suficiente para provocar estragos do arco da velha. Sei que assistiremos a esta degradação que se quer e que é programática e intencional.
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