segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Regresso às Aulas

Profes/Alunos - Uma relação para a Vida
Fotografias sei lá eu de quem...

Regresso às Aulas

Hoje é dia de regresso às aulas para milhares de professores e alunos deste país. É, por isso, um dia feliz, desejavelmente feliz, para milhares de pessoas ligadas ao Ensino e que desempenham as suas funções, espero, com paixão, pelo menos com alguma paixão, preferencialmente com resmas de paixão. E, no entanto, sei que estou a ser poética...

Nos últimos anos a comunidade educativa foi cilindrada com mudanças em catadupa, algumas introduzidas à força, muitas à martelada. Muitos docentes não aguentaram a pressão e, estafados, exauridos, furibundos com o desrespeito e com as humilhações constantes, a cada dia mais maquiavélicas, retiraram-se para o sossego dos seus lares ou de outras ocupações bem menos desgastantes da alma. Continuo a vê-los por aqui, felizes, aliviados da pressão de ritmos avassaladores, de uma crescente burocracia, de uma crescente burrocracia será até mais ajuizado escrever.

Para quem se mantém no activo e tem na sua bagagem resiliência sem fim, hoje é o feliz dia dos reencontros com os colegas... e, muito especialmente, hoje é o muito feliz dia dos reencontros com os Alunos, personagens maiores da nossa história colectiva. Nós, sem eles, somos nada, profissionalmente falando.
Para quem se mantém no activo resignado, furioso, desgastado, stressado, vítima de uma luta diária e muitas vezes inglória, só posso desejar dias melhores, só posso desejar dias mais suaves e calmos...

Aqui deixo, pois, votos de excelente regresso às aulas para todos os Professores, Alunos e restante Comunidade Educativa Portuguesa. Em nós, também reside o futuro desta Nação.
E, já agora, deixo um desejo deveras desejado - que o novo Ministro da Educação seja ponderado e respeitador dos interesses superiores desta comunidade e que lhe seja permito e possível encontrar as melhores decisões.

4 comentários:

Avó Pirueta disse...

Anabela, é um bálsamo ler, sentir o teu entusiasmo. Tenho a certeza de que Alunos teus nunca vão fingir que não te vêem quando passas na rua. Infelizmente, a parte negativa que referes é mesmo muito má, mas quando temos esta paixão pela Escola, sei de experiência própria, consegue-se milagres. Desejo de todo o coração que continues a ser uma força inspiradora que levante ânimos e alimente sorrisos. Bem Hajas!
Avó Pirueta

Anabela Magalhães disse...

Carmito do meu Coração, quão grata fico com o teu carinho! Tu sabes! Tu que és um bálsamo para a alma!
Pudera eu inspirar alguém... que felicidade... de resto, cá continuo, tenaz, osso muito duro de roer, sem contemplações para o infame. Tu sabes!
Votos de excelente 2016, Maria do Carmo... um dia destes ainda nos vamos encontrar...
Beijo enorme.

Raul Martins disse...

As cores e os sorrisos dos que dão alma a estas fotografias diz tudo. E ainda bem! Que eles sejam prenúncio desses dias melhores, mais calmos e suaves de que falas e que todos desejamos.
E que alegria ver a Avó Pirueta por aqui no cantinho-coração-albergue do teu blogue. Beijinho para as duas.

Anabela Magalhães disse...

Ora viva, Raul do Sorriso Africano! Estava eu a responder à Avó pirueta e a lembrar-me de ti e dos tempos primordiais deste blogue. Que bem acompanhada permaneço! Beijo enorme!
Bom regresso!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.