terça-feira, 6 de setembro de 2016

Novas do Verão Amarantino - E Preocupações Minhas

Verão Obsceno - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Novas do Verão Amarantino - E Preocupações Minhas

Amarante fica para aqui num fundão. Bem sei que a meio do vale corre um rio mas a verdade é que este já foi corredio e livre coisa que hoje não é. Por conseguinte, tenho a certeza, a temperatura da água do rio é hoje bem mais elevada do que foi no passado anterior à barragem do Torrão que contribui fortemente para nos torrar a vida, neste e noutros aspectos. Ora, por esta via, a temperatura de Amarante poderá estar aumentada, certo?
Por outro lado, Amarante está cheia de granito, um herdado do passado mais ou menos longínquo, outro herdado de um passado bem recente, caso das eiras com que fomos brindados aqui pelo centro histórico e que se situam no Largo de S. Gonçalo e, ainda mais recentemente, como se aquela não bastasse, tivemos o brinde da eira do antigo Largo de S. Pedro, agora transformado em Largo Muito Mais do que Medonho.
Não sei se esta temperatura registada hoje no meu carro, e nunca antes por aqui registada, que eu me tenha apercebido...  e o meu carro também!, não terá também a ver com estas brincadeiras de intervenções que se têm feito aqui pelas redondezas e pelo pelo centro histórico de Amarante, este último forrado, literalmente, a granito numa atitude que eu classifico de novo riquismo ou de pato bravo e que é comum a autarcas do PS e do PSD.
Ora, estas minhas preocupações fazem-me levantar algumas interrogações.. poucas, diga-se de passagem! e que são estas
- Por aqui já ouviram falar de aquecimento global?
- Acaso pensarão que as asneiras amarantinas não são somadas e cumulativas às asneiras regionais, nacionais, continentais, mundiais?

Nota - Sim, bem sei, estamos a receber uma onda de calor provinda do meu querido Sahara. Mas, mesmo assim! estou preocupada com isto.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.