Ontem o Alexandre Henriques, dono do blogue ComRegras, publicou o 2.º Estudo Sobre Indisciplina em Portugal Com Dados das Escolas. Os dados deste importantíssimo estudo podem ser consultados aqui. Olhem para eles. Analisem os dados. E vejam como a indisciplina está a aumentar.
Um ano após a publicação do 1.º estudo sobre indisciplina em Portugal, igualmente da autoria do Alexandre Henriques, não posso deixar de registar a inércia da tutela perante este problema que mina tantas e tantas aulas neste país e que é o responsável por tanto desespero sentido pelos professores e que conduz, inúmeras vezes, à ruptura e à doença do foro psicológico ou mesmo psiquiátrico.
Hoje partilho parte de um post surripiado ao Alexandre Henriques, do blogue ComRegras que nos dá conta dos ecos saídos hoje na imprensa nacional do seu estudo sobre indisciplina nas escolas. E agradeço-lhe, publicamente, o gigantesco trabalho manifestando o meu orgulho por também pertencer a esta casa ComRegras.
Quanto ao ministério da Educação... é caso para perguntar "Onde está?" Encerrou para balanço?
Mais de 11 mil expulsões da sala de aula apenas em 47 agrupamentos
(Expresso)
Alexandre Henriques lamenta a forma “negligente” como se lida com a indisciplina e violência escolar e que considera “potenciadora do seu agravamento”. O problema começa logo na inexistência de uma recolha sistemática e uniforme dos registos disciplinares nas escolas e que deveriam ser transmitidos ao Ministério da Educação. Neste momento, a única ‘ocorrência’ que tem obrigatoriamente de ser comunicada pelas escolas ao Ministério prende-se com comportamentos mais graves e que são punidos com a transferência de escola (dados em baixo).
Indisciplina está a aumentar nas escolas
(JN)
Alexandre Henriques, autor do inquérito, revelado esta segunda-feira, garante que estes dados “são a ponta do icebergue”, e que esta é uma realidade a crescer. “Se extrapolássemos para a totalidade dos agrupamentos, as participações chegariam a 206.055″, afirma. No ano passado, o levantamento contou com 38 agrupamentos e quando se fez esta extrapolação, as queixas ficavam nas 200 mil”, garante.
Indisciplina na escola. Mais de 206 mil participações disciplinares num ano
(LUSA por DN)
“Não podemos olhar para estes números e pensar que se trata de um caso isolado”, alerta Alexandre Henriques, avisando que as escolas e os seus docentes e não docentes “precisam de ajuda”.Para o autor do estudo, é “urgente reconhecer o problema, conhecê-lo por diferentes perspetivas e depois intervir de forma coletiva”, porque, argumenta, a tutela e as escolas têm mecanismos que permitem conhecer a dimensão e tipologia de indisciplina em contexto de sala de aula. “Basta apenas dar esse passo”, sugere.
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