segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Eliminar Papel, Melhorar o Ambiente e Melhorar a Saúde dos Meus Alunos

Portefólios de História - E. B. 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Eliminar Papel, Melhorar o Ambiente e Melhorar a Saúde dos Meus Alunos

Enumerei, no título deste post, três grandes objectivos para este ano lectivo que decorrem da minha actividade docente e da reciclagem e adaptação permanente que todo o professor deve fazer ao longo da sua carreira profissional.
Curiosamente relembrei-me de imediato de uma outra arrumação, drástica, em que encostei às boxes acetatos maravilhosos que já não usava desde que comecei a utilizar as minhas apresentações em PowerPoint nas aulas, no longínquo ano de 2005/2006, depois de ter passado parte do Verão a virar esta ferramenta do avesso. Os alunos, que nesse ano frequentavam as minhas turmas de sétimo ano, foram as minhas cobaias experimentando os PPT ao vivo e a cores. E gostaram da experiência. E depois pediram-me que os partilhasse para que eles os pudessem consultar e daí nasceram as minhas páginas de recursos onde está alojado grande parte do meu trabalho ao longo de mais de uma década já que, eu, permanente insatisfeita, reciclo amiúde o trabalho que anteriormente dei por concluído e terminado.
Depois foi tempo de criar um manual on-line, em forma de blogue, e nasceu o História 3.º Ciclo, no ano de 2011 que já sofreu alterações devido à introdução das metas curriculares no tempo do ministro Nuno Crato. Pelo meio foram surgindo projectos vários, entre os quais o História em Movimento, o Clube História em Movimento e o blogue homónimo que deles decorre.
E eis que chego ao ano passado, ano em que pela primeira vez utilizei aplicações em contexto de sala de aula. Os alunos entraram-me literalmente a correr sala adentro, incapazes de esconder o entusiasmo perante uma aula de revisões e de preparação para o teste de avaliação que foi diferente e em que utilizei o Kahoot.
Entretanto fui para Florença durante uma semana, no âmbito de um Erasmus+ para professores e frequentei, no início de Agosto, uma formação em abordámos e explorámos inúmeras aplicações, as famosas APP, neste caso com aplicação em Educação, que nos ajudam a desmaterializar livros, cadernos, portefólios, testes, trabalhos de casa... e que muito contribuirão para a eliminação de resmas de papel gasto aos molhos todos os anos. Pelo caminho contribuiremos ainda para a melhoria do planeta... ai árvores, árvores!... e sei que contribuirei para a saúde dos meus alunos, poupando-lhes as costas do inacreditável peso que, dia após dia, transportam nas suas mochilas que lhes vergam as costas debaixo de pesos obscenos.
Mas, confesso, tal como tive saudades dos meus acetatos, também vou ter saudades dos portefólios físicos dos meus alunos...
C' est la vie...também não habito numa gruta, numa tenda ou num abrigo, nem tão pouco ando para aqui a produzir fogo chocando duas pedras entre si.
Certo?

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.