sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Amarantinos Identificados


Amarantinos Identificados

Na Escola Primária de S. Pedro funcionavam as quatro classes que eram leccionadas, à data, pelos professores primários Pinheiro, Pereira (de Padronelo), Diniz e Vieira. Pelo que o meu pai me conta, a escola de S. Pedro também era frequentada por raparigas cujo recreio ficava situado na parte de trás da escola... de notar que eu ainda sou do tempo dos recreios separados por géneros, géneros estes que só se misturaram depois do 25 de Abril de 1974.
Esta rapaziada, fotografada no ano lectivo de 1940-1941, decorria a 2.ª Guerra Mundial, estava aqui em formação para a fotografia no recreio que era dela e, por detrás da lente da máquina que registou esta fotografia para sempre, está, por certo, o pai do futuro fotógrafo Eduardo Teixeira Pinto, aqui ainda muito criança, integrando a formação de figurantes.
No Largo de S. Pedro vê-se o telhado de uma cabine de electricidade que foi posteriormente demolida  e desmantelada e cujo equipamento haveria de ser embutido no interior do muro onde está o fontanário e onde permanece até aos dias de hoje.
Hoje partilho os miúdos que já foram identificados, agradecendo a todos quantos já colaboraram para que esta identificação fosse possível a cerca de 40 anos de distância.
E foi o que se conseguiu arranjar até agora. Mas, asseguro-vos, não ficaremos por aqui!

Nota 1 - Peço desde já desculpa pelos alcunhos...mas os mais antigos amarantinos, o meu pai por exemplo, falam escrevem assim: ai este é o não sei quantos Piça Negra, este é o não sei quantos Rei Preto, este é o não sei quantos Giga Mamas, aquele é o não sei quantos Pé Ôco, aquele pertence aos Escaravelhos, mais a não sei quantas que pertence às Garridas...  funcionando estes alcunhos como identificadores de famílias inteiras, o que não deixa de ser engraçado face aos nomes, alguns bem poderosos e obscenos, que se arrastam de geração em geração e que podem nem ser do agrado dos visados. Um dia escreverei sobre esta característica bem amarantina já que o meu pai compilou uma lista com centenas de alcunhos em uso nesta nossa Amarante bem-amada.
Nota 2 - Cliquem sobre as fotografias para terem acesso à sua totalidade. E se quiserem e puderem ajudar... todas as contribuições serão bem-vindas!

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu também entrei para a escola do Conde Ferreira(Rua da Cadeia-Largo de S. Pedro), em outubro de 1947, tinha feito sete anos em 2 de Setembro. Fui aluno de Sr. Diniz( Pai do meu condÍscipulo Diniz), do Sr Vieira e D. Rosa Fonseca, esposa do Sr Moura Bastos(Finanças).Tinha aulas de segunda a sábado de manhã. Na sala de aulas, os alunos eram assim dispostos; primeira classe à frente, depois os da segunda, em seguida os da terceira e no fundo os da quarta, já matulões, como o Moura que morava na Rampa Alta que já tinha 14 anos.
No ano seguinte, toda A ESCOLA foi transferida para o Campo da Feira(Largo Sertório de Carvalho), para a Escola nova.
alcídio marinho

Anabela Magalhães disse...

Grata pelas informações que aqui deixou,sr Alcídio Marinho!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.