quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Oficina de Arqueologia Experimental do Paleolítico

Oficina de Arqueologia Experimental do Paleolítico - E. B. 2/3
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Oficina de Arqueologia Experimental do Paleolítico

É uma actividade que o grupo de História cumpre anualmente, em colaboração com os arqueólogos do Parque Arqueológico do Côa e que é do especial agrado de todos os alunos.
Inscrita no Plano Anual de Actividades, aconteceu na passada sexta-feira e dela beneficiaram todos os alunos do 7.º ano de escolaridade que puderam estar presentes.
Aproveito para recuperar o texto que escrevi em 4 de Dezembro de 2015, aquando da realização das referidas Oficinas do Paleolítico ao qual apenas faço uma alteração: onde se lê arqueólogo dr. Jorge Sampaio deve ler-se arqueóloga dr.ª Carla Magalhães, a quem agradeço desde já a simpatia e profissionalismo demonstrado ao longo de uma aula diferente que é sempre tão do agrado dos alunos.

"A viagem levou-nos à fase final do Paleolítico Superior para acompanharmos a luta pela sobrevivência de um pequeno grupo de caçadores-recolectores. E a recriação desta história desenrolou-se à volta da fundamental arte da caça e da realização das armas necessárias para esta perigosa actividade, nomeadamente de uma azagaia que exigia o talhamento do quartzito e do quartzo, os tipos de rocha de longe mais utilizados pelas populações ancestrais que um dia habitaram a região do Côa, mas de propriedades não tão espectaculares como o magnífico sílex, de dureza, durabilidade e eficácia incomparavelmente superiores e que também foi utilizado, muito embora só marginalmente pelas populações do Côa, já que apenas cerca de 1% dos instrumentos líticos aí encontrados são em sílex; exigia também o afeiçoamento de um pau comprido e fino que servisse de suporte à ponta de lança e ainda a feitura de corda a partir de crinas de cavalos, de tendões ou de peles de animais, de raízes, de cascas de árvore, de tripas de animais e que, por incrível que pareça, davam cordas super resistentes testadas com toda a força pelos alunos; e passámos à feitura da cola a partir de uma mistura de resina e hematite triturada que, sob acção do fogo, misturaram-se e deram origem a uma supercola muito ecológica e reversível, para além de muito eficaz. Por fim, a azagaia necessitava apenas dos estabilizadores, penas de pássaros, pois então!, que permitiam à arma planar em linha recta, eficazmente em direcção ao alvo.
Sempre guiados pela mão do nosso magnífico cicerone, o arqueólogo dr. Jorge Sampaio, foi tempo de passarmos ao fabrico do fogo através dos dois métodos usados em tempos paleolíticos - por choque ou percussão de duas pedras e ainda por fricção, usando dois pedaços de madeira de diferentes durezas, a mais macia a que fica fixa e a mais dura a que gira rapidamente sobre a outra - e de falarmos do uso do fogo em fogueiras, nalguns casos enormes, de dois ou três metros de diâmetro, que serviam de grelhadores gigantes. Entretanto os alunos olhavam espantados para a água a ferver à conta de pedras muito quentes deitadas dentro da água guardada numa "panela" de pele... sim, era possível fazer um chá paleolítico... quem diria!"

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.