terça-feira, 4 de setembro de 2018

A Importância da Sala de História da/na E. B. 2/3 de Amarante - A Importância da Cor


Sala de História da E. B. 2/3 de Amarante - Depois e Antes
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

A Importância da Sala de História da E. B. 2/3 de Amarante - A Importância da Cor

Começo este post por assinalar a importância da excelente arquitectura da E. B. 2/3 de Amarante para o bem-estar de toda a comunidade educativa, alguma que por lá passa, outra que por lá permanece e que é composta por alunos, professores, assistentes operacionais, pessoal administrativo... (será que agora deveria enquadrar aqui os professores?) - pais e encarregados de educação com ligações diversas aos nossos alunos.
A Escola, construída no longínquo ano de 1978, possui uma traça moderna, escorreita e racional, os pavilhões das salas de aula possuem um pátio central com dois jardins e praticamente todas as salas de aula estão dotadas, no seu interior, de um grande canteiro, que, arranjado e cuidado, torna o nosso espaço sala de aula bastante agradável.
Se neste aspecto a Escola está bem, há outros em que a Escola está bem mal e que urge alterar. Por exemplo, as salas de aula não podem continuar a ser autênticas catacumbas escuríssimas e deprimentes, tal e qual como quando nasceram, nestes 40 anos permanecendo imutáveis, ou melhor, degradando-se ano após ano porque o ME nunca fez obras de vulto num espaço que um dia destes talvez passe para a autarquia, qual presente envenenado onde é urgente retirar as coberturas de amianto e colocar novas coberturas, substituir caixilharia que deverá ter vidros com corte térmico, refazer rede de águas e esgotos, refazer toda a parte eléctrica, substituir um chão feito de quadrados autónomos colados... já se vê que, passados 40 anos, a manutenção do chão é uma canseira... e, para terminar o lote das intervenções necessárias, é mesmo preciso e urgente alterar as cores existentes nas salas de aula e que as transformam em autênticas cavernas, ou catacumbas, de quase negras que são.
Toda a gente sabe que as cores transmitem-nos emoções e influenciam-nos, para o bem e para o mal actuando sobre os nossos sentimentos e humor. Se o branco e o verde são cores geradoras de bem-estar, são relaxantes, repousantes, acolhedoras, neutras, ampliadoras do espaço e convidam ao equilíbrio, à estabilidade, à interacção, transmitindo-nos tranquilidade e paz tão propícias à concentração e à aprendizagem, as cores muito escuras diminuem os espaços, são opressivas e densas, e, se usadas em contexto de sala de aula, têm o efeito precisamente inverso podendo aumentar até os níveis de stresse. O verde, pelo contrário, pode ainda associar-se a vitalidade, harmonia, liberdade, esperança, saúde e, claro está, remete-nos de imediato para a Natureza e o Ambiente que devem ser cuidados e preservados por cada um de nós.

Está redondamente enganado quem pensa que esta propriedade da luz chamada cor, dentro da arquitectura ou de outra área qualquer, é um elemento de somenos importância. Neste caso, as cores branca e verde, utilizadas em ambiente escolar, mais concretamente em contexto de sala de aula, favorecem o processo de ensino-aprendizagem influenciando positivamente as aprendizagens e o equilíbrio de cada um de nós.
Ora, é esta teoria e prática que vou testar, já este ano lectivo, na Sala de História do 3.º Ciclo, agora completamente remodelada, da E.B 2/3 de Amarante.

E sim, ao terceiro dia, a minha Sala de História ressuscitou dos mortos. Apenas porque eu detesto coisas interrompidas.

Et voilá, não é que a Sala de História ressuscitou com um certo ar provençal?!

4 comentários:

Arq. Luiz Crespo de Carvalho disse...

sim senhora professora, os meus sinceros parabéns pois acho, e já achava, a iniciativa de uma mais-valia de enaltecer...

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada pelas tuas palavras de apoio, Luiz! São importantes.
Bj e voto de bom ano lectivo.

Unknown disse...

Não a conheço pessoalmente, mas já ouvi falar muito bem da colega, permita-me que assim a trate. Também sou professora de História e já utilizei, várias vezes, os seus powerpoints nas minhas aulas. Obrigada por permitir que colegas, tal como eu, possamos ter acesso ao seu trabalho exemplar. Um bom ano letivo, Helena Jorge.

Anabela Magalhães disse...

Viva, Helena Jorge!
Em primeiro lugar tenho de te agradecer as carinhosas palavras que aqui me deixas e que me servem de incentivo a um trabalho de mais de uma década. E ainda bem que contactaste com quem de mim gosta... eheheh...
Depois, trata-me por tu que eu não sou dada a muitos floreados. Se precisares de alguma coisa, avisa. No que eu puder ajudar...
Já "encontraste" o meu blogue de História?
Beijinhos e votos de excelente trabalho.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.